Greve dos trabalhadores da CP, Metro de Lisboa e Carris no dia 15

12 de agosto 2012 - 18:02

Na próxima quarta feira, 15 de agosto, os trabalhadores da CP, Metro de Lisboa e Carris estarão em greve, funcionando apenas os serviços mínimos. A greve é contra as alterações ao Código de Trabalho, que entraram em vigor no dia 1 e em defesa dos Acordos de Empresa.

PARTILHAR
No dia 15 - o primeiro dia feriado desde que entraram em vigor as alterações ao código de trabalho, os trabalhadores da CP, do Metro de Lisboa e da Carris estarão todo o dia em greve em protesto contra as alterações ao código de trabalho e em defesa dos Acordos de Empresa.

No dia 15 - o primeiro dia feriado desde que entraram em vigor as alterações ao código de trabalho, os trabalhadores da CP, do Metro de Lisboa e da Carris estarão todo o dia em greve em protesto contra as alterações ao código de trabalho e em defesa dos Acordos de Empresa.

Os trabalhadores de CP, Metro de Lisboa e Carris têm feito greves às horas extraordinárias, combatendo a denúncia dos Acordos feito pelas empresas e a pretensão destas de aplicarem o código de trabalho alterado em vez do que está estipulado nos AE's. Em relação às horas extraordinárias, as alterações ao código de trabalho cortam o valor da sua retribuição para metade e acabam com o descanso compensatório.

No Metro de Lisboa, segundo a administração da empresa, as estações serão encerradas na terça feira, 14, às 23h20 e na quarta feira estarão em funcionamento apenas algumas estações das linhas azul e verde. Nas linhas amarela e vermelha não circularão composições e as respetivas estações estarão encerradas. Na linha azul as composições circularão de 20 em 20 minutos e só estarão abertas as estações de Amadora-Este, Pontinha, Colégio Militar, Jardim Zoológico, Praça de Espanha, Marquês de Pombal, Restauradores, Terreiro do Paço e Santa Apolónia. Na linha verde, as composições funcionarão de 16 em 16 minutos e só estarão abertas as estações de Campo Grande, Roma, Alameda, Anjos, Rossio, Baixa-Chiado e Cais do Sodré.

Na Carris, segundo a empresa, funcionarão apenas sete carreiras (703, 728, 729, 736, 742, 755 e 783), sendo a frequência “reduzida a metade”.

Na CP, também segundo a empresa, realizar-se-ão apenas seis ligações de longo curso, durante todo o dia feriado. As ligações são: Lisboa-Porto, com partida de Santa Apolónia às 9h30 e às 19h52 no sentido contrário a partir da estação de Campanhã; a ligação Lisboa-Faro às 10h20 e no sentido contrário às 17h37; a ligação Sud Express, Lisboa-Hendaye às 16h30 e Irun-Lisboa às 22h20.

Sobre as alterações ao Código de Trabalho, aceda a:

Assalto austeritário ao(s) direito(s) do trabalho, documento da Coordenadora Nacional do Trabalho do Bloco de Esquerda

Código de Trabalho atualizado