Está aqui

Revista Vírus: segunda edição disponível na net

O segundo número da nova série da revista Vírus está pela primeira vez disponível para leitores de ebook (nos formatos epub e mobi), para além da versão em pdf e leitura na página da revista na internet. No editorial, Fernando Rosas apresenta esta edição, que conta com uma entrevista a Alexis Tsipras e o dossier "O Socialismo Por Que Lutamos".
Capa da revista Vírus nº 2

EDITORIAL DE FERNANDO ROSAS

O número 2 da VÍRUS respira o ar do tempo que vivemos em Portugal e na Europa. Reflete sobre os desafios políticos e ideológicos que nos coloca o presente, procura intervir sobre eles e pretende contribuir para adubar o futuro, num espírito de debate e interação com todas e todos os que se cruzam e encontram neste caminho.

Depois de no número 1 termos discutido o que seria Esta Direita Que Combatemos, o Dossiê da presente edição debruça-se sobre O Socialismo Por Que Lutamos, não com a pretensão de apresentar qualquer tipo de receitas unívocas, mas de reunir contributos para desenhar um campo onde há vários campos e diferentes caminhos para lá chegar. Essa é a  luta emancipatória dos nossos dias. Contamos com as colaborações de Miguel Cardina e José Soeiro, de Carlos Carujo, de José Guilherme Gusmão e de Fabian Figueiredo e Bruno Góis.

Quando o povo grego está na rua a combater a troika local, a nossa Entrevista vai direita ao assunto: é com Alexis Tsipras, Secretário-Geral do Syriza. A conversa, em Atenas, foi conduzida por José Soeiro e Marisa Matias e passou em revista os grandes problemas com que hoje se debate a esquerda na Grécia.

O Ler, Ver e Ouvir abre com a recensão crítica de Luís Trindade à biografia de Filipe Meneses sobre Salazar. Também Constantino Piçarra sai a terreiro a propósito de outro livro sobre a Reforma Agrária no concelho de Avis mas que vai bem para além dele. Chamo a atenção do leitor e da leitora para a grande variedade desta secção: Júlia Garraio e Fabrice Schurmans escrevem sobre os filmes que viram, Helena Romão sobre a música que escutou e os livros e leituras suscitaram comentários a Sofia Roque, Ana Sofia Ferreira, João Madeira, Pedro Ferreira, Marco Marques e Cristina Paixão. A todas e todos agradecemos a sua excelente colaboração que nos permite uma visão crítica atualizada sobre parte da mais recente criação cultural.

A secção Pensar o Socialismo Hoje desta vez é especificamente sobre a teoria política de Žižek, que mereceu a atenção do artigo de Luís Fazenda. Em Vária reunimos uma série de contributos de relevante interesse e atualidade: Miguel Pérez fala-nos da luta dos mineiros das Astúrias e Leão, Andrea Peniche reflete sobre o tema da prostituição, Luís Bernardo sobre a auditoria ao centro do neoliberalismo, Heitor de Sousa escreve sobre o escândalo das PPP no setor rodoviário e Rui Matoso analisa a crise do pensamento crítico no campo da cultura.

Nádia Cantanhede coordenou a secção Acontece onde se reflete sobre as lutas e as mobilizações dos últimos meses e as que estão para vir. Colaborações de Isabel Pires, Marco Marques e Ricardo Martins.

Aí está o número 2 da Vírus. Precisamos que o leia, o comente, o divulgue e, sobretudo, o assine. Só com isso poderemos prosseguir. Traga um amigo e uma amiga também.

Termos relacionados Cultura
(...)