Está aqui

Pedro Soares defende apoio aos produtores pecuários vítimas do fogo

O deputado bloquista quer que o governo accione as verbas comunitárias e do PRODER para ajudar os pequenos produtores a fazer face às despesas com a alimentação dos animais nos próximos meses, após os incêndios terem destruído o pasto em muitas serras.
A manutenção da actividade de pastoreio nas serras evita que o pasto se torne material combustível nas serras. Foto joriavlis/Flickr

Os incêndios registados na floresta portuguesa "eliminaram vastas áreas de pastagem de regiões em que a criação de bovinos e de pequenos ruminantes tem importância económica e social muito relevante", diz o deputado que preside à Comissão Parlamentar de Agricultura, Ambiente e Ordenamento do Território. E dá o exemplo de várias serras onde o problema se fará sentir de forma mais aguda.

"Sem pastagens, principal fonte de alimentação de bovinos e de rebanhos de ovinos e caprinos, está em causa a sobrevivência de milhares de efectivos nas serras da Arada, do Soajo e da Peneda (Viana do Castelo), do Gerês (Braga), da Gralheira, de Montemuro (Viseu) e da Estrela (Guarda)", avisa Pedro Soares no documento entregue na Assembleia da República e dirigido ao ministro da Agricultura.

O deputado bloquista acrescenta que se torna "economicamente incomportável para os criadores desfazerem-se dos seus efectivos, por venda ou abate, porque, para além de constituir uma grave perda económica e poder levar ao fim das explorações, obrigá-los-ia a restituírem subsídios entretanto atribuídos".

"Porém, é igualmente inviável, em termos económicos, suportarem integralmente o custo de silagem, palha, feno e rações, essenciais para a alimentação do gado durante os meses de carência de pasto, com a agravante de coincidirem com os exigentes meses de Inverno de baixas temperaturas, já que a racionalidade económica da criação destes efectivos está baseada no pastoreio".

Ajudar os pequenos criadores a manter o gado contribui também para a prevenção dos incêndios na floresta, diz o deputado do Bloco, uma vez que "proporciona o consumo de grande quantidade de matéria orgânica (pastos) que, de outra forma, crescerá e se transformará rapidamente em material combustível". Por isso Pedro Soares defende que "o Governo deverá accionar financiamentos comunitários e as adequadas medidas do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural do Continente), relacionadas com a manutenção das condições de produção afectadas por catástrofes ou calamidades naturais de elevado impacte, como é o caso dos fogos florestais".

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)