Está aqui

10 Vídeos da Greve Geral de 29 de Março

Apresentamos aqui 10 vídeos, entre os quais o das imagens da manifestação de Madrid, captadas pelo helicóptero que o Governo obrigou a aterrar, num claro ato de censura. O primeiro vídeo é do impressionante piquete que se concentrou na abertura do Corte Inglês na Praça da Catalunha no centro de Barcelona.

Além do vídeo do piquete do Corte Inglês em Barcelona, divulgamos mais nove vídeos, que dão uma imagem significativa da importante Greve Geral de 29 de março em Espanha.

Neles pode ver:

- Imagens captadas por helicóptero da importante manifestação de Madrid. O seu significado era tão forte e estava a ser transmitido por várias televisões da Europa, que o Secretário de Estado de Segurança do Governo espanhol ordenou que o helicóptero aterrasse, num claro e temeroso ato censório. Mais dados sobre este caso podem ser lidos no artigo El secretario de Estado de Seguridad censuró las imágenes aéreas de la marcha del 29-M de El Plural.

- Dois vídeos dos confrontos em Barcelona, um sobre o início da carga policial na Praça da Catalunha e outro denunciando a prisão de duas pessoas por polícias à paisana infiltrados junto dos manifestantes. A detenção na verdade assemelha-se muito a um rapto.

- O encerramento do Corte Inglês em Bilbau.

- Por fim, cinco vídeos de enormes manifestações em Donostia (San Sebastian, País Basco), Galiza, Vigo (também na Galiza), Valência e Madrid.

Apertura Corte Ingles #29MHuelgaGeneral

(...)

Neste dossier:

Espanha, depois da Greve Geral

Cem dias de governo do PP agravaram ainda mais a situação de Espanha, colocando-a no centro da crise europeia. Mariano Rajoy foi confrontado com uma greve geral, derrotado em eleições na Andaluzia e nas Astúrias, e perdeu a confiança dos seus sócios europeus, apesar de ser inteiramente submisso ao diretório e a Angela Merkel.
Dossier organizado por Carlos Santos.

Espanha na mira

É a soberania e a democracia o que irrita os “mercados”. Mas, ainda que cada vez mais afundada na sua condição de protetorado, em Espanha todavia há eleições, greves e cidadania. A hora da verdade aproxima-se da Europa e a Espanha poderá ser o elo fraco da cadeia. Por Rafael Poch.

Espanha: depois da greve, novo cenário social

Grande sucesso da paralisação traz novos desafios. Como manter a pressão sem desgastar o movimento? E como controlar episódios violentos? Por Albert Recio.

Os 100 dias de Mariano Rajoy no governo de Espanha

O saldo dos primeiros cem dias do governo de Mariano Rajoy é uma greve geral, o castigo de um mercado que não tem nenhum tipo de paciência política, a perda de mais de meio milhão de votos nas eleições regionais, o aumento do desemprego e um puxão de orelhas dos seus sócios europeus. Por Oscar Guisoni

Espanha entra na espiral da morte

O prémio de risco não parou de aumentar e ontem chegou aos 410 pontos, enquanto os juros dos títulos da dívida escalaram para 5,8%. Neste curso a Espanha não está só. Ontem também aumentou o prémio de risco de Itália, França, Grécia e Portugal. O de França escalou a 123 pontos, o de Itália a 378, o de Portugal a 1.050 e o da Grécia a 2.040 pontos. Por Marco Antonio Moreno

A manipulação dos dados sobre a greve geral

Este artigo revela as manipulações feitas pelos maiores jornais do país na informação dada sobre a greve geral. Por Vicenç Navarro

29-M em Euskal Herria: Greve a 100%

O ponto culminante foi dado pelas manifestações (ao meio dia e a meio da tarde): Nunca antes uma greve geral tinha gerado a enorme maré humana que passou pelas quatro capitais de Euskal Herria (País Basco). Por Josu Egireun

O orçamento do PP

O Orçamento do PP afundará a economia numa recessão gravíssima e deixa sem solução os seus problemas verdadeiros. Por Juan Torres López.

Amnistia fiscal para o cidadão da limusina e do iate

Quem não tenha contribuído com um só euro para os cofres públicos pagará a ninharia de 10% da quantia que devia ter pago. Por Gerardo Rivas

10 Vídeos da Greve Geral de 29 de Março

Apresentamos aqui 10 vídeos, entre os quais o das imagens da manifestação de Madrid, captadas pelo helicóptero que o Governo obrigou a aterrar, num claro ato de censura. O primeiro vídeo é do impressionante piquete que se concentrou na abertura do Corte Inglês na Praça da Catalunha no centro de Barcelona.