Está aqui

G20: Protecionismo económico e acordo pelo clima excluídos da declaração final

Pressão norte americana no encontro dos representantes das vinte maiores economias mundiais exclui condenação ao protecionismo económico e apoio ao Acordo de Paris sobre alterações climáticas.
Foto de família dos participantes na reunião entre os ministros das Finanças do G20 e os governadores dos bancos centrais.
Foto de família dos participantes na reunião entre os ministros das Finanças do G20 e os governadores dos bancos centrais. Foto de Thomas Niedermueller/POOL/EPA/Lusa.

A declaração final da reunião dos ministros das Finanças representantes das vinte maiores economias mundiais, o G20, não condena, tal como habitual, o protecionismo económico, nem apoia o Acordo de Paris sobre o clima. O resultado não é habitual, mas era esperado, e resultou da pressão feita pelo governo de Donald Trump.

O encontro está a decorrer desde sexta-feira em Baden-Baden, no oeste da Alemanha e nele participa pela primeira vez Steven Munchin, o novo secretário do Tesouro norte-americano. Segundo a agência de notícias francesa AFP, Munchin impediu o consenso sobre o comércio livre e a luta contra o aquecimento global.

Segundo a agência Lusa, Michel Sapin, ministro das Finanças francês, lamentou o desacordo nos dois temas. A Alemanha tem a presidência do G20 e Wolfgang Schäuble, ministro das Finanças, afirmou que em algumas reuniões, "não se pode pedir demasiado a alguns dos parceiros".

Os países do G20 incluem os Estados Unidos, a China, a Índia, a UE, a Indonésia, o Brasil, a Rússia, o México, o Japão, a Alemanha, a Turquia, a França, o Reino Unido, a Itália, a África do Sul, a Coreia do Sul, a Argentina, o Canadá, a Arábia Saudita e a Austrália. A Espanha assiste à reunião como convidada. Segundo a Lusa, os países do grupo representam aproximadamente 84% da população mundial e cerca de 80% do Produto Interno Bruto global. Nesta reunião participam ainda representantes de instituições internacionais como o Banco Mundial ou o Fundo Monetário Internacional.

Termos relacionados Internacional
(...)