Está aqui

Sociedade

Para o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, a fundamentação do acórdão do coletivo de juízes do STA, proferido em 2015, demonstra “os preconceitos” que prevalecem no sistema judiciário português. Foto de www.wikipedia.pt.
Julho 25, 2017

Portugal violou a Convenção Europeia dos Direitos Humanos, quando o Supremo Tribunal Administrativo reduziu a indemnização devida a uma mulher, vítima de negligência médica numa cirurgia ginecológica, baseando-se na desconsideração da vida sexual de “uma mulher de 50 anos”.

Ciência: Provedor de Justiça recomenda medidas para combater falsas bolsas
Julho 25, 2017

José de Faria Costa recomenda a revisão do Estatuto do Bolseiro de Investigação para que seja reforçada a penalização das instituições que recorrem a bolseiros “para satisfação das necessidades permanentes dos serviços”.

Julho 24, 2017

Um dos objetivos da paralisação passa por parar a ofensiva da Administração contra a contratação coletiva e os direitos sociais. A greve tem início às 0h da próxima quarta-feira e termina às 6h de segunda-feira.

Fonte: Facebook do Movimento PEPAC - Precários do Estado.
Julho 23, 2017

O estudo, publicado pelo “Movimento PEPAC - Precários do Estado”, confirma que oito em cada dez dos inquiridos continuam desempregados desde que terminaram o estágio na Administração Pública.

Foto de Miguel A. Lopes, Lusa.
Julho 22, 2017

A investigação da Comissão Europeia à compensação paga pela EDP foi fechada no tocante aos indícios de “auxílio de Estado ilegal”. Atual governo terá validado legitimidade da opções governativas de 2007.

Faixa da manifestação contra os despedimentos na PT. Foto esquerda.net.
Julho 22, 2017

Os trabalhadores passarão a exercer as mesmas funções em empresas do grupo Altice - a Tnord e a Sudtel -, empresas que não apresentam garantias de viabilidade económica.

Foto de Paulete Matos.
Julho 22, 2017

No ano letivo 2016/2017, o Ministério da Educação contratou mais de 35 mil professores, dos quais 6 675 para horários completos e anuais. No entanto, abriu apenas 3 019 vagas no concurso extraordinário. 

Julho 21, 2017

Cerca de cinco mil trabalhadores participaram na concentração, em frente à sede da PT/MEO, contra os despedimentos fraudulentos da Altice. José Soeiro reiterou a necessidade de o Governo intervir “para parar esta fraude que tem vindo a desmembrar a PT".

Julho 21, 2017

A continuação dos “abusos e ilegalidades na organização dos horários" dos professores podem levar a Fenprof a avançar para uma greve, afirmou Mário Nogueira. A Fenprof organiza um encontro nacional a 4 de outubro.

Prosegur exige dinheiro para desempregados trabalharem no aeroporto
Julho 21, 2017

Segundo avança a Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis, a multinacional, que presta serviços de segurança no aeroporto de Lisboa, está a recrutar trabalhadores, mas exige o pagamento de 300 euros para a formação e mais 100 euros para processos administrativos.

Julho 20, 2017

Os trabalhadores da EMEF protestaram esta quinta-feira contra o despedimento de 10 trabalhadores precários das oficinas de Santa Apolónia.

Julho 20, 2017

A ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável alerta que “este ano terão sido (ou serão ainda) aplicados nas estradas nacionais, pelo menos, 51 mil litros de glifosato”. A aplicação de herbicidas abrange três distritos: Viseu, Coimbra e Santarém.

Piménio Ferreira sobre as comunidades ciganas em Portugal. Foto de http://apenasfumaca.pt/.
Julho 20, 2017

O projeto de media independente É Apenas Fumaça conversou com Piménio Ferreira, engenheiro físico e ativista cigano. Por que existe tanta ciganofobia em Portugal e como combatê-la são as questões que norteiam a entrevista disponível em podcast.

Dois polícias de costas, foto de Paulete Matos.
Julho 19, 2017

Nos primeiros seis meses deste ano foram registadas 411 queixas e denúncias contra as forças de segurança. A maioria corresponde a agressões físicas.

Foto precarios.net
Julho 19, 2017

Até ao final de julho, as direções dos serviços do Estado deverão indicar os precários que trabalham para cada departamento, um processo para o qual o Secretário Geral da CGTP exige mais atenção.

Foto de Paulete Matos.
Julho 18, 2017

A degradação do Metro de Lisboa agravou-se com o desinvestimento e austeridade da troika, com uma perda acumulada de mais de 100 milhões de passageiros entre 2011 e 2015 no metro de Lisboa.

Manuel Heitor no parlamento. Foto Manuel de Almeida/Lusa
Julho 18, 2017

O Ministro da Ciência anunciou no parlamento que pediu uma auditoria à Inspeção-Geral da Ciência sobre o cancelamento de bolsas, mas mantém "total confiança política e técnica" no presidente da FCT.

Julho 17, 2017

O candidato independente pelo Bloco à Junta de Freguesia de Olhão, e deputado na Assembleia Municipal de Olhão, morreu esta segunda-feira, aos 65 anos, vítima de doença prolongada. Domingos Terramoto é lembrado como exemplo na luta pela liberdade, democracia e justiça social.

Julho 17, 2017

Os encargos para o Estado com as 32 parcerias público-privadas atingiram 510.3 milhões de euros no primeiro trimestre do ano. PPP rodoviárias representaram 78% do valor total.

Julho 15, 2017

A Ordem dos Médicos vai abrir um inquérito às afirmações do cirurgião Gentil Martins numa entrevista em que defende que a homossexualidade é “uma anomalia e desvio da personalidade”. 

Julho 14, 2017

A concretizar-se o negócio da compra da TVI pela Altice, o Estado deve nacionalizar a rede TDT, defende a Comissão de Trabalhadores da RTP.

Julho 14, 2017

O sindicato que representa a CGTP em muitas comissões bipartidas para a integração de precários do Estado decidiu abandoná-las em protesto pela exclusão de muitos trabalhadores. Essa denúncia mostra que a presença sindical é “insubstituível”, dizem os Precários Inflexíveis.

Secretário de Estado e Ministro da Cultura. Foto de António Cotrim, Lusa (arquivo).
Julho 14, 2017

O governo lançou uma reforma dos apoios às artes e organizou reuniões de debate com criadores. No entanto, não distribuiu nem publicou o decreto-lei que define a reforma.

Julho 14, 2017

A greve de zelo por um salário adequado à função que desempenham está a decorrer em vários hospitais e maternidades. A luta vai endurecer com uma greve total a partir de 31 de julho, avisam os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia.

Julho 13, 2017

Os peticionários contestam a intenção de privatizar uma sucursal que é rentável, conta com 48 agências espalhadas junto da comunidade portuguesa  emigrante e emprega 500 trabalhadores.