Está aqui

Revista Vírus: primeiro número já está online

O primeiro número da nova série da revista Vírus está nas livrarias desde o início do mês. A edição em pdf pode ser descarregada gratuitamente aqui.

A revista foi lançada no início de julho em Lisboa e contou com lançamento e debate no Porto e em Coimbra. O primeiro número arranca com o editorial do novo diretor, Fernando Rosas, e uma homenagem a Miguel Portas com a publicação do seu artigo "A política ou a vida", escrito logo a seguir à primeira campanha eleitoral que protagonizou pelo Bloco de Esquerda, nas europeias de 1999. O tema do dossier coloca uma questão: "O que é esta direita que combatemos?". Os artigos que lhe procuram dar resposta são a autoria de Fernando Rosas ("Uma mudança de paradigma"), Hugo Dias ("Acumulação flexível e impactos no mundo do trabalho"), António Rodrigues ("Breve história da (des)construção do Serviço Nacional de Saúde), Bruno Góis ("O capitalismo autoritário e a crise das democracias europeias") e Carlos Carujo ("Neocolonialismo do senso comum").

A revista conta também com uma entrevista ao geógrafo marxista e teórico social David Harvey e uma apresentação sobre Daniel Bensaïd na secção "Pensar o socialismo hoje". Na secção "Vária", José Soeiro escreve sobre os movimentos de indignados, Mariana Santos sobre o novo consenso europeu e Fabian Figueiredo sobre Jean-Luc Mélenchon e as presidenciais francesas.

As recensões estão reunidas na secção “Ver, Ouvir e Falar”, com Valter Hugo Mãe a escrever sobre o livro "A Dividadura" (Francisco Louçã e Mariana Mortágua, 2012), Ana Raquel Matos e Nuno Serra sobre "A Classe Média: Ascensão e Declínio" (Elísio Estanque, 2012), Sofia Roque sobre "As Palavras do Corpo", (Maria Teresa Horta, 2011), Leonor Figueiredo sobre "al Face-Book" (Alberto Pimenta, 2012), Cristina Andrade sobre "Jovens em transições precárias" (coletânea de textos de vários autores, 2011), João Madeira sobre "A Fábrica e a Rua" (Sónia Ferreira, 2010), Hugo Dias sobre "O Enigma do Capital e as Crises do Capitalismo" (David Harvey, 2011), Irina Castro sobre "Verdes anos. História do ecologismo em Portugal" (Luís Humberto Teixeira, 2011) e Luís Farinha sobre "Salazar e as Eleições" (José Reis Santos, 2011).

No cinema, Ricardo Coelho faz a crítica ao filme "Praxis" (Bruno Cabral, 2011) e Miguel Cardina a "48" (Susana Sousa Dias, 2010). Segue-se uma conversa entre realizadores, com Bruno Cabral a entrevistar José Filipe Costa, autor do documentário "Linha Vermelha" (2011). E Helena Romão faz a crítica musical ao álbum "Kelmti Horra" (2012), da tunisina Emel Mathlouthi. 

Artigos relacionados: 

AnexoTamanho
PDF icon revista Virus nº 13.24 MB
Termos relacionados Cultura
Comentários (7)