Está aqui

Sociedade

“Além da exploração resultante dos salários miseráveis que estes imigrantes auferem, ainda são obrigados a viver em condições indignas”,afirmou a deputada do Bloco, Sandra Cunha. Foto de José Serrano/ Diário do Alentejo
Janeiro 18, 2017

Centenas de imigrantes são explorados no setor agrícola no Alentejo, onde auferem salários muito baixos e são obrigados a viver em condições degradantes.

Precariedade em debate com José Soeiro.
Janeiro 18, 2017

Comentário do deputado bloquista José Soeiro sobre a situação dos precários do Estado e medidas de combate à precariedade.

Janeiro 17, 2017

Um dia após a tomada de posse de Trump, Lisboa, Porto, Coimbra e Braga marcham para “Parar o assédio e construir a igualdade”: “Nem lá, nem cá, permitiremos a trumpização das nossas vidas”. #NãoSejasTrump

Racismo nas escolas em debate, com Cristina Roldão.
Janeiro 17, 2017

Comentário da investigadora Cristina Roldão sobre racismo no sistema educativo.

 Para a CGTP, “o Salário Mínimo Nacional (SMN) não pode servir como moeda de troca para manter as empresas numa situação de subsídio-dependência da Segurança Social e do Orçamento do Estado”
Janeiro 17, 2017

A CGTP critica a medida do Governo e apela ao Presidente da República a que não promulgue a redução da TSU paga pelas empresas, sublinhando que o custo da medida é de 120 milhões de euros.

A Comissão de Utentes contesta o silêncio do Governo em relação aos problemas existentes nos transportes públicos. Foto de Paulete Matos
Janeiro 16, 2017

A Comissão de Utentes dos Transportes de Lisboa promove nesta quarta-feira uma vigília de protesto junto à residência oficial do primeiro-ministro, por não ter obtido resposta sobre os problemas no setor.

David Dinis por António Pedro Santos - Lusa
Janeiro 16, 2017

Depois de José Vítor Malheiros, agora tambem os jornalistas Paulo Moura e Alexandra Lucas Coelho anunciam a saída do jornal Público.

Precários do CHO
Janeiro 16, 2017

A greve geral do setor da saúde, marcada para odia 20 de janeiro, pretende defender a aplicação das 35 horas semanais e o reforço de equipas.

Catarina Martins e Ricardo Robles em visita ao metro de Lisboa, foto de Paulete Matos
Janeiro 16, 2017

Em visita ao metro de Lisboa, Catarina Martins e Ricardo Robles propõem a reposição de investimento nos transportes públicos ao nível de há quatro anos.  

4º Congresso dos Jornalistas, por Miguel A. Lopes - Lusa
Janeiro 16, 2017

O 4º Congresso dos Jornalistas foi um momento forte do debate público que se centrou nos problemas laborais que degradam o jornalismo. 

Janeiro 15, 2017

Apesar da lei garantir o acesso a cuidados de saúde com isenção de taxas e custos para qualquer mulher grávida, uma cultura de discricionariedade e intolerância impede muitas imigrantes grávidas de serem acompanhadas. 

“A clandestinidade no setor está a aumentar, a reabilitação urbana está a criar milhares de postos de trabalho, mas uma grande parte desse trabalho é clandestino", denuncia o Sindicato da Construção Civil
Janeiro 13, 2017

A falta de “intervenção qualificada” levou o Sindicato da Construção Civil a criticar a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), e a pedir a demissão do Inspetor geral do Trabalho.

Caderno escolar.
Janeiro 13, 2017

Manifesto pela Democracia nas Escolas lança debate para iniciar período de discussão pública. Bloco está a preparar iniciativa legislativa sobre o tema.

Janeiro 13, 2017

As estatísticas da OCDE voltam a evidenciar o divórcio entre os números da produtividade e do tempo de trabalho realmente realizado.

A crise económica levou ao aumento da repressão em Angola, revela a HRW. Foto Rede Angola
Janeiro 13, 2017

A violação dos Direitos Humanos em Angola agravou-se em 2016, revela o relatório anual da Human Rights Watch que faz ainda referência à Guiné-Equatorial, Moçambique e Brasil.

Cartaz do quarto Congresso dos Jornalistas.
Janeiro 12, 2017

Declarações de Catarina Martins no quarto Congresso dos Jornalistas. Estudo revela que 37% dos jornalistas admitem que o medo de desemprego condiciona o seu desempenho.

Janeiro 12, 2017

Campanha tem como propósito exigir da Assembleia da República que a nacionalidade portuguesa seja atribuída a todos os nascidos em Portugal, independentemente da origem dos pais e do seu estatuto legal.

Janeiro 12, 2017

Federação de Sindicatos da Administração Pública adere à greve dos trabalhadores do setor da Saúde, a realizar-se a 20 de janeiro, e à paralisação dos trabalhadores não docentes das escolas, a ter lugar a 3 de fevereiro.

"Estão criadas as condições para os estivadores subirem a um patamar de representação igual ou superior ao dos grupos económicos portuários que dominam o país”, afirmou António Mariano. Foto de Paulete Matos
Janeiro 11, 2017

O Sindicato dos Estivadores alargou a sua área de representação para o âmbito geográfico nacional, passando a incluir os Açores e a Madeira.

“Os jovens que estão expostos ao marketing digital têm desenvolvido muito mais fortemente níveis altos de consumo de álcool”, diz Cunha Filho. Foto Senad
Janeiro 11, 2017

A exposição à publicidade a bebidas alcoólicas tem um enorme impacto no consumo entre os jovens, e a autorregulação da indústria não funciona, revela um estudo europeu.

aula
Janeiro 11, 2017

O reforço de 3.2 milhões no orçamento para as universidades e politécnicos servirá para cumprir a ordem do tribunal que garante o aumento salarial aos professores que subiram na carreira através de provas de agregação.

Para os trabalhadores, o encerramento de serviços não têm justificação. Foto da Lusa (arquivo)
Janeiro 11, 2017

A greve dos trabalhadores dos Serviços de Assistência Médico-Social (SAMS) teve uma adesão de 100 por cento, anunciaram fontes sindicais.

A escola secundária José Falcão necessita de obras urgentes, diz a APEE. Foto  Sky Scraper
Janeiro 10, 2017

Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, lançou uma petição alertando para a urgência de uma intervenção no estabelecimento de ensino.

Janeiro 10, 2017

Associações promovem carta aberta que pede “nova política de habitação e de ordenamento do território” e alerta para o facto de viver na capital ser hoje um “direito praticamente inacessível às famílias portuguesas”.

Janeiro 10, 2017

Manifestantes recebem Michel Temer com protestos à porta do hotel onde está hospedado em Lisboa.