Está aqui

Sociedade

"Somos nós que temos respondido com coragem às necessidades emergentes de um país costurado por laços precários de trabalho escondidos sob o falso pretexto do recibo verde"
Fevereiro 23, 2017

Há 15 anos que me contratam com o falso intuito de trabalho temporário, de cobrir necessidades pontuais.
E há 15 anos que me vejo a desempenhar tarefas de responsabilidade duradoura e vínculos laborais que são tudo menos pontuais.
 Por Joana Leite

Professores em luta
Fevereiro 22, 2017

A Fenprof defende a criação de comissões em vários ministérios para resolver os problemas de precariedade  no ensino e investigação, que abrange dois terços do total dos precários identificados no relatório do governo.

Protestos na ilha do Farlo, na Ria Formosa
Fevereiro 22, 2017

Dezenas de moradores da ilha do Farol, em Faro, protestaram esta quarta-feira contra a demolição das casas pela sociedade Polis, que começou a tomar posse administrativa de 35 habitações naquela ilha barreira da ria Formosa.

Fevereiro 22, 2017

No capítulo dedicado a Portugal, o relatório sobre direitos humanos no mundo refere os despejos da Câmara da Amadora, as condições prisionais e os efeitos da austeridade na vida das pessoas com deficiência.

O racismo mata
Fevereiro 22, 2017

A associação antirracista critica as alterações à lei aprovadas pelo governo por não avançarem para a criminalização do racismo em Portugal.

Fevereiro 21, 2017

Quase 10 mil milhões de euros transferidos de contas portuguesas para esconderijos fiscais durante o governo do PSD/CDS passaram ao lado do controlo da autoridade tributária.

Fevereiro 21, 2017

“Existe um desalinhamento persistente e especialmente marcado entre os subsistemas público e privado independente. Notas atribuídas pelas escolas privadas em 2016 aos alunos do secundário foram mais altas em cerca de 0,67 valores do que as das escolas públicas.

Fevereiro 21, 2017

Os trabalhadores que exercem funções públicas terão tolerância de ponto no próximo dia 28 de fevereiro, segundo um despacho do governo. Governo PSD/CDS tinha abolido prática para agradar à troika.

Fevereiro 20, 2017

Dezenas de estudantes protestaram esta segunda-feira contra a passagem da Universidade de Coimbra a fundação. Diogo Barbosa, porta-voz do protesto, garantiu que os estudantes irão intensificar a ação reivindicativa.

Para os bloquistas as condições de trabalho na fábrica "envergonhariam qualquer país europeu"
Fevereiro 20, 2017

Bloco solicitou esclarecimentos ao Governo sobre a alegada violação dos direitos dos trabalhadores e das condições de segurança e saúde no trabalho na empresa de cerâmica Cifial.

João Goulão
Fevereiro 20, 2017

Em entrevista ao podcast Quatro e Vinte, João Goulão, diretor do SICAD e responsável pela implementação da descriminalização das drogas, defende mudanças na lei para afastar definitivamente os consumidores dos tribunais.

Bloquistas querem clarificar o conceito de "indivíduo com risco infeccioso acrescido". Foto Flickr
Fevereiro 20, 2017

Bloco dirigiu uma pergunta ao Governo exigindo a clarificação do conceito de "individuo com risco infeccioso acrescido" utilizado várias vezes na Norma da Direção Geral de Saúde.

Fevereiro 19, 2017

Os trabalhadores da SONAE - Logística do polo da Maia e da Azambuja, vão fazer uma greve de 24 horas no próximo dia 24 para reclamar aumentos salariais dignos tendo em conta que os lucros da empresa cresceram mais de 5,6 por cento em 2015.

Entrevista à advogada Rita Garcia Pereira.
Fevereiro 19, 2017

Entrevista a Rita Garcia Pereira, advogada e especialista no tema do assédio moral no trabalho sobre os principais problemas da atual legislação e os projetos de lei recentemente aprovados no parlamento. Por Joana Campos.

“Convivemos em condições de precariedade extrema, mesmo por baixo do nariz de Rui Moreira” - Foto de edifício da Câmara do Porto/wikimedia
Fevereiro 19, 2017

Há 18 anos que desempenho funções neste serviço concessionado, o mesmo número de anos em que várias trabalhadoras assinam contratos, ano após ano, de setembro a junho. Por João Pedro Silva

António Saraiva no Fórum Empresarial Algarve, Faro 18 de fevereiro de 2017 – Foto Luís Forra/Lusa
Fevereiro 18, 2017

António Saraiva, presidente da CIP, defendeu, neste sábado, a reestruturação da dívida pública portuguesa, mas “não na comunicação social, não na luta político-partidária”.

“A Caixa é de todos” e “Respeito pelos pobres” gritou a população do Teixoso na manifestação
Fevereiro 18, 2017

“A Caixa é de todos” e “Respeito pelos pobres” foram palavras de ordem gritadas pela população do Teixoso, que se manifestou contra o encerramento do balcão da CGD, já recolheu 3.500 assinaturas com o mesmo objetivo e vai continuar a luta.

Fevereiro 17, 2017

Teresa Monsanto, que integra o GTL, explicou ao Esquerda.net que a nova Associação de Estudantes da Faculdade de Letras de Lisboa pretende despedir o encenador Ávila Costa e, na prática, dissolver o grupo.

Fevereiro 17, 2017

O documento a exigir medidas para aliviar o peso das mochilas nas costas das crianças reuniu mais de 45 mil assinaturas. Estudo indica que 61% dos estudantes com 10 anos transportavam cargas excessivas, o mesmo acontecendo a 44% com 12 anos”.

Manuel Vicente terá dado 760 mil euros a Orlando Figueira para arquivar processos sobre branqueamento de capitais - Foto Monusco/ONU
Fevereiro 16, 2017

O Vice-presidente de Angola terá dado ao procurador 760 mil euros para arquivar dois processos sobre branqueamento de capitais.

Precariedade no Estado, testemunho de Jorge Paiva - Foto precarios.net
Fevereiro 16, 2017

Vamos publicar no esquerda.net alguns testemunhos de precários do Estado, sobre a sua vida e experiência. Neste texto, o testemunho de Jorge Paiva.

Precários do CHO recolhem assinaturas da sua petição.
Fevereiro 15, 2017

Representantes dos 180 trabalhadores precários do Centro Hospitalar reuniram com os grupos parlamentares e vão solicitar audição em Comissão.

Fevereiro 15, 2017

Os emigrantes lesados do BES decidiram marcar uma ação de protesto para 25 de fevereiro em frente à sede do banco, em Paris, devido à demora na resolução do seu problema.

Na sequência desta situação, os médicos acabam por prescrever terapias alternativas cuja eficácia é menor. Foto de Josué Goge/ Flickr
Fevereiro 15, 2017

A indústria farmacêutica está a desinvestir na produção de determinados fármacos para o tratamento de doenças oncológicas que não proporcionam lucros elevados devido ao seu baixo custo.

Mulher a chorar
Fevereiro 14, 2017

A violência no namoro é uma realidade cada vez mais expressiva e preocupante. Segundo dados da UMAR, um em cada quatro jovens consideram-na legítima.