Está aqui

Internacional

Abril 23, 2017

A proposta de lei que vai levar o maior país do mundo a acabar com a proibição da canábis a partir de julho de 2018 tem suscitado aceso debate entre os defensores da legalização.

Abril 23, 2017

O ataque contra a base aérea síria de Shayrat é na verdade o primeiro tiro da grande estratégia em marcha de Trump. Artigo de Gilbert Achcar.

Abril 22, 2017

Esta sexta-feira ocorreu o ataque mais mortífero para o exército do Afeganistão desde o início da guerra, na sequência de um assalto talibã a uma base militar.

Abril 21, 2017

Um dia depois de reconhecer que Teerão está a cumprir a sua parte no acordo assinado com a administração Obama, o chefe da diplomacia norte-americana acusou o Irão de criar “provocações alarmantes” para desestabilizar a região.

Abril 21, 2017

Em 2012, Eric Toussaint calculava que a crise tinha permitido à Alemanha poupar 63 mil milhões de euros em juros da dívida, um número conservador face aos cálculos do próprio Ministério das Finanças alemão. 

Torre Eiffel, por Etienne Laurent, EPA/Lusa
Abril 21, 2017

Jean-Luc Mélenchon declarou a sua solidariedade para com o polícia morto e os feridos, e deixou uma mensagem de solidariedade e resistência contra o terror: “Nada de pânico! Não devemos interromper a democracia."

Ignácio González (à esquerda) com Mariano Rajoy (ao centro), por Sergio Barrenecha, EPA/Lusa
Abril 21, 2017

O militante do Partido Popular terá utilizado contratos públicos para cobrar comissões ilegais numa rede de favorecimento da família, de empresários e do seu partido.

Abril 20, 2017

Com as eleições presidenciais em França já no próximo domingo, a campanha insubmissa de Jean-Luc Mélenchon fecha um dos últimos dias de campanha com a participação de  Marisa Matias e Pablo Iglesias, amanhã em Paris.

Protesto contra a reforma da Previdência, em São Paulo. Foto Carta Capital
Abril 20, 2017

Aqui jaz a Nova República. As delações da Odebrecht são uma verdadeira aula de como o Estado brasileiro foi capturado pelos interesses privados. Expõem no meio da praça as entranhas envelhecidas da nova República. Por Guilherme Boulos.

Imagem simbólica da crise na Venezuela: Uma mulher põe-se à frente de um tanque
Abril 20, 2017

Nesta quarta-feira, decorreram diversas marchas na Venezuela promovidas pela oposição da MUD e pelo governo do PSUV. Duas pessoas morreram, dezenas foram feridas e centenas foram detidas. Plataforma em defesa da Constituição alerta para o risco da “espiral de violência”.

Abril 20, 2017

As contas do Parlamento Europeu indicam que os esquemas de evasão fiscal como os dos Panamá Papers representam entre 10% a 24% do valor estimado para a fuga ao fisco nos 28 países da UE em 2011.

Abril 20, 2017

Organização para a Interdição das Armas Químicas afirma que testes comprovam de forma "irrefutável" que gás sarin ou substância similar foi utilizado durante o ataque à cidade síria de Khan Sheikhun de 4 de abril.

Foto da Nações Unidas
Abril 19, 2017

Tal como Marrocos pretendia, o secretário-geral da ONU, António Guterres, focou-se demasiado no conflito de Guerguerat e ignorou quem é o invasor do Sahara Ocidental. Por Né Eme.

anunciou na comemoração do sétimo aniversário da Milicia Nacional Bolivariana (MNB), a sua expansão para 500 mil milicianos, ainda este ano
Abril 18, 2017

Na Venezuela, multiplicam-se as manifestações de rua dos setores governamentais do PSUV e da oposição da MUD. A plataforma cidadã em Defesa da Constituição alerta que a sociedade venezuelana está “à beira de uma confrontação violenta”. Maduro anuncia expansão da milícia bolivariana.

Abril 18, 2017

A grande comunicação social, o patronato, os políticos e até François Hollande tentam despertar o medo invocando Putin, Chávez e Fidel Castro contra o candidato de esquerda Mélenchon. Artigo de Leneide Duarte-Plon, de Paris.

Abril 18, 2017

Instituições baseadas na construção de uma marca forte – o que implica o cumprimento de uma “promessa” feita aos clientes – passam por sérias dificuldades quando essa promessa parece ter sido quebrada, desgastando a imagem das empresas. Por Naomi Klein.

Abril 18, 2017

A primeira-ministra conservadora Theresa May convocou, esta terça-feira, de surpresas eleições legislativas antecipadas para 8 de junho. Partido Trabalhista já manifestou apoio à proposta.

Mais de seis mil preso/as palestiniana/os entram em greve da fome por tempo ilimitado, nesta segunda-feira 17 de abril de 2017
Abril 16, 2017

Às zero horas de 17 de abril, entram em greve de fome ilimitada as mais de 6.300 pessoas palestinianas presas nas cadeias israelitas, entre as quais 300 menores e 13 deputados. Amnistia Internacional acusa Israel de violar a Quarta Convenção de Genebra.

Boletins de voto do referendo na Turquia, via @HDNER
Abril 16, 2017

Porém, o Não venceu nas grandes cidades e os partidos da oposição expressam dúvidas nos resultados. A eurodeputada Marisa Matias declarou ao esquerda.net: "Uma maior legitimidade de Erdogan e os poderes que agora vê reforçados são uma má noticia para todos nós."

Praça do parlamento húngaro em Budapeste, via @beckerbastian
Abril 16, 2017

A ameaça de encerramento da Central European University (CEU), lançada pelo governo húngaro de Viktor Órban, despoletou uma sucessão de protestos em defesa da instituição nos últimos seis dias. Por Tiago Ivo Cruz

Abril 15, 2017

A iniciativa do próximo dia 17 de abril, em Montreuil, contará com vários convidados internacionais. Cristina Semblano irá fazer uma intervenção em nome do Bloco de Esquerda.

Donald Trump com Eric Trump, Melania Trump, Ivanka Trump e Jared Kushner, por Shawn Thew, EPA/Lusa
Abril 15, 2017

Entre a despromoção de Steve Bannon e o novo papel oficial de Ivanka Trump, analisamos neste artigo as últimas alterações no governo de Donald Trump e o seu significado político. Por Tiago Ivo Cruz

Evacuação de civis na Síria, por Ghith Sy, EPA/Lusa
Abril 14, 2017

Tanto o Irão como o Hezbollah recusam classificar a operação como uma deslocação populacional forçada, mas a operação altera objetivamente a composição demográfica da região.

Abril 14, 2017

A nove dias da primeira volta das eleições presidenciais francesas, o candidato da França Insubmissa, Jean-Luc Mélenchon, volta a subir nas intenções de voto. Já a candidata de extrema-direita Marine Le Pen e o liberal Emmanuel Macron registam ambos uma queda de 2%.

Abril 13, 2017

A bomba GBU-43, conhecida como a “mãe de todas das bombas”, foi lançada esta quinta-feira na província de Nangarhar, junto à fronteira com o Paquistão. Foi “outro trabalho de êxito. Estamos muito orgulhosos das nossas Forças Armadas”, frisou Donald Trump.