Está aqui

Sociedade

Greve nas minas da Panasqueira. Foto da CGTP.

Mineiros da Panasqueira prolongam greve, empresa ameaça com lay-off

Março 28, 2024

A empresa canadiana alega não ter condições para manter a mina a trabalhar se a luta dos trabalhadores continuar. Estes querem aumentos justos e condições de higiene e segurança no trabalho. Contestam o facto de haver dinheiro para investir 150 milhões de euros noutras minas mas não para melhorar a sua situação.

UberEats em Lisboa. Foto de Sharon Hahn Darlin/Flickr.

Tribunal reconhece que estafetas devem ter contrato por tempo indeterminado

Março 28, 2024

A sentença reconheceu suficientes indícios de trabalho subordinado para que os quatro trabalhadores vencessem a causa. José Soeiro diz que é “uma enorme derrota da Uber, cujo modelo de negócios passa pela exploração do trabalho sem direitos e por tentar por todos os meios escapar à aplicação do direito do trabalho”.

Instalações da Efacec

Despedimento coletivo à vista na Efacec

Março 26, 2024

O Estado tinha injetado largos milhões na empresa e depois, em novembro, vendeu-a a um fundo alemão. Este anunciou agora uma “reestruturação” que implica o despedimento de até uma centena de trabalhadores.

Foto de Senado Federal, Wikimedia.

No capitalismo, os bullies são bem sucedidos

Março 26, 2024

Um estudo longitudinal de 50 anos mostra que crianças com comportamentos agressivos na escola têm maiores probabilidades de ganhar mais quando chegarem à meia idade.

Autocarros da Transdev. Foto da empresa.

Trabalhadores da Transdev protestaram, organizaram-se e conseguiram aumentos

Março 26, 2024

A multinacional francesa acordou aumentar os rendimentos dos trabalhadores em 65 euros em todas as categorias profissionais na sequência das mobilizações ocorridas ao longo deste mês.

Manifestação pelo direito à habitação.

Inquérito mostra país dividido sobre desobediência civil

Março 25, 2024

Um estudo da Amnistia Internacional sobre o direito à manifestação refere que 10% dos inquiridos participaram em manifestações desde 2018 e 49% defendem que as ações de desobediência civil são "ilegítimas".

Habitação. Foto de Paulete Matos.

Famílias compraram menos 20% de casas o ano passado mas preços continuam a subir

Março 23, 2024

No ano passado o preço da habitação continuou a subir. Mais 8,2% do que em relação a 2022. E as famílias compraram ainda menos casas do que no ano da pandemia.

Protesto dos estafetas afetou entregas em todo o país

Março 23, 2024

Paralisação teve efeitos nas entregas das principais cadeias de restauração em várias cidades. As plataformas digitais tentaram contornar o protesto oferecendo pagamentos muito acima do habitual, mas não conseguiram evitar forte perturbação do serviço.

Missa final das JMJ 2023

Tribunal de Contas critica excesso de ajustes diretos nas obras da JMJ

Março 22, 2024

O tribunal recolheu 432 contratos adjudicados com montante total de 63,1 milhões de euros. Mais de metade deste valor correspondeu a ajustes diretos.

Em cada dez trabalhadoras domésticas, nove recebem menos de 610 euros

Março 22, 2024

Na terça-feira decorreu em Lisboa uma conferência para apresentação dos resultados do estudo “Serviço Doméstico Digno”. Em 2022, 90% das trabalhadoras domésticas recebiam menos de 610 euros e 74% ganhavam menos de 460 euros. 

Bastonário e ex-bastonária dos Enfermeiros vão a julgamento por desvio de 60 mil euros

Março 22, 2024

Ana Rita Cavaco dizia fazer mais de 400 quilómetros por dia para arrecadar ajudas de custo, aponta a acusação. A juíza de instrução diz que, nas respostas dos arguidos, "as informações não coincidem nem são razoáveis ou sequer possíveis".

Manifestação estudantil esta quinta-feira em Lisboa.

Estudantes do Ensino Superior manifestaram-se em Lisboa

Março 21, 2024

Sob o lema "Teto e Habitação, um Direito à Educação", milhares de estudantes manifestaram-se contra o aumento dos preços da habitação, que é cada vez mais uma barreira no acesso ao Ensino Superior.

 

Boaventura de Sousa Santos

Assédio no CES: Ministério Público analisa relatório, vítimas exigem saída de Boaventura

Março 21, 2024

As 13 mulheres que denunciaram casos de assédio sexual, moral, abuso de poder e extrativismo intelectual dizem que o relatório da comissão independente “virou a página do negacionismo do assédio e do abuso de poder" e exigem que os responsáveis sejam punidos.

