Jorge Silva Melo participa em iniciativa sobre a NATO

13 de outubro 2010 - 18:10

No próximo sábado, a Conferência Internacional “Nato para quê?”, a realizar-se no ISCTE, conta com programa cultural.

PARTILHAR
Jorge Silva Melo participa em programa cultural da Conferência Internacional “Nato para quê?”

Jorge Silva Melo, Sylvie Rocha e João Meireles, dos Artistas Unidos, vão encerrar o primeiro dia da Conferência “Nato para quê?”, organizada pela Cooperativa Culturas do Trabalho e Socialismo e rede europeia Transform!.

O programa cultural agendado para as 18h30m de sábado, dia 16 de Outubro, contempla a leitura de textos de Fiama Hasse Pais Brandão, Boris Vian (numa tradução de Nuno Júdice), Jorge de Sena, Fernando Assis Pacheco, Harold Pinter e Paul Éluard (com tradução de Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade).

Jorge Silva Melo, encenador, dramaturgo, cineasta, tradutor, ensaísta, crítico de teatro e cinema e cronista português foi fundador da sociedade Artistas Unidos, de que é director artístico.

Segundo biografia publicada no site da sociedade Artistas Unidos, Jorge Silva Melo estudou na London Film School. Em 1973, fundou com Luís Miguel Cintra o Teatro da Cornucópia, que dirigiu até 1979. Jorge Silva Melo foi bolseiro da Fundação Gulbenkian e estagiou em Berlim junto de Peter Stein e em Milão junto de Giorgio Strehler.

Entre os galardões que lhe foram atribuídos mais recentemente, conta-se o prémio de Melhor Filme Português na competição de Filmes sobre Arte do Festival Temps d´Images pelo filme “Bartolomeu Cid dos Santos – Por Terras Devastadas”, e o Prémio da Crítica pela encenação de dois textos de Luigi Pirandello para os Artistas Unidos, atribuído já em 2010.


Veja aqui o programa da Conferência Internacional "Nato para quê?": programa