Está aqui

Boaventura Sousa Santos

Sociólogo, professor universitário

Artigos do Autor(a)

11 de Julho, 2021 - 12:20h

Os EUA sabem que, no caso do Brasil, não há democracia bolsonarizada sem justiça morizada. Se alguém tiver de cair, que seja Bolsonaro, não Moro. Explica-se assim o interesse da direita nacional e internacional em continuar a propagandear Moro como o grande campeão da luta contra a corrupção. Por Boaventura Sousa Santos.

5 de Junho, 2020 - 23:35h

Nos EUA, “o país mais desenvolvido do mundo”, a primeira economia do mundo, o combate à pandemia é próprio de um Estado falhado, um conceito inventado pelo Norte global para designar (estigmatizar) alguns dos países do Sul global. Por Boaventura Sousa Santos

17 de Maio, 2020 - 15:33h

Boaventura Sousa Santos aborda neste texto o período pós-pandemia, sublinhando que “para já, é claro que o que chamamos pós-pandemia é, de facto, o início de um longo período de pandemia intermitente”.

11 de Abril, 2020 - 15:42h

Boaventura Sousa Santos escreve sobre alguns dos grupos para os quais este período tem sido mais difícil: mulheres, trabalhadores precários e informais, moradores nas periferias pobres e idosos.

2 de Setembro, 2019 - 22:02h

Immanuel Wallerstein soube combinar de forma brilhante a objectividade científica e o compromisso com os deserdados da terra, uma atitude que sempre procurou incutir em todos nós. Por Boaventura de Sousa Santos.

27 de Agosto, 2011 - 11:42h

Voltou a ser urgente reconstruir as esquerdas para evitar a barbárie. Como recomeçar? Eis uma lista de nove ideias.

8 de Maio, 2011 - 16:41h

A crise só deixa de ser destrutiva caso se transforme em oportunidade nova para as classes sociais que mais sofrem com ela. E, para isso, é necessário que os termos da crise sejam redefinidos de modo a libertar e a credibilizar a possibilidade de resistência.

9 de Abril, 2011 - 11:10h

Poderá surgir em Portugal algum adversário credível que impeça que um país seja levado à bancarrota pelas agências de rating?
 

12 de Março, 2011 - 02:44h

Celebrou-se esta semana o Dia Internacional da Mulher. Os dias ou anos internacionais não são, em geral, celebrações. São modos de assinalar que há pouco para celebrar e muito para denunciar e transformar. 

13 de Fevereiro, 2011 - 11:49h

Vista do Fórum Social Mundial, a crise do Norte de África significa o colapso da segunda fronteira da Europa desenvolvida. A primeira é constituída pela Grécia, Portugal, Espanha e Irlanda. Com as duas fronteiras em crise, o centro torna-se frágil.

Páginas