Está aqui

Esquerda ganha terreno no Quebeque

A um ano das eleições no Quebeque, as sondagens colocam o Quebeque Solidário - liderado por Gabriel Nadeu-Dubois, líder dos movimentos estudantis de 2012 - numa trajetória ascendente com 18% das intenções de voto.
Gabriel Nadeau-Dubois e Manon Massé, do Québeq Solidaire. Fonte: Québeq Solidaire.
Gabriel Nadeau-Dubois e Manon Massé, do Québeq Solidaire. Fonte: Québeq Solidaire.

Gabriel Nadeau-Dubois, líder dos movimentos estudantis de 2012 e, hoje, porta-voz do Quebeque Solidário em conjunto com Manon Massé (na fotografia), prepara-se para colocar o partido na disputa pelo poder.

Numa sondagem publicada esta quarta-feira pelo Montreal Gazette and Postmedia, o partido de esquerda pró-independência do Quebeque surge a apenas quatro pontos do Parti Québecois [PQ] - independentistas de direita - com 18 pontos contra 22 nas instenções de voto.

A disputa pelo voto independentista francófono – historicamente dominado pelo PQ - está assim pela primeira vez sob disputa no Quebeque. Este valor é o mais baixo do ano para o PQ e prenuncia uma batalha eleitoral renhida pelo terceiro lugar nas próximas eleições legislativas que deverão acontecer em 2018.

O Quebeque mantém um estatuto de província federada do Canadá com poder legislativo próprio, através de uma câmara – a Assembleia Nacional do Quebeque – com 125 deputados.

Desde 1976 que a disputa eleitoral se concentrava entre os liberais do Partido Liberal do Quebeque – federalistas defensores de regime de autonomia - e os conservadores independentistas do Partido do Quebeque, ambos identificados ao centro-direita e direita do espectro político.

Nas eleições de 2014, os Liberais obtiveram uma maioria expressiva, elegendo 70 deputados, enquanto que o Partido do Quebeque obteve 30, a Coligação Futuro do Quebeque (criado em 2011), federalista de centro-direita, [Coalition Avenir Québec – CAQ] 19, e o Quebeque Solidário 3 deputados e 7,6% dos votos, eleitos exclusivamente pelo círculo de Montreal que elege 28 deputados.

Em Montreal o QS surge inclusivamente empatado com o PQ, com 19% das intenções de voto, o que prenuncia um reforço substancial do seu grupo parlamentar. Também na Cidade do Quebeque, o QS está dentro da margem de erro para surgir à frente do PQ, e apenas no restante território o PQ aumenta a sua vantagem relativamente ao QS.

O primeiro lugar disputa-se assim entre dois partidos federalistas – os Liberais dominando Montreal com 29% e o CAQ dominando a Cidade do Quebeque com 38% -, e o terceiro lugar entre dois partidos independentistas.

O Quebeque Solidário recusa a hipótese de coligação com o PQ, e Nadeau-Dubois declara que o partido está pronto para assumir poder, avançando em entrevistas públicas que “estamos agora na fase de formar governo”, prevendo que o Quebeque Solidário irá atrair eleitorado dos restantes partidos.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)