Bloco quer que ministro das Finanças esclareça venda ruinosa do BPN ao BIC

02 de agosto 2011 - 17:08

O deputado João Semedo quer que o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, esclareça na Assembleia da República a venda do BPN ao BIC, uma operação que, além de ser ruinosa, “tem contornos de cambalacho”.

Bloco quer que Governo explique a operação "ruinosa" da venda do BPN ao BIC - Foto de Paulete Matos

“Esta operação, pelo que se conhece, tem contornos de cambalacho, de uma venda de favor, em que o comprador, antes de o ser já o era”, afirmou o deputado João Semedo nesta terça feira em conferência de imprensa na Assembleia da República.

Segundo a agência Lusa, o Bloco não considera suficiente a ida da secretária de Estado do Tesouro à AR, exigindo que seja o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, a explicar “a operação mais ruinosa de sempre para as finanças públicas portuguesas”.

O deputado João Semedo afirmou que “o Bloco de Esquerda exige informação detalhada sobre todas propostas de compra e sobre todas as condições da venda que o Governo veio a estabelecer com o BIC”.

Em requerimento ao Governo (aceda ao requerimento na íntegra), através do ministério das Finanças, o Bloco pergunta se o executivo vai divulgar “os valores e condições associadas às propostas de compra do BPN, nomeadamente do Montepio e do Núcleo Estratégico de Investidores, e o acordo de venda que estabeleceu com o BIC”

Pergunta ainda que razões o executivo invoca “para justificar o despedimento de metade dos actuais trabalhadores do BPN”, se o Estado “vai manter as garantias que prestou nos últimos anos ao Banco Português de Negócios e qual o seu valor total” e qual a “previsão do Governo relativamente ao montante total dos prejuízos para o Estado com os processos de nacionalização e reprivatização do BPN”.