Está aqui

Mamadou Ba

Dirigente de SOS Racismo

Artigos do Autor(a)

6 de Fevereiro, 2015 - 12:12h

A PSP usou e abusou da violência. Não se limitou a agredir barbaramente um jovem negro, portador de deficiência, como disparou contra pessoas indefesas, ferindo gravemente algumas delas. Uma das vítimas dos disparos teve de ser operada!

1 de Fevereiro, 2014 - 20:37h

A Carta de Lampedusa pretende encetar um movimento, não apenas de mudança de paradigma sobre as realidades migratórias, mas sobretudo, de enfrentamento e de rutura com o atual modelo político que sustenta as políticas de imigração da União Europeia.

16 de Abril, 2013 - 00:00h

As políticas de imigração estão não só longe de corresponder ao quadro idílico com que se pinta a realidade, como constituem objetivamente instrumentos de exclusão política das e dos cidadãos imigrantes no exercício da cidadania.

16 de Fevereiro, 2013 - 00:08h

O racismo ciganófobo e negrófobo é uma espécie de instituição que resulta da tradição filosófica e política que sempre considerou, e ainda considera, os negros e os ciganos como inferiores.

18 de Janeiro, 2013 - 00:00h

As alterações introduzidas na nova lei de imigração constituem uma violação das garantias e direitos fundamentais dos cidadãos e cidadãs imigrantes.

23 de Novembro, 2012 - 00:10h

O que acontece neste momento com o bairro da Santa Filomena resulta de várias geografias da exclusão e está arreigado no preconceito não só racista como do desprezo e do desrespeito para com quem é pobre e é diferente.

3 de Agosto, 2012 - 16:32h

O cerco ao bairro do Casal da Mina e as demolições no Bairro de Santa Filomena inscrevem-se num projeto político de caça ao pobre e de estigmatização social. E nada melhor que a silly season para cimentar e legitimar o mais ordinários dos racismos: “os bairros sociais são maus e, habitados por pretos ainda pior ficam”!