Está aqui

Política

Os dirigentes e ativistas do Bloco vão marcar presença na manifestação dos lesados do BES, em Paris. Foto de de Ian Langsdon/Epa/Lusa
Fevereiro 19, 2017

O núcleo Europa do Bloco de Esquerda vai reunir-se a 25 de fevereiro, em Paris, para analisar as propostas relativas ao recenseamento dos emigrantes portugueses residentes no continente europeu.

Catarina Martins defendeu a paragem das demolições de habitações na Ria Formosa - Foto de Luís Costa
Fevereiro 19, 2017

Catarina Martins defendeu a paragem das demolições de habitações na Ria Formosa, que haja reflexão sobre o problema das ilhas-barreira e uma classificação dos núcleos históricos, como “a AR já aprovou”. O Bloco espera que o governo cumpra o prometido.

Fevereiro 18, 2017

“O Bloco foi oposição porque o Partido Socialista governou Lisboa com poder a mais e esquerda a menos, com muito fechamento e pouco foco no interesse público”, afirmou Ricardo Robles, candidato à Câmara de Lisboa na conferência nacional do Bloco de Esquerda. Leia aqui a sua intervenção na íntegra.

"Bloco será o mais acérrimo lutador contra qualquer processo de descentralização que signifique poder não escrutinado ou poder absoluto de redes clientelares" afirmou Catarina Martins, no encerramento da Conferêncai Autárquica do Bloco
Fevereiro 18, 2017

No encerramento da conferência autárquica do Bloco de Esquerda, Catarina Martins considerou o projeto do PS de descentralização “perigoso”, realçou que o partido vai combater a precariedade nas autarquias e apresentou Ricardo Robles, como candidato do Bloco à Câmara de Lisboa.

Ricardo Robles – Foto de Paulete Matos
Fevereiro 18, 2017

Entrevista com Ricardo Robles, candidato do Bloco de Esquerda à presidência da Câmara de Lisboa e atual líder da bancada bloquista na Assembleia Municipal.

Fevereiro 17, 2017

Foi discutido esta semana na Assembleia da República um projecto de resolução do Bloco de Esquerda para o pagamento dos salários em atraso e das compensações devidas aos trabalhadores despedidos da Casa do Douro.

Madeira
Fevereiro 17, 2017

A investigação “Money Island” junta jornalistas alemães, austríacos, franceses e espanhóis no rasto da evasão fiscal através do offshore da Madeira.

Fevereiro 17, 2017

A recomendação para que a tarifa social de eletricidade passe a ser aplicada nos Açores de forma automática foi aprovada esta quinta-feira por unanimidade no parlamento, por proposta do Bloco de Esquerda.

Fevereiro 17, 2017

O grupo municipal bloquista, liderado pelo deputado Ricardo Robles, considera que “não é possível admitir que o Presidente da Câmara Municipal, através da Associação de Turismo de Lisboa, promova este tipo de atividades na cidade".

Fevereiro 17, 2017

Erradicar a precariedade “é não só possível como tem de ser a luta principal dos próximos anos no mundo do trabalho. Vamos fazê-la com a determinação de sempre. Hoje temos mais instrumentos do que nunca para sermos bem-sucedidos”, afirmou Catarina Martins.

Fevereiro 16, 2017

A proposta do Bloco de Esquerda quer garantir a participação igualitária de homens e mulheres em todos os órgãos de tomada de decisão e liderança do Estado, das fundações e empresas públicas.

Ricardo Robles indicado como candidato à Câmara de Lisboa pelos militantes do Bloco -Foto de Paulete Matos
Fevereiro 15, 2017

O plenário concelhio de Lisboa do Bloco de Esquerda indicou o nome de Ricardo Robles, líder da bancada bloquista na Assembleia Municipal, para cabeça de lista à Câmara de Lisboa.

Bloco apresentou anteprojeto de despenalização da morte assistida - Foto de _alberto_biscalchin_fkr
Fevereiro 15, 2017

Na apresentação, José Manuel Pureza salientou: “O desafio que estamos aqui a assumir é o da ampliação dos direitos, da tolerância e da razoabilidade na sociedade portuguesa”.

Bloco apresenta anteprojeto de lei de despenalização da morte assistida nesta quarta-feira, 15 de fevereiro
Fevereiro 14, 2017

Nesta quarta-feira, o Bloco de Esquerda promove uma audição pública na AR às 18h com a participação de Inês Godinho, João Semedo e José Manuel Pureza, onde será apresentado o anteprojeto de lei de despenalização da morte assistida, do Bloco de Esquerda.

“Todos os anos a Endesa e a Iberdrola beneficiam de lucros milionários que resultam de uma central muito antiga que já devia estar encerrada... É por essa ganância que se mantém em funcionamento uma central nuclear que já devia estar a fechar”, realçou Jorge Costa
Fevereiro 14, 2017

Endesa e Iberdrola recusaram prestar declarações ao parlamento português sobre a central nuclear de Almaraz. Deputado Jorge Costa do Bloco de Esquerda critica: “Endesa e Iberdrola tomaram decisão errada de virar as costas aos representantes do povo português!”

Fevereiro 14, 2017

Catarina Martins recorda que Bloco sempre lutou pela transparência de “forma muito coerente e muito determinada” e sublinha que “Governo não geriu o processo da administração da Caixa da melhor forma”.

Fevereiro 14, 2017

A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu esta segunda-feira uma  “penalização muito intensiva” para as empresas que abusam das situações de precariedade, caso contrário esse abuso compensará "sempre".

Fevereiro 13, 2017

Paulino Ascenção quer acabar com a burocracia e a espera pelo reembolso do subsídio social de mobilidade, que é devido aos residentes das regiões autónomas quando adquirem bilhetes de ligações aéreas ao continente.

Manuel Machado
Fevereiro 13, 2017

Manuel Machado diz que “o Estado está dependente da ‘outsourcização’” e que a integração destes trabalhadores “é um ato de soberania” que se deve estender às autarquias.

Catarina Martins fala no 2º Encontro Nacional +60
Fevereiro 11, 2017

Catarina Martins afirmou que o Bloco está a negociar com o PS acabar com a dupla penalização das reformas antecipadas e a majoração das carreiras mais longas, medidas que devem avançar até ao final de março.

Mariana Mortágua no parlamento. Foto de José Sena Goulão
Fevereiro 11, 2017

Mariana Mortágua critica regresso de Luís Costa Ferreira ao Banco de Portugal por "conflitos de interesse óbvios e inaceitáveis". Bloco exige que Banco apresente pareceres da Comissão de Ética sobre a nomeação.

Fevereiro 10, 2017

Deputadas bloquistas Sandra Cunha e Mariana Mortágua pedem esclarecimentos sobre esta situação e questionam o executivo sobre as medidas que pensa adotar para dar resposta à situação gravíssima em que se encontram as famílias despejadas do Bairro 6 de Maio.

Fevereiro 10, 2017

Catarina Martins almoçou com várias gerações de feministas que lutaram pelo direito à interrupção voluntária da gravidez e pelos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres para celebrar os 10 anos da vitória do Sim no referendo do aborto de 2007.

Fevereiro 9, 2017

Bloquistas preparam novo ciclo autárquico em conferência nacional, que terá lugar em Lisboa, no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária.

Catarina Martins
Fevereiro 8, 2017

No debate quinzenal com o primeiro-ministro, António Costa comprometeu-se a envolver representantes dos trabalhadores na avaliação caso a caso da situação dos precários do Estado.