Segundo um comandante militar dos rebeldes líbios em Sirte, Abdel Majid Mlegta, Khadafi terá falecido em consequências de ferimentos nas pernas e na cabeça, quando tentava fugir de Sirte.
O anúncio da captura e posteriormente da morte de Khadafi foi feita após o anúncio da tomada da cidade de Sirte pelos rebeldes líbios.
Abdel Majid Mlegta disse ainda que Muammar Khadafi seguia numa ambulância integrada numa coluna de veículos que fugiam de Sirte. Segundo os rebeldes líbios, a coluna foi bombardeada por aviões da NATO, o que foi confirmado pelo comando da NATO.
Os rebeldes líbios dizem que o cadáver de Khadafi está a ser transladado para um local secreto por razões de segurança. Além de Khadafi, terá sido também morto o antigo ministro da Defesa do regime, Abu Baker Yunus. Terão ainda sido presos Moutassim, filho de Khadafi, o porta-voz do governo de Khadafi, Ibrahim Musa, o antigo chefe dos serviços de segurança Mansour Daou e o ex-chefe dos serviços secretos Abdallah Senoussi.