Está aqui

Lucros no setor dos serviços de água duplicam em 2010

No ano passado, os lucros das concessões municipais e multimunicipais de serviços de água ascenderam a 72,2 milhões de euros, o dobro do que foi obtido em 2009. Sistemas municipais concessionados a privados atingiram um lucro de 14 milhões, o maior desde, pelo menos, 2002.
Foto de Paulete Matos.

Segundo o relatório anual da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), citado pelo Jornal de Negócios, no ano passado, o lucro das concessões de água no nosso país duplicou face a 2009. Este acréscimo de receitas justifica-se, essencialmente, pelo aumento dos lucros registados nos serviços intermunicipais, onde as concessões são maioritariamente detidas pelo Grupo Águas de Portugal, porém, os sistemas municipais concessionados a privados também registaram um acréscimo de receitas notável, obtendo o maior lucro de sempre assinalado pela ERSAR desde 2002, data de início da série analisada por este organismo.

 

Em 2009, os sistemas municipais concessionados a privados atingiram lucros de 14 milhões de euros.

 

O sector dos serviços de água continua, contudo, a registar inúmeras disparidades no que respeita aos preços praticados. No caso dos sistemas multimunicipais, as tarifas oscilam entre, no mínimo, os 34 cêntimos por metro cúbico, e, no máximo, os 62,6 cêntimos.

Termos relacionados Sociedade

Adicionar novo comentário