Proposta do Bloco

30 de novembro 1999 - 0:00
PARTILHAR

PARIDADE VOLTA AO PARLAMENTO foto_paridade 

Na próxima quarta-feira, serão discutidos dois projectos de lei sobre a paridade nas listas para o parlamento português, do Bloco e do PS. Estas propostas seguem-se ao veto do Presidente da República, Cavaco Silva, e pretendem garantir a presença de mais de 30% deputados do sexo feminino nas bancadas da assembleia. Segundo as propostas do Bloco e do PS, os partidos que não cumprirem a lei sofrerão cortes nas subvenções estatais.  Ver vídeo

A deputada Ana Drago, do Bloco, disse ao Esquerda estar esperançada com o êxito da proposta, que a medida peca por tardia. “É uma questão de elementar justiça garantir a igualdade de direitos entre homens e mulheres e permitir uma maior participação das mulheres na vida política”, disse. 

A proposta do Bloco de Esquerda tem, no entanto, diferenças importantes com a do PS. Enquanto esta última prevê um sistema de penalizações gradualistas às listas que não tiverem paridade, a do Bloco prevê o corte total da subvenção à campanha de qualquer lista que não cumpra a lei, isto é, que não tenha pelo menos 30% de mulheres.