Está aqui

Cidadãos promovem abraço à Casa da Música em protesto contra cortes orçamentais

Um grupo de cidadãos convoca para o próximo dia 30 de dezembro, domingo, “um abraço à Casa da Música”, no Porto, como forma de protesto contra a redução de 30% do orçamento deste equipamento imposta pelo governo PSD/CDS-PP. A iniciativa terá lugar a partir das 15h30.
Foto de joaojap, Flickr.

Na convocatória do evento, os seus subscritores, entre os quais João Teixeira Lopes (Professor da FLUP), Pedro Abrunhosa (Músico), António Capelo (Ator), Mário Moutinho (Ator/Diretor FITEI), Rui Sá (Engenheiro), Manuel Loff (Professor da FLUP), Ana Luísa Amaral (Professora da FLUP/Escritora), Manuel Correia Fernandes (Professor FAUP/Arquiteto) e André Freire (Cientista Político), chamam “os cidadãos do Porto e da sua região a um combate decidido pela Casa da Música”.

Segundo os mesmos, ao impor uma redução de 30% no orçamento previsto para a Casa da Música, o governo está a retirar “a uma vasta região como é o Norte do país um dos seus raros pulmões de vitalidade”, cavando fundo “a desigualdade territorial”.

“Um governo que desinveste na cultura não acredita no futuro. Um governo que não honra os seus compromissos não merece a confiança dos cidadãos e das cidadãs do país que governa”, adiantam.

No comunicado é ainda referido que “ a Casa da Música é hoje um ícone do Porto e o seu estrangulamento é um nó na garganta dos seus cidadãos” e que “se ficarmos quedos perante a afronta, outros machados se abaterão sobre as nossas instituições e o nosso inalienável direito a fazer da cultura uma das pedras basilares da vida quotidiana”.

A 19 de dezembro, os membros do Conselho de Administração da Casa da Música renunciaram aos seus mandatos por considerarem que, face aos cortes orçamentais impostos pelo Governo, "deixaram de estar reunidas as condições que, até hoje, garantiram o sucesso da Fundação".

Artigos relacionados: 

AnexoTamanho
PDF icon CASA_MUSICA_ORIGINAL-2.pdf36.99 KB
Termos relacionados Cultura
(...)