Governo dá um milhão de euros para as forças armadas afegãs

06 de junho 2012 - 16:24

O ministro da Defesa, Aguiar-Branco, anunciou nesta quarta-feira que o Governo decidiu que Portugal vai dar 1.000.000 de euros para financiar as forças armadas do Afeganistão do regime corrupto de Hamid Karzai, para além de 2014.

PARTILHAR
Ahmid Karzai, presidente do Afeganistão - Foto isafmedia/flickr

Segundo a agência Lusa, o ministro Aguiar-Branco afirmou na comissão parlamentar de Defesa,

que o processo de transição da responsabilidade pela segurança e defesa do Afeganistão, das forças de ocupação da NATO para as Forças Armadas afegãs, terá "o apoio constante" das forças aliadas da NATO.

Referindo-se à participação de Portugal nesse apoio ao financiamento das Forças Armadas afegãs, o ministro afirmou: "Neste momento o contributo que foi solicitado a Portugal e da avaliação que estamos a fazer permitirá ter uma ordem de grandeza a considerar de cerca de um milhão de euros, em paridade com os países da mesma dimensão para um pós-2014".

Segundo o ministro da Defesa Nacional, o objetivo dos EUA e da NATO "é que o número de efetivos seja da ordem dos 228.500 para uma necessidade de financiamento anual de 4,1 mil milhões de dólares". Aguiar-Branco acrescentou ainda: "Este valor comporta o financiamento por parte dos parceiros da ISAF [Força de Assistência à Segurança no Afeganistão] em 1,3 mil milhões de dólares e 500 milhões por parte do governo afegão, sendo o restante financiado pelos EUA".

Salientemos que o regime afegão presidido por Hamid Karzai, é um regime ditatorial e corrupto, dependente das forças de ocupação dos EUA e da NATO.

Termos relacionados: Política