Está aqui

Política

Abril 25, 2017

“Façamos jus ao 'povo é quem mais ordena' e não deixemos que continuem a dizer-nos que quem mais ordena são os banqueiros da Goldman Sachs. Por isso, é importante dar força ao Bloco nas autárquicas. Fará a diferença em cada freguesia e em cada concelho”, defendeu Catarina Martins durante a inauguração da sede na Marinha Grande.

Abril 24, 2017

O Bloco de Esquerda Açores criticou esta segunda-feira a decisão da Associação de Municípios da Ilha de São Miguel (AMISM) de adjudicar a construção de uma central de valorização energética, alegando que o projeto é "megalómano e insustentável".

Veículos militares nos Reatauradores, Lisboa, no dia 25 de Abril. Foto Centro de Documentação 25 de Abril
Abril 24, 2017

Bloqueadas as saídas políticas para a questão colonial, só o derrube do regime poderia pôr fim à guerra. Foi o que aconteceu no dia 25 de Abril. Relato de como foi elaborado o plano operacional e de como ele teve sucesso no dia em que a ditadura caiu.

Abril 24, 2017

"O Bloco de Esquerda congratula Jean-Luc Mélenchon e o movimento França Insubmissa pelos históricos resultados de 23 de abril. Os eleitores da esquerda quiseram derrotar as ideias de Marine Le Pen na primeira volta e saberão contribuir para a derrotar na segunda volta", lê-se no comunicado emitido esta segunda-feira. 

Abril 24, 2017

"Olhão é um concelho com fortes necessidades de habitação social porque há muitas pessoas que vivem com rendimentos baixos", destacou o candidato independente, atual vereador pelo Bloco de Esquerda.

Abril 23, 2017

No lançamento público da candidatura do Bloco de Esquerda, Ferreira dos Santos defendeu mais transparência e participação. Ernesto Magalhães encabeça a lista à Assembleia Municipal.

Abril 23, 2017

O deputado bloquista Carlos Matias participou na reunião de avaliação dos estragos provocados pelo granizo. “Se isto não é uma calamidade, o que será calamidade?”, questionou.

Abril 23, 2017

Durante a visita ao mercado de Olhão, Catarina Martins falou da expetativa em torno das eleições presidenciais francesas deste domingo.

Abril 23, 2017

Catarina Martins participou este sábado num comício em Madrid com Pablo Iglesias, Owen Jones e outras figuras da esquerda europeia. Veja aqui o vídeo da intervenção.

Abril 22, 2017

Marisa Matias participou esta sexta-feira, em Paris, no último dia da campanha de Jean-Luc Mélenchon, que juntou ainda Pablo Iglésias, líder do Podemos.

Abril 21, 2017

Catarina Martins saudou o acordo entre Bloco e PS que reforça a proteção aos trabalhadores com vínculo precário e facilita a sua integração pelos empregadores apanhados a fugir à lei. Leia aqui o texto do projeto de lei.

Abril 21, 2017

A conferência “Pontes, não muros”  junta este sábado ativistas europeus e norte-americanos. O comício “Nem Trump, nem Le Pen, nem a Grande Coligação” conta com os líderes do Bloco e Podemos.

João Semedo no bairro de Aldoar
Abril 21, 2017

Rui Moreira e Manuel Pizarro, presidente e vice-presidente da CMPorto, pretendem aumentar as rendas dos bairros sociais do Porto, ignorando a Lei das Rendas recentemente aprovada pela Assembleia da República. O Bloco apresenta alternativas. 

Manifestação contra a perseguição homofónica na Chechénia
Abril 21, 2017

O voto, apresentado pelo Bloco de Esquerda, foi aprovado com os favoráveis de todas as bancadas exceto o PCP que se absteve. 

Abril 20, 2017

O deputado Carlos Matias apresentou esta quinta-feira na Assembleia da República o projeto do Bloco que estabelece um regime jurídico para as ações de arborização, reaborização ou adensamento florestal e a proposta que cria o Banco Público de Terras Agrícolas.

Abril 20, 2017

A par de extinguir o regime fundacional, a proposta a ser discutida esta sexta-feira reforça o funcionamento democrático das universidades e introduz a paridade nos órgãos entre estudantes e professores mas também uma paridade de 33% entre homens e mulheres.

Mariana Morágua durante a sua intervenção no Parlamento
Abril 19, 2017

No debate sobre o Programa de Estabilidade, Mariana Mortágua afirmou que o Bloco não se reconhece nem se sente condicionado pelos cenários e objetivos apresentados por Mário Centeno.

Catarina Martins afirmou que é "preciso uma entidade que atue contra o conflito de interesses". Foto de Paulo Cunha/Lusa
Abril 19, 2017

Catarina Martins disse que é importante aumentar as obrigações de transparência, mas é preciso uma entidade que possa atuar quando há problemas.

Para o candidato do Bloco, “o município pode disponibilizar algum património para, em articulação com as universidades, criar condições para residências universitárias”. Foto de Paulete Matos
Abril 18, 2017

O candidato do Bloco à presidência da Câmara de Lisboa, Ricardo Robles, defendeu esta terça-feira a cedência de imóveis municipais a instituições de ensino superior da cidade para criar residências universitárias.

Abril 18, 2017

Catarina Martins defende reintrodução de 9 escalões no IRS, atualmente são 5, uma medida que “responde às necessidades do país”. Em Braga, a coordenadora bloquista apelou ainda ao reforço do orçamento da cultura.

Abril 18, 2017

A empresa Lactogal de Oliveira de Azeméis é acusada pelos trabalhadores de sujeitar funcionárias grávidas a trabalhos fisicamente exigentes, na tentativa de as forçar a abandonarem o emprego.

Abril 18, 2017

“A posição conjunta assinada com o PS em novembro de 2015 previa o aumento da progressividade de IRS”, recordou Catarina Martins aos jornalistas após uma audiência com o Presidente da República.

“Basta de barbárie” - Marcha Animal 2017 – foto de Nuno Fox/Lusa
Abril 17, 2017

Em iniciativa conjunta, o Bloco de Esquerda e o PAN propõem a proibição da utilização de matilhas como meio de caça e que apenas as matilhas já existentes e legalizadas possam continuar com atividade cinegética.

Distrital de Aveiro do Bloco de Esquerda considera que esta iniciativa choca pela barbárie e “principalmente pelo retrocesso civilizacional que representa”
Abril 17, 2017

Distrital de Aveiro do Bloco de Esquerda considera que esta iniciativa choca pela barbárie e “principalmente pelo retrocesso civilizacional que representa”, e quer que Câmara de Santa Maria da Feira proíba a sua realização.

Catarina Martins na conferência de imprensa onde criticou omissões no programa de estabilidade do governo
Abril 17, 2017

Catarina Martins afirma que programa de estabilidade apresentado pelo Governo mantém “continuidade com a estratégia apresentada em 2016”, mas assinala omissões, nomeadamente, que o “salário mínimo nacional atingirá os 600 euros durante a presente legislatura” e o “aumento da progressividade do IRS”.