Está aqui

Política

Pescadores nos Açores
Janeiro 19, 2017

“Entre a União Europeia e o apoio aos pescadores, o Governo Regional escolheu, mais uma vez, o elo mais forte”, acusou a deputada Zuraida Soares após o chumbo da proposta bloquista.

Janeiro 19, 2017

A petição do movimento Direito a Morrer com Dignidade vai a debate na Assembleia da República e o Bloco de Esquerda anunciou que apresentará em seguida um projeto de lei sobre a matéria.

“É preciso acabar com esta transferência de dinheiro público para o setor privado da saúde”, afirmou Catarina Martins. Foto de Paulete Matos
Janeiro 19, 2017

Catarina Martins lamentou a falta de investimento na saúde e afirmou que o Serviço Nacional de Saúde tem capacidade para facultar aos utentes meios de diagnóstico em hospitais públicos, em vez de recorrer ao privado.

"Bloco não quer transformar um debate político num debate jurídico-contabilístico. Foto de Nuno Veiga/Lusa
Janeiro 18, 2017

O Bloco anunciou esta quarta-feira que vai utilizar o seu agendamento potestativo do próximo dia 25 de janeiro para debater as apreciações parlamentares que pedem a redução da Taxa Social Única (TSU).

Luís Monteiro na manifestação da ABIC
Janeiro 18, 2017

O Bloco apresentou propostas de alteração que garantem o acesso à carreira e mantêm o nível remuneratório.

Janeiro 18, 2017

As taxas de juro subiram por inação do Governo? A culpa é da maioria parlamentar apoiada por bloquistas e comunistas? O esquerda.net foi ouvir 6 destacados economistas portugueses. Por Fabian Figueiredo.

Janeiro 18, 2017

Conforme prometido, após a promulgação pelo Presidente da República, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda entregou esta terça-feira à tarde o pedido de apreciação parlamentar para revogar o decreto-lei que desce a Taxa Social Única (TSU) aos patrões.

Janeiro 18, 2017

Marisa Matias recorda que o recém eleito Presidente do Parlamento Europeu, o conservador italiano Antonio Tajani, esteve envolvido no escândalo das emissões da Volkswagen e foi um dos braços direitos do ex-primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi.

Catarina Martins no debate quinzenal com o Primeiro-Ministro, 17 de janeiro de 2017 – Foto de Manuel de Almeida/Lusa
Janeiro 17, 2017

No debate com o primeiro-ministro, Catarina Martins questionou-o também sobre o Novo Banco: "O dinheiro, já o perdemos, mas queremos mesmo perder o controlo sobre o sistema financeiro"?

Centro de Emprego - Foto de Miguel A. Lopes/Lusa
Janeiro 17, 2017

O Bloco de Esquerda quer acabar com os cortes de 10% ao subsídio de desemprego e está a discutir a questão com o Governo.

"Nós não temos de escolher entre os neoliberais e a direita. Podemos escolher a democracia e os direitos dos trabalhadores", afirmou Catarina Martins. Foto de Paulete Matos
Janeiro 15, 2017

Catarina Martins afirmou este domingo, em Berlim, que “todos somos vítimas de uma União Europeia que ataca direitos dos trabalhadores para proteger os grandes bancos e corporações”.

Catarina Martins presta declarações aos jornalistas à saída do Tribunal do Bombarral.
Janeiro 13, 2017

Catarina Martins reafirmou a manutenção da posição do Bloco relativamente à descida da TSU paga pelos patrões e comentou posição da agência de rating DBRS sobre Novo Banco, que apelidou de "chantagem europeia".

José Soeiro a intervir no Parlamento, foto de Miguel A. Lopes/Lusa.
Janeiro 12, 2017

Se houver decreto que determine descida da TSU, Bloco entrega pedido de apreciação parlamentar.

Janeiro 12, 2017

Uma delegação do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda reuniu hoje com representantes da coordenação do Movimento pela Despenalização da Morte Assistida.

Janeiro 12, 2017

Mariana Mortágua defende que “só a propriedade e a gestão públicas podem fazer da concessão de crédito um serviço e não um fardo para o país”. “Impõe-se uma decisão rápida e que acabe de vez com a instabilidade deixada por PSD e CDS no Novo Banco”, frisou.

Janeiro 12, 2017

Em entrevista à Rádio Renascença e ao Público, o presidente do Conselho Económico e Social deu razão às críticas dos sindicatos e alertou para os impactos que a medida poderá ter nos salários dos portugueses. PSD também anunciou que irá recusar a medida.

Janeiro 12, 2017

Bloco quer saber se executivo irá questionar autoridades espanholas sobre falhas de segurança na central nuclear. Governo anunciou, entretanto, entrega de queixa em Bruxelas. Concentração “Fechar Almaraz” é esta quinta-feira, em Lisboa, pelas 18h, em frente ao Consulado de Espanha. Notícia atualizada às 13h18.

Janeiro 12, 2017

Petição promovida pela Plataforma Não ao Tratado Transatlântico pelo debate e decisão sobre a ratificação do CETA na Assembleia da República reuniu 4.230 assinaturas. Bloquistas apresentaram proposta pela rejeição do acordo económico e comercial global UE-Canadá.

Janeiro 10, 2017

Comissão Europeia espera liquidação do Novo Banco caso venda não se concretize. Mariana Mortágua diz ser impensável pagar para vender o terceiro maior banco do país a um fundo abutre e garante que “controlo público permanente do banco” é a melhor solução.

O atraso nas comparticipações está a penalizar sobretudo os idosos com reformas mais baixas
Janeiro 10, 2017

O Bloco Açores vai recomendar ao Governo Regional que regularize todos os pagamentos em atraso do complemento para aquisição de medicamentos pelos idosos (Compamid).

Janeiro 9, 2017

“Nenhuma política da língua é digna desse nome se discriminar do acesso à sua aprendizagem os filhos de emigrantes”, afirma em comunicado o núcleo do Bloco de Esquerda na Europa.

Janeiro 8, 2017

A Mesa Nacional do Bloco anunciou que as bases programáticas das candidaturas autárquicas serão lançadas em conferência nacional no dia 18 de fevereiro.

Janeiro 7, 2017

Aos 92 anos, Mário Soares morreu "Republicano, Socialista e Laico", como sempre afirmou ser.

Novo Banco
Janeiro 7, 2017

A nacionalização foi proposta pelo Bloco e representa menos riscos para os contribuintes. 

Para os bloquistas, a melhoria da qualidade dos transportes públicos passa pela reversão da concessão a privados
Janeiro 6, 2017

Bloco faz uma avaliação negativa da concessão dos transportes públicos da cidade considerando que esta trouxe “menos oferta, pior qualidade e preços mais elevados”.