França aumenta idade da reforma para 62 anos

O governo francês apresentou o seu plano para aumentar a idade da reforma e acabar com o limite dos 60 anos que Mitterrand aprovou em 1983. Os sindicatos preparam greves e manifestações para 24 de Junho.
Com o aumento da idade da reforma, os trabalhadores pagam 5 vezes mais que os detentores de rendimentos do capital. Foto CGT

Se o plano do governo avançar, o aumento de dois anos na idade da reforma será progressivo até 2018. Outra medida proposta pela direita francesa é o prolongamento em 3 meses dos 41 anos de descontos necessários para o trabalhador ganhar a reforma por completo.

O ministro do Trabalho Eric Woerth deu o exemplo dos outros países europeus para justificar o aumento da idade da reforma que afecta a quase totalidade dos trabalhadores franceses.

A central sindical CGT diz que esta medida irá empurrar o limite de idade para receber a pensão por completo para os 67 anos. "Estas medidas irão afectar em especial os mais jovens. Em 2016, há mais de um milhão de empregos que não estarão disponíveis porque os seus pais terão de trabalhar mais", diz a central sindical em comunicado.

A CGT assinala também a desproporção entre o contributo que é pedido aos trabalhadores, cinco vezes maior que o dos detentores de altos rendimentos ou rendimentos de capital. Os sindicalistas consideram que "a brutalidade das medidas governamentais visa responder à pressão conjugada dos mercados financeiros e das agências de notação, que exigem uma redução dos orçamentos públicos e sociais em todos os países europeus".

Termos relacionados Internacional