Desemprego aumenta nas grandes cidades

04 de agosto 2010 - 11:25

O número de inscritos nos centros de emprego em Junho aumentou 15% em Lisboa e 7% no Porto. A maior parte perdeu o emprego há menos de um ano e sofrerá com os cortes nos apoios sociais em vigor desde o início do mês.

PARTILHAR
Homens entre os 35 e os 54 anos são a maioria dos inscritos nos centros de emprego de Lisboa e Porto. Foto Paulete Matos

De acordo com as estatísticas do Instituto de Emprego e Formação Profissional, dos mais de 531 mil desempregados inscritos em Junho, quase 40 mil deram entrada nos centros de emprego de Lisboa (23,8 mil) e Porto (15,4 mil). Na sua maioria são homens no grupo etário entre 35 e 54 anos que procuram novo emprego há menos de 12 meses.



O concelho mais atingido pelo desemprego continua a ser o de Vila Nova de Gaia, com mais de 27 mil inscritos, o que representa um crescimento de 16% em Junho. No grupo dos concelhos com mais desempregados, encontra-se Sintra (quase 19 mil), Guimarães e Gondomar (com mais de 12 mil cada).



Distribuídos por regiões, há 241 mil desempregados inscritos nos 86 concelhos da região norte, 77 mil no Centro, 165 mil em Lisboa e Vale do Tejo, 24 mil no Alentejo e 22 mil no Algarve.

A mudança no cálculo do acesso a muitos dos apoios sociais a quem tem mais dificuldades entrou em vigor a 1 de Agosto. Na prática, a medida do governo viabilizada pelo PSD irá deixar milhares de famílias de fora dos apoios numa altura em que o desemprego e a crise continuam a abalar a sociedade portuguesa. Particularmente afectadas irão ser as famílias com mais adultos e crianças, dada a alteração no cálculo per capita do rendimento de  cada agregado.