Está aqui

Internacional

Foto de Quique Garcia, EPA/Lusa.
Outubro 21, 2017

“Pedirei ao Parlamento uma sessão plenária para debater a intenção de liquidar a nossa democracia”, declarou Carles Puigdemont.

Outubro 21, 2017

Em Barcelona, dezenas de milhares de manifestantes exigiram a libertação do presidente da Assembleia Nacional Catalã e do presidente da Òmnium Cultural, acusados de “sedição” pelo governo central de Madrid, e "democracia", respondendo ao anúncio de Rajoy.

Foto de Juan Carlos Hidalgo/ EPA/ LUSA.
Outubro 21, 2017

Conselho de Ministros do Governo espanhol reuniu este sábado de manhã e aprovou a destituição do Presidente da Generalitat, Carles Puigdemont, para colocar em prática a versão mais dura do artigo 155.º da Constituição. “Rajoy suspendeu a autonomia da Catalunha pela qual tanta gente lutou”, afirmou a presidente da Câmara de Barcelona, Ada Colau, após o anúncio. [NOTÍCIA ATUALIZADA ÀS 14H50]

Rajoy e Sánchez, líderes do PP e do PSOE, aliam-se para suspender a autonomia da Catalunha
Outubro 20, 2017

Rajoy e Pedro Sánchez acordaram também na marcação de eleições autonómicas catalãs para janeiro. O presidente catalão, Puigdemont, e a CUP ameaçam com declaração da independência. Pablo Iglesias critica acordo PP/PSOE e declara: “Queremos derrotar o projeto dos independentistas, mas não pela força”.

"Este referendo aparece como contrário aos interesses dos curdos, tomados no seu conjunto", diz Gilbert Achcar
Outubro 20, 2017

Em entrevista, o analista e professor universitário Gilbert Achcar fala sobre o referendo consultivo à independência do Curdistão iraquiano, realizado em 25 de setembro e em que o “Sim” ganhou com 92,73%.

Emmanuel Macron no 77º aniversário de De Gaulle, por Bertrand Guay. Pool/Lusa.
Outubro 19, 2017

O Senado francês aprovou esta quarta-feira uma nova lei antiterrorismo que torna permanente o estado de exceção em vigor desde 2015, uma lei que a França Insubmissa e ONGs como a Human Rights Watch denunciam. 

Outubro 19, 2017

Esta quinta, às 9h de Lisboa, terminava o prazo que o governo de Mariano Rajoy tinha concedido ao Presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, para explicar se tinha proclamado a independência na sessão plenária do parlamento catalão no passado dia 10 de outubro.

Outubro 18, 2017

Primeiro balanço das eleições regionais da Venezuela: os maduristas arrancaram uma vitória, mas longe de “arrasadora”. A votação no Grande Pólo Patriótico está muito claramente abaixo dos supostos 8,3 milhões que teriam sido depositados nas urnas na eleição da “Constituinte”. Resultado: as contas não batem certo. Por Luis Leiria.

Outubro 17, 2017

As manifestações em toda a Catalunha contestaram a prisão dos dois líderes dos movimentos cívicos pró-independência, acusando a justiça espanhola de "voltar a atravessar uma linha vermelha em qualquer democracia da Europa no século XXI”.

Outubro 17, 2017

Na Venezuela, o partido governamental venceu as eleições regionais do passado domingo, elegendo 17 dos 23 governadores. No estado de Bolívar, a contagem ainda não está fechada. Raúl Castro felicitou Nicolás Maduro.

Também em Londres, em frente à Embaixada de Malta, esta segunda-feira à noite, juntaram-se dezenas de pessoas em vígilia por Daphne Caruana Galizia.
Outubro 17, 2017

Daphne Caruana Galizia, jornalista que liderava a investigação dos Panama Papers em Malta, morreu esta segunda-feira, quando o carro em que circulava explodiu.

Foto de Twitter oficial do Bloque Nacionalista Galego.
Outubro 17, 2017

Em Santiago de Compostela, Vigo, Ourense e noutras cidades, milhares de pessoas saíram à rua em protesto contra o Executivo da Junta da Galiza, após a morte de quatro pessoas nos incêndios que ainda lavram no território.

