Está aqui

Política

Julho 22, 2017

Numa mensagem oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa considera a maioria absoluta de 1987 um "feito notável", fruto do "carisma e determinação" de Cavaco Silva.

Catarina Martins em visita a Norchapa, em Fafe. Foto de Hugo Delgado, Lusa.
Julho 21, 2017

Em visita a Fafe, Catarina Martins apoiou as manifestações dos trabalhadores da PT/Altice: “O que a Altice está a fazer é tentar utilizar artifícios legais que nada têm a ver com despedimentos, para despedir. Está a tentar dobrar a lei". 

Ribeiro e Castro, candidato à Assembleia Municipal de Sintra e Marco Almeida, candidato à Câmara Municipal. Foto Bloco.org
Julho 21, 2017

O candidato do PSD/CDS à Assembleia Municipal de Sintra assumiu a defesa das declarações homofóbicas do médico Gentil Martins, acusando uma deputada socialista que as criticara de “ter a escola de direitos humanos da Gestapo e da Stasi”.

Julho 21, 2017

“Não podemos perder o turismo para a cidade, mas também não podemos perder a cidade para o turismo”, afirmou o candidato do Bloco à Câmara de Vila Nova de Gaia.

Julho 21, 2017

No largo da Afurada, em Gaia, Catarina Martins falou sobre a sessão legislativa e as conquistas do Bloco de Esquerda: “Hoje, quando alguém liga o rádio, não liga com medo do corte que vai ter, mas sim com a expectativa do direito reconquistado”

Julho 20, 2017

Em resposta a um pedido de esclarecimento do deputado bloquista Jorge Costa, o Governo informa que vai recusar o subsídio atribuído pelo anterior executivo à central solar da Generg, detida pelo fundo NovEnergia, do ex-secretário de Estado do Ambiente Carlos Pimenta.

Julho 20, 2017

O novo diploma resulta de uma Apreciação Parlamentar de iniciativa do Bloco. Para Luís Monteiro, a publicação da nova lei "significa um pequeno grande passo no combate à Precariedade no Ensino Superior e na Ciência." 

Julho 19, 2017

A aprovação do novo Regime Jurídico das Ações de Arborização e Rearborização (RJAAR) põe fim à liberalização do eucalipto aprovada sob o governo anterior. O Partido Comunista, votando ao lado da direita, impediu a criação do Banco Público de Terras.

Caixa Geral de Depósitos, foto de Paulete Matos.
Julho 19, 2017

"Doze meses de trabalho não podem ficar sem consequências. O Bloco entregará as suas conclusões ao Ministério Público para as investigações que entender", disse Moisés Ferreira.

Ricardo Robles – Foto de Paulete Matos
Julho 19, 2017

Ricardo Robles apresentou uma proposta de deliberação na Assembleia Municipal de Lisboa, aprovada com os votos contra apenas do Partido Socialista, que obriga à discussão pública sobre as opções de expansão do Metro de Lisboa.

O Bloco quer "blindar a lei" para que as empresas não possam "agora e no futuro recorrer a esta figura para de forma perversa encapotarem despedimentos e fragilizarem relação de trabalho”, diz José Soeiro. Foto de António Cotrim, Lusa. 
Julho 19, 2017

"O que está a acontecer na PT é, além de um assédio moral em larga escala, a utilização fraudulenta e abusiva de uma disposição que foi feita para proteger os trabalhadores", disse José Soeiro na apresentação do projeto de lei do Bloco.

Julho 18, 2017

O governo rejeitou os projetos do Bloco mas aceitou alterações às suas próprias propostas - redução do eucaliptal, entre outras - para permitir a sua viabilização pelo Bloco.

A Coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu, esta terça-feira, que “está na hora de obrigar os EUA a pagar por todos os danos provocados pela utilização militar da Base das Lajes”.
Julho 18, 2017

Numa visita à Ilha Terceira, nos Açores, Catarina Martins defendeu que “é preciso um projeto económico diferente para a região” e que “os governos nacional e regional têm de exigir indemnizações aos EUA."

O Liberdade 2017 terá lugar entre os dias 26 e 31 de Julho, no parque de campismo de São Gião, Serra da Estrela.
Julho 18, 2017

A Coordenadora Nacional de Jovens do Bloco de Esquerda organiza, entre os dias 26 e 31 de julho, o Acampamento Liberdade 2017. As inscrições ainda estão abertas e o programa foi atualizado.

Apresentação da Candidatura Autárquica do Bloco em Alenquer.
Julho 18, 2017

A melhoria da qualidade de vida da população, de todos e sem exclusões, é o centro da candidatura. José Machado é o candidato à Assembleia Municipal.

Bloco apresenta queixa-crime contra candidato do PSD a Loures por referências à comunidade cigana
Julho 18, 2017

Novas declarações racistas e xenófobas de André Ventura ao jornal “i” motivam nova queixa promovida por Fabian Figueiredo, candidato do Bloco de Esquerda em Loures, desta feita à Procuradoria-Geral da República e à Ordem dos Advogados. Notícia atualizada às 17h55, 18.07.17.

Um dos aspetos mais importantes da nova lei é a introdução de um mecanismo para proteger os trabalhadores de um possível despedimento, durante o processo de regularização. Foto de Paulete Matos.
Julho 17, 2017

A Lei 55/2017 foi publicada esta segunda-feira e reforça os mecanismos processuais usados para travar falsos “recibos verdes”, aplicando-os a todas as formas de trabalho não declarado, incluindo falsos estágios, falso voluntariado, falsas bolsas e trabalho informal.

Julho 17, 2017

Na apresentação da candidatura a Odivelas, Paulo Sousa acusou o PS e o PSD de transformarem o concelho “numa república da opacidade”. Cláudia Elias, candidata à Assembleia Municipal, quer o Bloco como “a voz que defende os serviços públicos, que não se cala perante discriminações.”

Julho 16, 2017

A equipa do INEM que levou ao hospital os jovens da Cova da Moura espancados na esquadra de Alfragide em 2005 registou os ferimentos como “queda acidental”. Atualização: o INEM desmentiu a notícia.

Julho 16, 2017

Catarina Martins reforçou que existem fundos de prevenção de catástrofes no âmbito europeu que devem servir para evitar que se repitam incêndios como o de Pedrógão Grande.

Julho 16, 2017

Helena Pinto é a candidata do Bloco à Câmara. A independente Graça Martins ocupa o segundo lugar da lista. Já a candidatura à Assembleia Municipal é encabeçada por João Carlos Lopes, seguido de Rui Alves Vieira, também ambos independentes.

 

Julho 15, 2017

"Se a Altice está em condições financeiras para anunciar um dos maiores negócios de sempre, como é que está a despedir mais de três mil trabalhadores na PT?", questionou Catarina Martins. Bloco vai apresentar projeto para travar despedimentos na empresa. 

Catarina Martins e Mário Gonçalves na apresentação da candidatura do Bloco de Esquerda em Vila Real. Foto esquerda.net
Julho 15, 2017

A candidatura pretende acabar com as barreiras para as pessoas com deficiência em Vila Real e  conta com 80% de candidatos independentes. Catarina Peniche é a candidata à Assembleia Municipal.

Julho 15, 2017

No dia em que a Altice anunciou a compra da Media Capital, Catarina Martins defendeu a necessidade de travar os despedimentos na PT e defender a capacidade produtiva do país, em vez da “subserviência a quem tem mais dinheiro”.

Julho 14, 2017

Catarina Martins apresentou em Bragança a candidatura de José Freire à Câmara Municipal e defendeu mais investimento público na habitação.