Está aqui

Bloco questiona permanência de tropas no Afeganistão

José Manuel Pureza afirma que a realidade agora mostrada pelo “dossier wikileaks” torna claro "que esta guerra é cada vez mais injustificável do ponto de vista político".
Bloco questiona governo sobre permanência de tropas no Afeganistão - Foto de DVIDSHUB / Flickr

Para o líder do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda, a divulgação milhares de documentos militares secretos sobre a guerra no Afeganistão torna claro "que esta guerra é cada vez mais injustificável do ponto de vista político" e que os documentos provam que "as forças taliban estão hoje mais fortes, mais organizadas e melhor armadas". Em uma pergunta dirigida ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, o deputado José Manuel Pureza afirma ainda que "a actuação das tropas, à revelia das normas do direito internacional e violando os direitos humanos, tem posto em causa a natureza humanitária das missões", dando como o exemplo o assassinato de líderes taliban em vez de os julgar.

Na pergunta, Pureza questiona qual a posição do governo Português face às informações que foram divulgadas no wikileaks, que segundo o deputado “contrariam as informações oficiais acerca do conflito no Afeganistão”, e se tinha conhecimento da equipa especial (Task Force 373) que realiza operações secretas com o objectivo de assassinar “líderes talibã”, bem como qual a posição do governo face às actividades desta unidade operacional. O deputado do Bloco de Esquerda, pergunta ainda, se o governo tinha conhecimento dos 144 incidentes envolvendo civis que não haviam sido oficialmente reportados e que terão resultado em pelo menos mais 195 vítimas civis deste conflito.

Como respostas às perguntas anteriores redigidas pelo deputado sobre as missões no Afeganistão, o governo tem sempre justificado com os compromissos do Estado português no âmbito da NATO e das Nações Unidas, mas para Pureza "para além dos compromissos internacionais há outros critérios que devem ser tidos em conta, como o comportamento das forças no terreno e o cumprimento de regras básicas em qualquer conflito armado”.

AnexoTamanho
PDF icon pergunta_retirada_afeganistao.pdf56.56 KB
Termos relacionados wikileaks, Internacional
Comentários (1)