Nas redes sociais, Bruno Silva ameaçava jornalistas e incitava ao ódio e à violência contra cidadãos brasileiros. Agora tornou-se o primeiro acusado por estes crimes a ficar preso preventivamente.
Escolas encerradas, serviços de saúde e justiça com perturbações e forte adesão nos serviços das autarquias e administração pública. Esta é a expetativa dos sindicatos para a paralisação de 24 de outubro.
Dados do INE do segundo trimestre confirmam que o aumento dos preços não parou de acelerar face ao trimestre anterior, alcançando um preço mediano de 2.065 euros por metro quadrado.
Um apoiante do Chega com 30 anos foi detido por ameaças a uma jornalista e incitamento ao ódio e violência contra cidadãos brasileiros. Diretor da Judiciária alerta para o crescimento deste tipo de crimes.
Um relatório referente a uma visita a Portugal feita em 2024 revela casos de uso indevido da força por parte das autoridades, não comunicação de abusos e obstáculos à sua investigação.
Relatório preliminar ao acidente diz que o cabo do elevador não estava certificado para uso em transporte de pessoas. A administração da Carris culpa a anterior pela compra do cabo e o IMT pelas verificações de segurança. O diretor de manutenção do modo elétrico foi demitido.
Precisamos de pessoas que exijam a menopausa nos curricula escolares e sem tabus, que reconheçam os seus impactos nos locais de trabalho e acolham quem os vive, que falem dela na Assembleia da República, que marchem por ela nas ruas.
A organização de defesa dos direitos humanos defende que é discriminatória e viola dos direitos das mulheres de se vestirem como optarem. A deputada bloquista Andreia Galvão tinha intervindo na sexta-feira no mesmo sentido na Assembleia da República.
A Microsoft Portugal perdeu autonomia numa recente reorganização. Ao nível internacional, calcula-se que a empresa-mãe tenha cortado perto de 17.000 empregos só neste ano.
Resistente antifascista, foi uma figura marcante da historiografia portuguesa com obras influentes sobre a Inquisição e a presença islâmica no nosso território.
Os trabalhadores portugueses da Bases das Lajes estão com salários em atraso. O Bloco de Esquerda fez aprovar uma moção no parlamento regional instando o governo a desenvolver esforços diplomáticos imediatos junto dos EUA com vista à regularização da situação.
A Teleperformance despediu mais de 240 trabalhadores em Portugal de forma brusca, através de um vídeo gravado. José Abrantes, dirigente do SINTTAV, fala ao Esquerda.net sobre este processo.
Estudo publicado pela Comissão Europeia aponta Portugal como o país da UE com os preços da habitação mais sobrevalorizados e onde o alojamento local mais fez subir o preço da casas.
O Ministério Público acusou dois agentes da PSP de terem mentido sobre a presença de uma faca junto ao corpo do cozinheiro cabo-verdiano morto pela polícia na Cova da Moura.
Prosseguem as mobilizações internacionais pelo fim da ocupação da Palestina e por uma paz duradoura em Gaza. Hoje há greves em Espanha e no domingo Lisboa volta a manifestar-se.
As contas feitas pela federação sindical apontam para um Orçamento que não valoriza a profissão docente nem cria condições para atrair e fixar professores. Pelo contrário, há um “desinvestimento contínuo” que “fragiliza o ensino público e abre caminho à progressiva privatização e mercantilização de Educação”.
Trabalhadores foram informados pelo CEO do ramo português da multinacional dos call-centers e ficaram logo sem acesso à rede informática. Delegações de Gaia, Covilhã e Lisboa estão abrangidas pelo despedimento coletivo.