Eleições

Europeias 2024: Calendário dos debates na TV

09 de maio 2024 - 11:21

Depois do PS e AD terem recusado debates frente a frente entre todos os candidatos e das televisões chegarem a propor que só houvesse este tipo de debate entre estas duas forças políticas, finalmente consensualizou-se um modelo de debates para as próximas europeias.

Imagens da sondagem da RTP nas eleições europeias de 2019Imagens da sondagem da RTP nas eleições europeias de 2019
Imagens da sondagem da RTP nas eleições europeias de 2019. Foto de ANTÓNIO COTRIM/LUSA.

Os debates televisivos para as próximas eleições europeias estão marcados. Não haverá frente a frente entre candidatos como nas legislativas, como era a proposta inicial recusada pelo PS e pela AD, nem haverá um único frente a frente entre estas duas forças políticas, como chegou a ser proposto pelas televisões.

O modelo escolhido assenta em debates a quatro, divididos entre os três canais televisivos. E mais dois debates na RTP, um com todos os candidatos dos partidos com representação parlamentar, outro com todos os restantes.

Os debates começarão já na próxima segunda-feira e terminam no dia 30 de maio:

13 de maio, segunda-feira: PS, AD, IL e Livre na SIC

15 de maio, quarta-feira: Bloco, PAN, Chega e Livre na RTP

17 de maio, sexta-feira: CDU, Bloco, IL e Livre na TVI

20 de maio, segunda-feira: CDU, PAN, Chega e IL na SIC

21 de maio, terça-feira: PS, AD, Chega e CDU na RTP

24 de maio, sexta-feira: PS, AD, Bloco e PAN na TVI

28 de maio, terça-feira: Debate entre todas as forças partidárias com representação parlamentar na RTP

30 de maio, quinta-feira: Debate com os nove candidatos dos partidos sem representação parlamentar na RTP.