Está aqui

Fernando Rosas apresenta nova série de História na RTP2

Estreia este domingo, às 21h30, “História a História”, nova série apresentada pelo historiador Fernando Rosas e realizada por Bruno Moraes Cabral. Para já, serão 13 episódios de 28 minutos, cada um deles uma viagem pelas histórias que atravessaram espaços marcantes do território português.
Fernando Rosas no primeiro episódio. Captura de imagem da série.
Fernando Rosas no primeiro episódio. Captura de imagem da série.

O episódio deste domingo é desenvolvido em torno da Rua do Arsenal, traçada pela reconstrução pombalina de Lisboa após o terramoto de 1755, que foi palco de episódios importantes, do regicídio à implantação da República, da consolidação do Estado Novo aos momentos decisivos do 25 de Abril de 1974.

Outros temas serão a História Trágico-marítima, os Naufrágios do Império, Rostos da Condição Feminina, Porto Insurgente, a CUF, a máquina a vapor, a pesca do Bacalhau, entre outros.

Série que procura aproximar a História do grande público e levar o espectador a vivê-la na primeira pessoa, lado a lado com Fernando Rosas.

“História a História” é uma série que procura aproximar a História do grande público e levar o espectador a vivê-la na primeira pessoa, lado a lado com Fernando Rosas. Partindo de temas mais ou menos conhecidos do grande público, a série percorre Portugal de Norte a Sul em busca de cidades e vilas que guardam as marcas da nossa História. Para produzir estes primeiros 13 episódios, a equipa percorreu mais de 10 mil quilómetros.

Linguagem diferente

A produtora, Garden Films, procurou ter uma linguagem diferente da habitual. O realizador, Bruno Moraes Cabral, autor do documentário "Praxis", sobre a praxe académica, procurou fazer um trabalho diferente, em que a utilização de drones, de grafismo e o cuidado especial com a sonoplastia valorizam ainda mais a já conhecida capacidade de comunicação de Fernando Rosas.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Cultura
Comentários (3)