Internacional

EUA

Os trabalhadores apresentaram uma proposta que custaria aproximadamente 50 milhões de dólares ao longo de quatro anos. Isto é metade do custo de um único caça F-15 e do que a Boeing pagou aos seus dois últimos CEO “em paraquedas dourados”, lembra o sindicato.

Argentina

O presidente ultraliberal e de extrema-direita celebrou um “ponto de inflexão” e usou a retórica trumpista da grandeza nacional ao mesmo tempo que louvava o empréstimo “sem precedentes” de Trump, que terá sido fundamental para o resultado. E, imediatamente, ameaçou com mais “reformas”.

Espanha

Milhares de mulheres não tiveram acesso a um segundo exame nem souberam que o seu diagnóstico inicial fora “não conclusivo”. O governo regional de direita desvalorizou o caso e ao fim de 23 dias continua sem dar explicações.

Economia

Muita gente vê nos BRICS um contraponto à ordem monetária dominada pelo dólar. No entanto, os factos são irrefutáveis: na cimeira dos BRICS, no Rio de Janeiro, não foi expressa qualquer vontade de romper com a divisa “americana”. A desdolarização está fora do horizonte visível.

porEric Toussaint
Irlanda

A candidata apoiada pela esquerda vence com grande vantagem nas urnas e derrota a candidata apoiada pelo partido do atual executivo.

Eleições na Argentina

Trump despeja dólares para evitar o derretimento da moeda argentina, nas vésperas das eleições que renovam metade dos deputados e um terço dos senadores. Média de sondagens aponta para um empate técnico entre o partido de Milei e o Peronismo.

porLuís Leiria
Gaza

Centenas de figuras proeminentes da comunidade judaica de vários países alertam para “o risco de retornarmos a uma realidade política de indiferença à ocupação e ao conflito permanente”. Leia aqui a carta aberta.

Irlanda

À frente nas sondagens está Catherine Connolly, apoiada pela esquerda, com vantagem sobre Heather Humphreys, do partido de centro-direita Fine Gael. Mas a baixa participação pode vir a determinar outro resultado.

porGail McElroy
Palestina

O Tribunal considera ainda que Israel não apresentou provas que justifiquem as acusações que levaram ao fim da cooperação com a agência da ONU de assistência aos refugiados palestinianos. 

EUA

Documentos internos da empresa mostram que o segundo maior empregador dos EUA pretende não só evitar contratações futuras mas cortar com postos de trabalho já existentes, trabalhando em estratégias para “controlar a narrativa” sobre esta mudança.

Palestina

A guerra de 1947 continuou de várias formas diferentes: 1956, 1967, 1973 e 2023. Esta última fase não é o fim. De forma alguma.

porTariq Ali
Gaza

O comissário-geral da agência da ONU de assistência aos refugiados da Palestina explica que se continua a passar fome em Gaza quando os camiões das Nações Unidas têm comida suficiente para alimentar a população durante dois ou três meses.

Alemanha

Merz declarou que os migrantes são “um problema de paisagem urbana” e quer deportações em massa. A esquerda responde que é uma mensagem incendiária e racista.

Argentina

Trump diz que se retirará de todas as negociações se as urnas lhe trouxerem um resultado negativo na Argentina. A submissão de Milei confere um significado adicional às eleições de domingo. Decide-se se o país caminha para ser uma espécie de protetorado suis generis ou se votará com para recuperar a soberania.

porEduardo Lucita
França

O ex-líder da direita francesa torna-se o primeiro Presidente da República a cumprir pena efetiva de prisão, após ter sido também o primeiro condenado por corrupção. Mas a campanha de vitimização de Sarkozy nos media franceses atingiu o ponto alto, com os ataques à justiça a partirem dos meios políticos e económicos.