Está aqui

Centenas de pessoas contra fecho da MAC

Centenas de pessoas desfilaram entre a Maternidade Alfredo da Costa e o ministério da Saúde em protesto contra o encerramento daquela maternidade. “A MAC é vida, não pode ser destruída” foi uma das palavras de ordem mais gritadas.
Foi a terceira ação de protesto contra o fecho da maternidade em pouco mais de uma semana.

Ao final da tarde desta quarta feira, centenas de pessoas manifestaram-se contra o projeto governamental de encerramento da MAC, numa ação convocada pelos trabalhadores da maternidade, pelos sindicatos, outras associações e várias personalidades públicas.

Foi a terceira ação de protesto contra o fecho da maternidade em pouco mais de uma semana.

Isabel Barbosa, porta-voz da Plataforma em Defesa da Maternidade Alfredo da Costa, afirmou à comunicação social que o ministro da Saúde não deve fechar um “serviço público de saúde de excelência, com equipas multidisciplinares altamente qualificadas e valências únicas em todo o país”.

Isabel Barbosa sublinhou ainda:

“Ao mesmo tempo que querem fechar a Maternidade, pretendem transferir os partos para serviços privados, é isso que tem acontecido: quando fecham no público optam pelo privado”.

No final do desfile foi aprovada uma resolução, em que se salienta que o número de partos efetuados na maternidade tem aumentado - de 5244 em 2009 para 5583 no ano passado - e que na MAC é assistido “o maior número de bebés prematuros”.

No documento, é exigido também saber que futuro terão os trabalhadores da unidade, considerando “inadmissível” que sejam postos em causa “centenas de postos de trabalho” ou que as pessoas sejam obrigadas à “mobilidade forçada”.

Ler mais em Destaque: Maternidade Alfredo da Costa vai fechar

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)