Está aqui

Política

Março 25, 2017

Isabel Pires reafirmou no Parlamento o repúdio pelas declarações proferidas por Jeroen Dijsselbloem que classificou como “preconceituosas, machistas e xenófobas”.

Catarina Martins na Assembleia de Trabalhadores. Foto esquerda.net
Março 25, 2017

Catarina Martins afirmou que o Bloco quer fazer parte de uma mudança para que o poder político deixe de ser arrogante e passe a respeitar as pessoas que foram as mais sacrificadas de sempre porque nem tiveram tempo para ser crianças.

Paulo Sousa. Foto de Paulete Matos
Março 24, 2017

"O concelho de Odivelas é governado há demasiado tempo por uma coligação entre PS e PSD. Neste mandato que agora termina, o Partido Socialista, tendo uma maioria à esquerda nos órgãos municipais, preferiu aliar-se à direita."

Março 24, 2017

O Bloco apresentou as propostas que vai levar a discussão na apreciação parlamentar ao decreto-lei do regime transitório apresentado pelo governo.

Caixa Geral de Depósitos
Março 24, 2017

Mariana Mortágua criticou o dogmatismo da Comissão Europeia que impôs uma taxa de juro "lesiva" para a Caixa Geral de Depósitos. Paralelamente, o défice de 2,1% não serve os interesses do país.

Chantal Mouffe, foto de Heinrich-Böll-Stiftung/flickr
Março 24, 2017

Numa conferência organizada pelo Teatro Maria Matos, a ensaísta criticou os partidos social-democratas que "são de facto partidos que se tornaram social-liberais."

Março 23, 2017

O deputado bloquista José Soeiro diz que é importante valorizar as carreiras contributivas mais longas e que a negociação com o governo prossegue para trazer justiça a quem mais trabalhou.

Catarina Martins condenou as declarações do presidente do Eurogrupo e denunciou a política de humilhação da UE
Março 22, 2017

No debate com o primeiro-ministro, Catarina Martins condenou as declarações do presidente do Eurogrupo e denunciou a política de humilhação da UE, destacou a necessidade de defender a CGD e apontou que o programa Peres devia ser só para as pequenas empresas.

O  Bloco de Esquerda lembra que, “sem o NISS”, nenhum trabalhador ou trabalhadora imigrante pode obter um contrato de trabalho ou ter autorização de residência
Março 22, 2017

No distrito há atrasos significativos na emissão do Número de Identificação da Segurança Social (NISS), a cidadãos de origem brasileira. O Bloco de Esquerda afirma que é uma “situação de discriminação” e questiona o governo.

“O senhor Djisselbloem não tem nenhumas condições para permanecer à frente do Eurogrupo", declarou nesta terça-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva
Março 21, 2017

"Hoje, no Parlamento Europeu, muita gente entende que o presidente do Eurogrupo não tem condições para permanecer à frente do Eurogrupo e o governo português partilha dessa opinião", declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros português em Washington.

Março 21, 2017

“Declarações de Jeroen Dijsselbloem são profundamente preconceituosas, xenófobas e sexistas”, acusa a deputada Isabel Pires. Bloco de Esquerda avança com voto de repúdio na Assembleia da República.

Março 21, 2017

Bloco recorda o papel de McGuinness na causa da reunificação da Irlanda e o seu papel determinante nos processos de paz da Irlanda do Norte. 

Março 21, 2017

Bloco de Esquerda anunciou esta terça-feira que irá propor que as pessoas com deficiência a partir dos 16 anos possam beneficiar de assistência pessoal e defendeu a liberdade de escolha do profissional a prestar esse apoio.

Março 21, 2017

PS chumba todas as propostas de audição da oposição e só aceita ouvir-se a si próprio. Comissões da Assembleia Municipal de Lisboa, que acompanham o processo de suspensão das obras da Segunda Circular, só vão poder ouvir Presidente da Câmara e dois vereadores do executivo.

Março 20, 2017

A apresentação dos candidatos e candidatas do Bloco em Viseu teve lugar esta segunda-feira, durante um almoço que contou com a presença da coordenadora bloquista Catarina Martins.

Março 20, 2017

Catarina Martins frisou que não pode haver lugar a despedimentos na Caixa Geral de Depósitos (CGD) e que o plano de reestruturação não pode pôr em causa “a presença do banco em todo o território nacional”.

Março 20, 2017

Vítima de ataque cardíaco, Vítor Pulido morreu este sábado, dia 18 de março, aos 68 anos. O velório terá lugar a partir das 18h na capela da Casa de Saúde da Idanha. O seu corpo seguirá para o cemitério de Belas às 11h30 de terça-feira.

Março 20, 2017

Numa nota ao jornal Público, o Bloco assinala que não aceita que as suas posições "para as quais Miguel Portas contribuiu (neste caso, de forma decisiva) sejam publicamente falseadas”. “Pedimos apenas um pouco mais de rigor. E, já agora, de pudor”, lê-se na missiva.

Março 19, 2017

Reagindo às declarações de Assunção Cristas, Catarina Martins frisou que “a direita que aumentou as rendas será incapaz de dar uma resposta pelo direito das pessoas”. Assim como o PS, “como se vê com Medina em Lisboa ou com o apoio a Rui Moreira no Porto”.

Catarina Martins discursa na abertura da 6ª Conferência Nacional de Jovens do Bloco
Março 18, 2017

Conferência irá decorrer até ao final da manhã de domingo. Na abertura, Catarina Martins apelou ao ativismo dos jovens do Bloco por uma maior democratização do ensino e destacou a importância do combate à praxe.

Protesto contra a precariedade nas autarquias de Lisboa
Março 18, 2017

Campanha contra a precariedade da CGTP junta trabalhadores precários da Câmara e Juntas de Freguesia. Ricardo Robles, presente no protesto, defendeu que “a Câmara, como principal empregador do município, tem de ser a primeira a dar o exemplo”.

Catarina Martins discursa na Maia.
Março 18, 2017

Catarina Martins exigiu um limite aos leques salariais das empresas para uma maior distribuição da riqueza, evitando disparidades salariais como as da EDP ou do Pingo Doce.

Cadeiras do plenário do parlamento europeu.
Março 17, 2017

Numa nota ao jornal Público, Bloco desmente artigo de Rui Tavares em que o ex-eurodeputado afirma que foi eleito com um programa que defendia uma Constituição para a UE e a criação de um Senado Europeu.

Bloco quer ouvir Mário Centeno sobre a reestruturação da CGD
Março 17, 2017

O Bloco de Esquerda quer que Mário Centeno explique o processo de reestruturação da CGD, “nomeadamente sobre o encerramento de balcões e redução do número de trabalhadores”.

A marcha por uma 6ª República realiza-se neste sábado, 18 de março, a partir das 14 horas, entre a Praça da Bastilha e a Praça da República, em Paris
Março 17, 2017

Realiza-se neste sábado em Paris, a Marcha por uma 6ª República de apoio à candidatura de Jean-Luc Mélenchon à presidência de França. O núcleo Europa do Bloco de Esquerda participa e apela à comunidade portuguesa a que se junte a esta marcha.