Está aqui

Internacional

Junho 23, 2017

Pedro Sánchez retirou o apoio do PSOE ao CETA. No entanto, o grupo parlamentar do PSOE não votou contra o tratado que foi a votos no parlamento espanhol esta quinta-feira, optando pela abstenção e permitindo a ratificação do mesmo.

Manifestação de 1977 em Washington pelo direito ao aborto.
Junho 23, 2017

A resolução do Conselho de Direitos Humanos da ONU foi adotada sem votação. O parágrafo sobre o direito ao aborto foi retirado por pressão dos EUA. 

Gabriel Nadeau-Dubois e Manon Massé, do Québeq Solidaire. Fonte: Québeq Solidaire.
Junho 22, 2017

A um ano das eleições no Quebeque, as sondagens colocam o Quebeque Solidário - liderado por Gabriel Nadeu-Dubois, líder dos movimentos estudantis de 2012 - numa trajetória ascendente com 18% das intenções de voto.

Guarda Nacional (da GNB) a atirar a matar sobre os manifestantes, a foto é da Reuters
Junho 22, 2017

Presidente da Venezuela muda comandos militares, dez dias depois do secretário-geral do Conselho de Defesa da Nação se ter demitido por discordar da convocação da Assembleia Constituinte. Governo e PSUV lançam-se contra Procuradora-Geral por esta defender Constituinte de 99 e Estado de Direito. Maduro, Governo e PSUV agravam conflito político e social. Por Carlos Santos.

Rafael Marques - Foto de João Relvas/Lusa (arquivo)
Junho 21, 2017

"Eu escrevi que o Presidente protege os corruptos. Não só reitero, como reafirmo que o Presidente é o padrinho da corrupção em Angola", concluiu o jornalista angolano.

Marisa Matias "Espera que a Comissão do Orçamento do Parlamento Europeu seja suficientemente responsável, prestando solidariedade às famílias e comunidades afetadas”. Foto Parlamento Europeu.
Junho 21, 2017
O Parlamento Europeu vai discutir os termos do seu mandato para negociação do orçamento da União Europeia. O GUE/NGL incluiu uma emenda para que o PE fique mandatado para discutir um acréscimo ao Fundo de Solidariedade para acautelar os incêndios em Portugal, bem como para acelerar o processo de atribuição do mesmo. A emenda foi assinada por Marisa Matias e Miguel Viegas do PCP.
Junho 21, 2017

A vitória eleitoral de domingo com a promessa de renovar a política está a ser ensombrada pelas suspeitas que recaem sobre os aliados e o próprio secretário-geral do movimento do presidente francês.

Migrantes a chegar à ilha de Lesbos num barco vindo da Turquia (Lazar Simeonov).
Junho 20, 2017

A Agência Internacional para as Migrações das Nações Unidas apresentou um relatório onde se regista, em 2017, um aumento do fluxo de migrantes que tentam chegar a países como Itália, Espanha e Grécia. O número de vítimas mortais pode ultrapassar as duas mil pessoas.

Junho 20, 2017

O website oficial do Gabinete Nacional sobre políticas públicas de HIV/SIDA foi um dos sites desativados quando Trump assumiu a presidência, e ainda não foi substituído.

Polícia britânica cria perímetro de segurança em Finsbury Park. Foto de Facundo Arrizabalga, EPA/Lusa.
Junho 19, 2017

O atacante já detido terá, alegadamente, gritado "quero matar todos os muçulmanos". O número de crimes de ódio aumentou exponencialmente após o ataque da ponte de Londres. Um homem morreu, outros sete foram feridos.

Emmanuel Macaron nas comemorações de 18 de junho do General de Gaulle, por Bertrand Guay, POOL/Lusa.
Junho 18, 2017

Jean-Luc Mélenchon, eleito em Marselha, avisa que "a abstenção esmagadora" significa que Macron não tem legitimidade "para destruir o Estado Social". 

Junho 18, 2017

Espanha apenas acolheu 7% do número de refugiados que o país se comprometeu até setembro. Este sábado houve manifestação em Madrid, convocada por mais de cem organizações.

