Está aqui

Bloco organiza a 26, 27 e 28 de agosto o Fórum Socialismo 2016

O Bloco irá realizar nos próximos dias 26, 27 e 28 de agosto, em Santa Maria da Feira, a 10ª edição do Fórum Socialismo 2016 – Debates para a Alternativa. O Socialismo 2016 é um Fórum de Ideias aberto e plural. A entrada é livre, a participação também.

Consulta aqui o programa do Fórum Socialismo 2016, inscreve-te aqui e mais informações aqui.

O Fórum Socialismo é um espaço aberto de discussão e de ideias para a alternativa. São três dias de plenários, aulas e workshops sobre Economia, História, Cultura e Política.

A abertura da iniciativa terá lugar às 21h30 de 26 de agosto, sexta-feira, com uma sessão dedicada ao tema Perspetivas da Esquerda para o Brasil, que contará com as intervenções de Jean Wyllys, jornalista, professor universitário e político brasileiro, e de Joana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda.

Os trabalhos prosseguem no sábado, a partir das 10h30, com uma mesa redonda sobre Alternativas nas autarquias e inúmeros painéis onde estarão em discussão temas tão variados como Offshores e sistema financeiro, dívida, Angola, ativismo estudantil, rendas na energia, precariedade, trabalho sexual, Curdistão/Turquia, direitos dos animais, transexualidade ou a central nuclear de Almaraz.

Para as 18h15 está agendada uma sessão internacionalista e, após o jantar, seguir-se-á a projeção do filme “Exodus: A nossa viagem para a Europa”, com a posterior intervenção de Marisa Matias.

No domingo os debates recomeçam novamente às 10h30. Desobecer à Europa; Gentrificação: como expulsar pessoas das cidades; Uma política para os sem-abrigo; As esquerdas e os feminismos; Eutanásia: pelo direito à dignidade; Barreiras dos surdos na sociedade; Direitos dos imigrantes; 20 anos do RSI; ou ADSE: que caminho; são alguns dos temas dos painéis deste dia.

Catarina Martins fará o encerramento, a partir das 16h.

O Fórum Socialismo 2016 conta com intervenções de inúmeros outros dirigentes bloquistas, entre os quais Luís Fazenda, Pedro Filipe Soares e Mariana Mortágua, dos ex coordenadores Francisco Louçã e João Semedo, e de personalidades como o jornalista José Manuel Rosendo, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) Paulo Ralha, o economista Eugénio Rosa, o ex ministro do Equipamento, Planeamento e Administração do Território João Cravinho, o presidente do Sindicato dos Estivadores António Mariano, a deputada do PS Maria Antónia Almeida Santos, o jornalista e ex-chefe da Casa Civil da Presidência da República de Estado Alfredo Barroso, o docente do Instituto Superior de Economia e Gestão Carlos Farinha Rodrigues e o médico psiquiatra Júlio Machado Vaz.

O Fórum Socialismo 2016 irá realizar-se na Escola Secundária de Santa Maria da Feira, sita na Rua António Sérgio.

Estão previstos autocarros com saída e regresso, de Lisboa e do Porto. Na inscrição poderás referir se necessitas de transporte.

Podes consultar aqui o programa e inscrever-te aqui.

​​Para mais informações consulta a página bloco.org ou contacta-nos através do email [email protected] ou do número de telefone 213 510 510 (10h-19h de 2a a 6a). Podes ainda seguir a página do Fórum Socialismo no Facebook.

Termos relacionados Fórum Socialismo 2016, Política
(...)