Está aqui

Ongoing contrata mais ex-membros do governo de Sócrates

Empresa apontada como possível compradora da RTP contratou um ex-secretário de Estado que tinha a tutela sobre a empresa. Outro contratado foi o ex-chefe de gabinete do próprio Sócrates.
Nuno Vasconcelos é apontado como candidato a comprador da RTP. Foto de MARIO CRUZ/LUSA

A Ongoing, empresa de Nuno Vasconcelos que é proprietária do Diário Económico e accionista da Impresa, dona do Expresso, e da Portugal Telecom, contratou Carlos Costa Pina, que foi secretário de Estado do Tesouro e das Finanças desde 2005, homem de confiança do então ministro das Finanças Teixeira dos Santos e também do próprio José Sócrates.

Considerado o financeiro do governo, era por ele que passava a estratégia relacionada com os investidores internacionais. Também era dele a tutela do sector empresarial do Estado, onde se inclui a RTP. Ora a Ongoing tem sido referida como potencial candidata à compra da estação pública quando esta for privatizada.

A empresa de Nuno Vasconcelos contratou também Guilherme Drey, que foi chefe do gabinete do ministro das Obras Públicas Mário Lino e depois do próprio gabinete de Sócrates. Nas suas funções, Guilherme Drey tratou directamente dos assuntos relacionados com a Portugal Telecom, acompanhando por exemplo a OPA da Sonae ou a venda da Vivo.

Recorde-se que recentemente a Ongoing contratou o ex-director do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) Jorge Silva Carvalho, que trabalhou 21 anos nas secretas, e que transmitiu informações confidenciais ao grupo, antes de ser contratado por ele.

É justamente o resultado do inquérito a essa e outras fugas de informação que agora o governo se nega a fornecer à Primeira Comissão da Assembleia da República, de Direitos, Liberdades e Garantias, alegando que conterá dados susceptíveis de colocar em causa a segurança interna e externa.

Segundo o Expresso deste sábado, tanto Nuno Vasconcelos quanto Jorge Silva Carvalho pertencem “à mais poderosa loja maçónica portuguesa, a loja Mozart, com fortes ligações ao mundo empresarial... e aos serviços de informação de Portugal e de alguns PALOP, nomeadamente Angola”.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)