Plenário/Concentração de trabalhadores da Casa da Moeda. Foto de MANUEL DE ALMEIDA/LUSA.

Trabalhadores da Casa da Moeda protestaram em Lisboa e Porto

Março 21, 2024

As concentrações são a resposta a um processo negocial “muito lento e bastante distante da proposta dos trabalhadores relativa a salário”. O deputado bloquista Fabian Figueiredo marcou presença para demonstrar a solidariedade do partido com esta luta.

Bandeira da Anafre.

Anafre considera ilegítima exigência de juntas de freguesia a imigrantes

Março 21, 2024

Departamento jurídico da Associação Nacional de Freguesias é claro ao afirmar que as juntas de freguesia, entre as quais a de Arroios, em Lisboa, não têm competência legal para recusar emitir atestados de residência a imigrantes extra-comunitários.

Estafeta da Uber.

Estafetas exigem “respeito” com nova paralisação esta sexta-feira

Março 21, 2024

Após uma paralisação no passado mês de fevereiro, os estafetas das plataformas digitais voltam a exigir melhores condições de trabalho e remunerações dignas, concentrando-se, esta sexta-feira, em várias cidades do país, junto aos seus locais de trabalho habitual, das 18h às 0h.

Trabalhadoras da Gencoal. Foto do Facebook da empresa.

Fábrica de conservas Gencoal despede quase cem trabalhadores

Março 21, 2024

O setor está em crescimento mas a empresa das Caxinas, que trabalha exclusivamente para a sua dona italiana, vai fazer um despedimento coletivo.

Markos Leivikov e Marco Galinha

Caso do oligarca: Tribunal da Relação chumba recurso de Marco Galinha

Março 21, 2024

Antigo dono da Global Media volta a falhar em tribunal a tentativa de condenar Mariana Mortágua pela denúncia dos seus negócios com Markos Leivikov. Juizes da Relação destacam "importância social" da investigação publicada no Esquerda.net.

Direitos das pessoas migrantes sob ataque de juntas de freguesia

Março 21, 2024

Após ter sido denunciada a medida abusiva da junta de freguesia de Arroios, que recusa emitir atestados de residência a imigrantes extra-comunitários sem título de residência válido, foram dados a conhecer outros casos, em Lisboa, Almada, Porto e Viana do Alentejo.

Mais de 200 pessoas manifestam-se contra crime de ódio racial no Faial

Março 20, 2024

Vigília de terça-feira em frente à Câmara Municipal da Horta homenageou a memória de Ademir Moreno, assassinado no passado fim de semana. Participantes exigiram justiça e o combate urgente a todas as formas de discriminação racial na nossa sociedade.

Foto de Somos JN.

ERC delibera a “falta de transparência” do World Opportunity Fund

Março 20, 2024

O obscuro fundo de capitais com sede nas Bahamas fica impedido de tomar decisões na Global Media. Está em curso a venda do Jornal de Notícias, O Jogo e TSF a grupo de empresários do norte enquanto os restantes meios de comunicação devem ficar nas mãos dos restantes acionistas.

Coletivos homenageiam em Lisboa vítimas de violência racial e xenófoba em Portugal

Março 20, 2024

Na quinta-feira, Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, o Grupo de Ação Conjunta contra o Racismo e a Xenofobia de Lisboa promove uma concentração às 18h, no Largo José Saramago, local onde deveria estar instalado o Memorial de Homenagem às Pessoas Escravizadas.

Greve dos trabalhadores dos supermercados Dia/Minipreço

Março 20, 2024

Nos dias 27 e 28 de março, os trabalhadores dos supermercados Dia vão estar em greve. Lutam por um aumento salarial de 150€, valorização do trabalho e das carreiras profissionais.

Comboios internacionais de longo curso suspensos há quatro anos

Março 19, 2024

A pandemia de Covid-19 levou à suspensão da circulação dos comboios internacionais Sud Express, que ia até Paris, e do Lusitânia Expresso, que seguia até Madrid. Quatro anos depois, as ligações ferroviárias ainda não foram retomadas. 

Manifestação contra violência policial em 2015.

Estudo confirma discriminação racial na intervenção da polícia portuguesa

Março 18, 2024

Pela primeira vez foram cruzados os números das mortes às mãos da polícia e a origem étnico-racial das vítimas em Portugal. Uma pessoa cigana tem 43 vezes mais probabilidade de ser morta pela polícia, uma pessoa negra 21 vezes.