Está aqui

Bloco desafia governo a travar aumentos das rendas sociais

O Bloco de Esquerda levou ao parlamento o debate sobre o aumento das rendas dos bairros sociais e a revisão do regime das rendas apoiadas, lembrando PSD e CDS dos seus compromissos quando estavam na oposição.
As rendas nos bairros sociais sofrem aumentos que vão até aos 1400%. Foto xpgomes/Flickr

“Veremos o que fazem os partidos do Governo e se agora que são Governo rompem com o que prometerem aos moradores dos bairros sociais quando eram oposição”, disse a deputada Rita Calvário na declaração política feita esta quinta-feira à tarde.

O Bloco de Esquerda já entregou uma proposta na Assembleia para que o Governo trave a intenção do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) de aumentar rendas nos bairros sociais. A deputada bloquista anunciou ainda que o Bloco irá "avançar com uma proposta de revisão do regime de renda apoiada, como no passado fizemos e contou com o voto favorável do CDS e a abstenção do PSD".

Mas desta vez, a bancada do PSD recebeu o anúncio com distância, falando na necessidade de "estudos concretos" e da "avaliação do impacto" da proposta na despesa pública.

O aumento previsto nas rendas chega aos 1400% nalguns casos. Rita Calvário diz que estes aumentos exorbitantes também se estão a sentir "no Bairro da Quinta do Cabral, no Seixal, com aumentos de mais de 200%. Ou no Bairro Rosa, no Pragal, e Bairro do Raposo, na Caparica, concelho de Almada. Existem casos em que as rendas aumentaram na ordem dos 800%, chegando mesmo ao seu valor máximo a famílias que estão no desemprego e em situação de forte vulnerabilidade social".

"Esta política é inaceitável. É de uma violência social extrema. A sua correcção é urgente e aquilo que se exige é, no mínimo, coerência dos partidos do Governo com o que aqui defenderam no passado", afirmou a deputada do Bloco, que também recordou à Assembleia as propostas do CDS nesse sentido. Em resposta, o deputado João Almeida disse acreditar que "uma das prioridades será certamente a da resolução da aplicação da renda apoiada e de não prejudicar mais este tipo de famílias, como foi a política do PS".

"Travar o aumento das rendas é a resposta da democracia"

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)