Está aqui

Grécia está a vender ilhas

O governo grego quer vender ou alugar a longo prazo algumas das suas ilhas, para ajudar a pagar a dívida pública, seguindo exigências feitas por governantes alemães.

Em Março passado, Frank Schäffler do FDP (partido liberal) alemão declarou: “O Estado grego deve desfazer-se de forma radical das participações em empresas e vender terrenos, como por exemplo, as ilhas desabitadas”.

O jornal britânico Guardian, desta sexta feira, noticia que o governo grego está a aplicar o que o dirigente do FDP alemão disse e está a tentar vender algumas das 6.000 ilhas da Grécia, ou pretende alugá-las a longo prazo.

Segundo o jornal, algumas das mais famosas ilhas como a de Mykonos ou a de Rodes têm vários pretendentes entre nomes das maiores fortunas mundiais, nomeadamente de russos e chineses.

Um terço da ilha de Mykonos, pertencente ao Estado grego, está à venda. A ilha de Mykonos é um dos principais destinos turísticos e o governo procura um comprador para injectar capital e desenvolver um complexo turístico.

O famoso multimilionário russo Roman Abramovitch, dono do clube de futebol inglês Chelsea, é supostamente um dos interessados em propriedades na ilha de Rodes.

O jornal diz também que, segundo o portal Private Islands, a ilha de Nafsika, no mar Jónio, está à venda por 15 milhões de euros.

O director da Greek Islands Properties, Makis Perdikaris, declarou ao jornal: “É algo que entristece. Vender ilhas ou zonas que pertencem ao povo grego devia ser o último recurso”.

Termos relacionados Internacional
(...)