Está aqui

Política

Maio 27, 2017

O que já se conseguiu foi importante, mas é "ainda muito pouco” face “à desigualdade tremenda que existe ainda" em Portugal, afirmou Catarina Martins, sublinhando que “para fazer muito melhor a cada dia a força do Bloco é determinante".

Maio 27, 2017

Catarina Martins afirmou que a situação a que se assiste hoje nos CTT “resulta de duas opções profundamente erradas que foram tomadas: as alterações no Código de Trabalho e a privatização de uma empresa como os CTT, o que nunca deveria ter acontecido".

Maio 27, 2017

Candidato do Bloco à Câmara de Lisboa, Ricardo Robles, propõe "utilizar espaços devolutos, tanto municipais, como do Estado, em regime de protocolo com o município", para a produção cultural.

Maio 27, 2017

Centro Jurídico da Presidência do Conselho de Ministros (CEJUR) abriu uma nova unidade que é maioritariamente constituída por estagiários não pagos. Bloquistas questionam Governo, defendendo que tem de “haver uma prática exemplar” do próprio executivo.

Maio 26, 2017

A par de reagir à proposta do PS sobre alojamento local, Catarina Martins falou sobre a greve da Função Pública, frisando que a paralisação é “um alerta para um país que, estando melhor, tem de pôr o crescimento económico e a consolidação das contas públicas ao serviço das pessoas”. 

Maio 26, 2017

Catarina Martins e Luís Monteiro alertaram para a necessidade de o próximo Orçamento de Estado apresentar "menos propinas, mais ação social e mais residências" para os estudantes do ensino superior. 

Maio 25, 2017

A deputada municipal bloquista é a primeira mulher a candidatar-se à presidência do executivo camarário da Nazaré.

Foto de Paulete Matos.
Maio 24, 2017

"Não há nada que justifique que possa haver professores há mas de uma década sem vinculação", afirmou Catarina Martins.

Maio 24, 2017

O mapeamento geográfico e social do Porto, feito pela Universidade do Porto, revela uma forte relação entre planeamento urbano e promoção da saúde. 

Campanha #EqualPay de atletas norte-americanas, via @CarliLoyd
Maio 24, 2017

A iniciativa legislativa será apresenta no parlamento dos Açores e pretende também equiparar os apoios públicos cedidos a clubes desportivos femininos e masculinos.

Maio 23, 2017

No debate na Assembleia Municipal de Lisboa, Ricardo Robles denunciou falsos recibos verdes há oito anos em funções permanentes no Cinema São Jorge.  O executivo municipal defendeu que "na EGEAC não há qualquer precariedade".

Catarina Martins no debate com o primeiro-ministro sublinhou que o país mudou com o “acordo para parar o empobrecimento”
Maio 23, 2017

Catarina Martins no debate com o primeiro-ministro sublinhou que o país mudou com o “acordo para parar o empobrecimento”. A coordenadora bloquista falou também sobre a regularização dos professores contratados, dos despedimentos na PT e na Efacec e da central nuclear de Almaraz.

Maio 23, 2017

Bloco de Esquerda realiza esta quarta-feira audição sobre o evento que marcou a história de Angola há 40 anos. Participam dois familiares de desaparecidos e um sobrevivente.

"Fechar Almaraz já" - Foto António Cotrim/Lusa
Maio 22, 2017

"Relativamente à declaração final houve um bloqueio absoluto por parte da delegação espanhola em que viesse qualquer menção relativamente a Almaraz", afirmou o presidente da comissão parlamentar de Ambiente, Pedro Soares.

Catarina Martins esteve na apresentação da candidatura bloquista a Santarém - Foto esquerda.net
Maio 22, 2017

Catarina Martins esteve na apresentação da candidatura bloquista ao concelho de Santarém e destacou o “combate pela transparência e contra o clientelismo”. Filipa Filipe encabeça a lista à Câmara e Francisco Cordeiro é o primeiro candidato à Assembleia Municipal.

Rui Moreira na inauguração da exposição "Leonardo da Vinci - As Invenções do Génio". Foto de Estela Silva/Lusa.
Maio 22, 2017

Bloco requereu reunião extraordinária da Assembleia Municipal do Porto para "analisar e discutir o caso Selminho e outros compromissos assumidos pela Câmara com implicações no Plano Director do Porto”.

Mariana Mortágua no parlamento. Foto de José Sena Goulão/Lusa.
Maio 22, 2017

Mariana Mortágua reagiu ao anúncio da saída do procedimento por défice excessivo, afirmando que é importante para se conseguir "investir na economia" e "proteger as pessoas" vítimas da austeridade.

Maio 21, 2017

As negociações entre o Bloco e o governo sobre a proposta de modelo de apoio à vida independente permitiram triplicar o número de beneficiários que serão isentos do limite de horas de assistência previsto na proposta inicial.

Maio 20, 2017

A petição dos trabalhadores das pedreiras pelo direito à reforma antecipada vai dar entrada no parlamento. Bloco de Esquerda avançou com projeto de lei.

Maio 20, 2017

Catarina Martins defendeu em Setúbal a necessidade de “tributar riqueza a quem não tem pago a sua parte”. E lembrou que está na hora de cumprir o acordo que o PS fez com o anterior governo para subir a taxa da derrama em troca da baixa do IRC.

Maio 19, 2017

Na visita ao Festival Islâmico de Mértola, a coordenadora do Bloco diz que é necessário encontrar um entendimento para o Orçamento de 2018 que se aproxime dos acordos à esquerda, em vez do Programa de Estabilidade entregue pelo governo a Bruxelas.

"Liberdade já aos 7 activistas" - Foto da página Central Angola 7311 no facebook
Maio 19, 2017

O Bloco de Esquerda propôs no parlamento um voto de condenação pela repressão de ativistas pela democracia em Angola, em 17 de abril passado. Foi rejeitado pelos votos contra de PS, PCP, PSD e CDS. Votaram a favor o Bloco, 12 deputados do PS, o deputado do PAN e abstiveram-se o PEV e dois deputados do CDS.

Maio 18, 2017

Isabel Pires falou sobre a forma como os bairros históricos estão a ser esvaziados das suas gentes, em consequência da lei dos despejos de Assunção Cristas. “Não queremos uma cidade que torne os seus habitantes tão pequenos que os deixemos de ver!”, frisou.

Maio 18, 2017

Público noticia que a autarquia ocultou essa informação. Candidato bloquista João Semedo defende que não resta à CM do Porto e ao seu presidente outra alternativa que não seja declarar nulos e sem efeito todos os atos e decisões tomadas no processo Selminho durante o mandato de Rui Moreira.

Maio 18, 2017

Miguel Pinto, professor aposentado, de 67 anos, e dirigente da Coordenadora Concelhia de Oeiras é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Oeiras. Cláudio Assunção encabeça a lista à Assembleia Municipal.