Está aqui

Portugal é o quarto país com menores custos de trabalho da Zona Euro

Segundo dados revelados esta terça feira pelo Eurostat, as empresas portuguesas são das que pagam menos aos seus trabalhadores por cada hora trabalhada. O custo médio por hora de trabalho em Portugal é menos de metade do custo médio registado entre os países da Zona Euro.
Foto de Paulete Matos.

As estatísticas produzidas pelo Eurostat, que abrangem as empresas com mais de 10 trabalhadores, têm em conta não só os salários como também as contribuições que os empregadores são obrigados a fazer para a Segurança Social, sendo que esse valor é depois dividido pelas horas trabalhadas.

Em 2011, a média do custo por hora de trabalho em Portugal fixou-se nos 12,10 euros, contra os 23,10 euros da União Europeia (UE) e os 27,60 euros da Zona Euro.

No que respeita à Zona Euro, apenas três países têm menores custos médios por hora de trabalho: Estónia (8,1 euros), Eslováquia (8,4) e Malta (11,9).

Entre os países da UE27, os países com melhor média são a Bélgica (39,30 euros), Suécia (39,10) e Dinamarca (38,60), enquanto os valores mais baixos foram registados na Bulgária (3,50 euros), Roménia (4,20) e Lituânia (5,50).

Ainda que Portugal seja um dos países com salários mais reduzidos e ocupe o quarto lugar da tabela dos países da UE27 onde se trabalha um maior número de horas, ocupando a Grécia e a Áustria o primeiro lugar, segundo dados divulgados pelo Eurostat em 9 de dezembro de 2011, e ainda que esteja demonstrado que não existe correlação direta entre o número de horas trabalhadas e a competitividade do país (ler artigo Quem trabalha mais na Europa), o primeiro ministro português continua a defender a diminuição do custo unitário do trabalho, mediante a redução salarial, e o aumento da carga horária imposta aos trabalhadores.

"Se queremos ganhar competitividade, temos entre outros custos de contexto de atender também ao custo unitário do trabalho e, portanto, à moderação salarial”, defende Pedro Passos Coelho.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)