Catalunha: Prisão preventiva para líderes independentistas
Outubro 16, 2017

Juíza da Audiência Nacional espanhola mandou prender, sem direito a fiança, o presidente da Assembleia Nacional Catalã e o presidente da Òmnium Cultural, acusados de sedição. Chefe da polícia catalã saiu em liberdade, mas com passaporte apreendido.

Forças iraquianas controlam aeroporto de Kirkuk. Fonte: Rudaw.net
Outubro 16, 2017

O primeiro-ministro iraquiano, Haidar al-Abadi, ordenou às forças armadas uma “imposição de segurança” em Kirkuk, cidade controlada pelas forças curdas desde 2014. As ameaças de hostilidades começaram como reação ao referendo independentista de 26 de setembro. 

Angela Merkel obteve o pior resultado da CDU na Baixa Saxónia em 58 anos. Foto de Christian Bruna, EPA/Lusa.
Outubro 15, 2017

A CDU de Angela Merkel foi derrotada pelo SPD nas eleições deste domingo no estado da Baixa Saxónia (Niedersachsen), numas eleições que confirmaram a entrada da extrema-direita do AfD pela primeira vez no parlamento daquela região.

Sebastian Kurz, novo chanceler austríaco. Foto de Christian Bruna, EPA/Lusa.
Outubro 15, 2017

As projeções indicam uma vitória inequívoca dos conservadores do ÖVP, com 31,7% dos votos. O líder dos conservadores e novo chanceler da Áustria, Sebastian Kurz, deverá promover uma coligação com a extrema-direita que obteve 25,9% dos votos.

Outubro 15, 2017

Três empresas que formaram um consórcio para a construção de uma autoestrada na Irlanda, entre 2007 e 2009, foram condenadas a pagar cerca de 1,2 milhões de euros a um grupo de 27 de trabalhadores portugueses.

Outubro 15, 2017

 A capital da Somália, Mogadíscio, foi alvo este sábado de um duplo atentado. Até ao momento, já foram contabilizados mais de 200 mortos. O governo somali atribuiu o ataque, que ainda não foi reivindicado, às milícias Al-Shabab, ligadas à Al-Qaeda.

Outubro 14, 2017

Arqueólogos suecos encontraram inscrições em árabe cúfico em trajes de enterro e mantas mortuárias da Era Viking. A descoberta levanta novas questões sobre a influência do islamismo na Escandinávia, escreve o jornalista Tharik Hussain.

Outubro 14, 2017

Há cem anos atrás, por que fracassou a aliança entre o General Lavr Kornilov e Alexander Kerensky? Por Paul Le Blanc.

Donald Trump, foto de Michael Reynolds. EPA/Lusa.
Outubro 13, 2017

Trump tinha já declarado em várias ocasiões que, se não obtivesse um novo programa de saúde aprovado pelo Congresso, iria desorçamentar o Obamacare até ele falhar. 

Outubro 13, 2017

O acordo assinado na quinta-feira pelas duas fações palestinianas devolve o controlo da Faixa de Gaza à Autoridade Palestiniana. Netanyahu diz que o acorto “torna a paz mais difícil de alcançar”.

Outubro 13, 2017

Depois da Amnistia Internacional, também a HRW veio denunciar a violência sobre eleitores pacíficos, que resultou em centenas de feridos na Catalunha no passado dia 1 de outubro.

Donald Trump com Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel.
Outubro 12, 2017

Depois de, em 2011, Obama suspender o financiamento da organização, os Estados Unidos da América vão anunciar na próxima semana que vão abandonar oficialmente a UNESCO, como protesto contra as posições “anti-Israel” que os EUA consideram que a organização tem adotado.

By Greece_EU.svg: [Domínio Público], via Wikimedia Commons
Outubro 12, 2017

A nova lei foi recebida positivamente pela comunidade LGBTI e por defensores dos direitos humanos. A Igreja Ortodoxa acusou a lei de ser "satânica" e de "destruir a humanidade".