Junho 17, 2017

Este domingo realiza-se a segunda volta das legislativas francesas, uma semana após os candidatos do partido do novo presidente Macron terem alcançado grande vantagem. Jorge Martins faz a análise dos resultados da primeira volta.

Junho 16, 2017

Donald Trump foi a Miami anunciar o cancelamento do acordo entre Obama e Raul Castro para começar a normalizar a relação entre os dois países. Na prática, apenas irão mudar algumas disposições do acordo.

Ilhas Tiran e Sanafir, no Mar Vermelho entre a península do Sinai e a Arábia Saudita. Fonte: Wikimedia commons.
Junho 16, 2017

Em termos económicos e estratégicos, o regime de al-Sisi está dependente da Arábia Saudita, que tem financiado o Egito com milhares de milhões de dólares de ajuda e empréstimos desde que al-Sisi assumiu o poder em 2013.

Gerry Adams, líder do Sinn Féin em declarações aos jornalistas. Foto de Will Oliver, EPA/Lusa.
Junho 16, 2017

O presidente do Sinn Féin, Gerry Adams, em declarações após um encontro com a primeira ministra Theresa May disse que o Reino Unido “está a violar a paz [good friday agreement]”ao tentar fazer um acordo de governo com os unionistas da Irlanda do Norte (DUP).

C-17 da força aérea do Qatar. Foto por Clayton Lenhardt, U.S. Air Force. Wikimmedia Commons.
Junho 16, 2017

O acordo surge num difícil contexto diplomático, com a maioria dos países vizinhos a manterem um bloqueio diplomático e económico ao país.

Euclides Tsakalotos, Pierre Moscovici e Joren Diejsselbloem. Fonte: A l'encontre.
Junho 15, 2017

Segundo declarações à AFP de Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, o acordo alcançado prevê um alívio da dívida que “será implementado no final do programa, condicionado à implementação bem sucedida [do programa de resgate]”.

Protesto contra Theresa May, junto ao parlamento britânico, 10 de junho de 2017 – Foto Andy Rain/Epa/Lusa
Junho 14, 2017

Tudo indica, pois, que este será um Parlamento de curta duração e que, mais cedo que tarde, teremos novas eleições. Por Jorge Martins

Pablo Iglesias.
Junho 13, 2017

O primeiro dia do debate da moção de censura ficou marcado por um longo debate entre Pablo Iglesias e o primeiro-ministro Mariano Rajoy, que evitou o tema dos casos de corrupção envolvendo o seu partido.

François Houtart. Fonte: CADTM.
Junho 13, 2017

Eric Toussaint faz neste texto um elogio a François Houtart, falecido no passado dia 6 de junho, aos 92 anos de idade. Sociólogo de formação, manteve uma atividade militante ao longo de toda a sua vida. 

Euclides Tsakalotos, Pierre Moscovici e Joren Diejsselbloem. Fonte: A l'encontre.
Junho 13, 2017

"A Grécia já não é uma democracia: são os credores que elaboram as leis", afirma o economista francês Michel Husson que, neste artigo, analisa as contradições das exigências feitas à Grécia por parte da Comissão Europeia, FMI e principais credores.

Pep Guardiola leu o manifesto "referendo é democracia" em catalão, castelhano e inglês. Foto Agência Lusa.
Junho 12, 2017

Representantes da Assembleia Nacional Catalã, Òmnium Cultural e a Associação dos municípios pela Independência juntaram-se no domingo na manifestação “Referendo é democracia”. Governo espanhol fala em “provocação ao estado”.

Junho 12, 2017

Cerca de mil localidades italianas foram a votos este domingo. O resultado ditou a derrota do partido de Beppe Grillo, afastado da segunda volta em todas as principais cidades em disputa.

Emmanuel Macron
Junho 11, 2017

Na menos participada primeira volta das legislativas desde 1958, as projeções dão maioria absoluta à “República em Marcha”. À esquerda, o PS pode perder mais de 200 deputados e Mélenchon diz que o resultado cria uma situação política “totalmente instável”.