Está aqui

Petição para que o trabalho nas pedreiras seja profissão de desgaste rápido

Foi lançada uma petição que requer que se consagre o estatuto de desgaste rápido ao trabalhador de pedreiras e que se baixe a idade de reforma a estes trabalhadores. Catarina Martins salienta: “Há poucas coisas mais impressionantes do que estar numa sala em que ninguém consegue dizer uma frase sem parar para respirar por que os pulmões já não respondem”.
“A maioria dos trabalhadores de pedreiras laboram desde muito jovens e estão sujeitos a uma carga horária excessiva” - Foto de esquerda.net
“A maioria dos trabalhadores de pedreiras laboram desde muito jovens e estão sujeitos a uma carga horária excessiva” - Foto de esquerda.net

“Há poucas coisas mais impressionantes do que estar numa sala em que ninguém consegue dizer uma frase sem parar para respirar por que os pulmões já não respondem”, afirmou a coordenadora do Bloco de Esquerda, na sua intervenção no VIII Encontro do Trabalho.

Neste Encontro, Catarina Martins fez um apelo em defesa do reconhecimento dos direitos dos trabalhadores das pedreiras (ver vídeo abaixo)

No documento, é salientado que “as penosas condições laborais dos trabalhadores de pedreiras” é um facto reconhecido por inúmeros estudos, assim como pela própria legislação portuguesa, desde os anos 70 do século XX.

No texto destaca-se que “a maioria dos trabalhadores de pedreiras laboram desde muito jovens e estão sujeitos a uma carga horária excessiva” e que “trabalham em situações climatéricas adversas, inalando resíduos que se acumulam nos pulmões”.

A petição, que precisa de ser subscrita por quatro mil pessoas, solicita:

  • que se consagre o estatuto de desgaste rápido para o trabalhador de pedreiras;

  • baixar a idade da reforma destes trabalhadores;

  • que todo o trabalhador após 40 anos de desconto para a segurança social possa reformar-se, sem qualquer perda de direitos ou regalia.

  • redução de carga horária semanal igual (ou proporcional) à percentagem de falta de capacidade declarada por atestado médico de incapacidade multiuso, sem redução da remuneração ou prejuízo de outras prerrogativas”.

Catarina Martins defende reconhecimento dos direitos dos trabalhadores das pedreiras | ESQUERDA.NET

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
Comentários (2)