Segundo a agência Lusa, o ministro Aguiar-Branco afirmou na comissão parlamentar de Defesa,
que o processo de transição da responsabilidade pela segurança e defesa do Afeganistão, das forças de ocupação da NATO para as Forças Armadas afegãs, terá "o apoio constante" das forças aliadas da NATO.
Referindo-se à participação de Portugal nesse apoio ao financiamento das Forças Armadas afegãs, o ministro afirmou: "Neste momento o contributo que foi solicitado a Portugal e da avaliação que estamos a fazer permitirá ter uma ordem de grandeza a considerar de cerca de um milhão de euros, em paridade com os países da mesma dimensão para um pós-2014".
Segundo o ministro da Defesa Nacional, o objetivo dos EUA e da NATO "é que o número de efetivos seja da ordem dos 228.500 para uma necessidade de financiamento anual de 4,1 mil milhões de dólares". Aguiar-Branco acrescentou ainda: "Este valor comporta o financiamento por parte dos parceiros da ISAF [Força de Assistência à Segurança no Afeganistão] em 1,3 mil milhões de dólares e 500 milhões por parte do governo afegão, sendo o restante financiado pelos EUA".
Salientemos que o regime afegão presidido por Hamid Karzai, é um regime ditatorial e corrupto, dependente das forças de ocupação dos EUA e da NATO.