ID Referência 08LISBON1808
Criado 2008-07-25 13:01
Enviado 2010-12-19 21:09
Classificação de Origem SECRET
Embaixada de Lisboa
VZCZCXYZ0012
PP RUEHWEB
DE RUEHLI #1808 2071344
ZNY SSSSS ZZH
P 251344Z JUL 08
FM AMEMBASSY LISBON
TO SECSTATE WASHDC PRIORITY 6948
S E C R E TO LISBOA 001808
SIPDIS
FOR STATE ISN/CTR, PM/ISO/PMAT (24/7), DS/IP/EUR
EO 12958 DECL: 07/24/2018
TAGS ASEC, KCRM, KNNP, MNUC, PARM, PO, PREL, PTER
ASSUNTO: ALEGAÇÃO DE CONTRABANDO DE MATERIAL NUCLEAR - PORTUGAL
REF: A. 07 STATE 162091 B. HAYCRAFT/PMAT E-MAIL DATED 7/24/08
1 .(S) Esta estação informa o Departamento de Estado e os serviços de informações competentes que recebeu uma informação sobre um eventual incidente de tráfico ilegal de matérias nucleares e ou radioactivas. A informação chegou à estação por intermédio de um individuo que se lhe dirigiuoe foi enviada por email classificado.para PMAT em 24 de Julho de 2008, ás 2:04 PM.
2.(S) São os seguintes os detalhes da informação: A) Local onde se situa o material: deve estar em Portugal.
B) Situação: imobilizado e embalado.
C) Avaliação da possibilidade de as autoridades competentes se
apropriarem do material: se e quando comprovada a existência ,as
autoridades portuguesas podem obtê-lo e assegurar a respectiva segurança.
D) Se estiver em trânsito qual o meio de transporte: NA.
E) Destino: desconhecido dependendo do comprador.
F) Percurso utilizado: desconhecido.
G) Fornecedor e/ou Organização de origem: o individuo que procurou a estação refere que o material está na posse de um ex-general russo que vive em Portugal e terá sido obtido em Chernobil.
H) Tipo de material.U235.
I) Data e hora do contacto: 24 de Julho de 2008 realizado por um individuo que se apresentou nesta estação.
J) Origem da informação:XXXXXXXXXXXXX
K) Alarme e informação técnica sobre :NA.
L) Algum outro material foi subtraído: desconhecido.
M) Localização exacta do material: desconhecida a localização exacta.
N) Detalhes adicionais o individuo relatou que tinha sido procurado há cerca de dois :meses por um ocasional parceiro de negócios, chamando-lhe inform Orlando, para que o ajudasse a vender pedaços de urânio que estavam na posse de um ex-general russo que vive em
Portugal. Segundo o individuo que veio até à estação, Orlando actuava por conta de um velho juiz português que vivia no Porto. Como prova mostrou uma fotocópia a cores do que se parecia com um tijolo metálico, cinzento e opaco,apresentada sobre a primeira página do jornal português "Jornal de Notícias". A fotocópia tinha a seguinte observação manuscrita: pedaço de um rectângulo com as dimensões de 21 cm de altura do lado esquerdo,25 cm do lado direito, comprimento de 48 cm em cima e 51 em baixo, tendo de espessura 31cm e peso total de 25.350 kg; U2354 kg; MTK99.9951. ( Apreciação RSO: neste momento é dificil a avaliação da credibilidade do individuo informante, que estava correctamente vestido, tinha uma boa apresentação, parecendo calmo, confiante e alerta, respondendo rapidamente ás perguntas feitas, em especial sobre a sua motivação, que disse ser financeira. O seu inglês era bom e não se negou a fornecer informações pessoais como morada ( não confirmada ) e contactos. Contudo não deu informação alguma que permitisse identificar o ex-general russo.O individuo disse que não estava a tomar nenhuns remédios e que não tinha consultado nenhum especialista de saúde mental. Não parece mentalmente instável e actualmente acredita que as placas são realmente de urânio. FIM da APRECIAÇÃO RSO ).
¶3. (SBU) XXXXXXXXXXXX
Stephenson
Tradução de Fernando Neves para o Wikifugas