Está aqui

Cavaco ataca a Grécia

O presidente da República juntou-se ao coro internacional de ataque à Grécia, declarando que os gregos vão decidir se ficam no euro e que o país é o único problema da UE. No mesmo sentido, Christine Lagarde, ex ministra de Sarkozy e atual diretora-geral do FMI, exige aos gregos mais esforços para superar a crise. Em contracorrente a este coro, o manifesto de apoio à Syriza continua a receber novos subscritores.
Cavaco Silva em passeio de barco em Sidney, na AUstrália, 26 de maio de 2012 – Foto de Paulo Carriço/Lusa

"O único problema que existe neste momento [na União Europeia] chama-se Grécia. Portugal deseja que a Grécia permaneça na zona do euro, mas essa decisão depende do povo grego e essa decisão será com certeza manifestada nas eleições gregas que vão ter lugar a 17 de junho", afirmou Cavaco Silva em Sidney, perante empresários portugueses residentes na Austrália, segundo a agência Lusa.

Omitindo a profunda crise que se vive em toda a União Europeia, nomeadamente em Portugal, Espanha, Irlanda e Itália, o presidente da República juntou-se assim ao coro internacional de ataque ao povo grego declarando que os gregos vão decidir se ficam no euro, o que é falso, e que a Grécia é o único problema da UE, o que também é falso.

Cavaco Silva admitiu que tem existido crise na zona euro, mas dá a situação como ultrapassada: "É óbvio que tem existido uma crise na zona do euro porque os líderes europeus, as instituições europeias, levaram demasiado tempo a perceber que a crise não era do país A, B ou C, era uma crise sistémica e também porque desvalorizaram o grau de interdependência financeira e económica entre os vários países".

Afirmou ainda que "as instituições europeias não fizeram a sua tarefa, que era supervisionar os Estados membros para evitar que alguns chegassem à situação de défice excessivo incontrolado", nada dizendo sobre o disparar dos juros das dívidas, o dinheiro dado aos bancos e a terrível política de austeridade que vem provocando e continua a aprofundar a crise económica.

Em entrevista ao jornal inglês “The Guardian”, Christine Lagarde, diretora-geral do FMI e antiga ministra das Finanças de Sarkozy, numa declaração xenófoba contra o povo grego diz que "no que se refere a Atenas, penso em todas as pessoas que evitam os impostos o tempo todo. (...) Penso que deviam ajudar-se coletivamente, pagando os seus impostos". Lagarde vai ao extremo de jogar a terrível situação da África subsaariana, continuamente prejudicada pelas políticas do FMI, contra o povo grego.

Lagarde diz ainda que não tem intenção de suavizar as condições impostas no pacote de austeridade da Grécia, afirma que o país tem de "fazer mais" para superar a crise e que deve aceitar que há "um preço" a pagar por ser membro da Zona Euro.

Em defesa do austeritarismo extremo, a ex-ministra de Sarkozy diz que a a zona euro tem de fazer um esforço maior para estimular o crescimento, não através de programas de estímulo, mas de reformas estruturais das suas economias.

Em contracorrente, o manifesto de apoio à Syriza, que apela “à solidariedade internacional com a democracia na Grécia” e manifesta o seu apoio à coligação “na luta por um governo que enfrente a catástrofe social e a bancarrota”, que foi subscrito inicialmente por mais de 250 personalidades continua a recolher muitas assinaturas de apoio.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)