Está aqui

Internacional

Bloco Europa saúda vitória dos emigrantes lesados do BES

24 de Julho, 2017 - 17:34h

Por iniciativa bloquista, os emigrantes lesados do BES foram abrangidos pelos mecanismos de compensação previstos na Proposta de Lei do governo, mas, conforme alerta o núcleo Europa do Bloco, “depois de ganha esta batalha, falta ainda ganhar a guerra”.

Eleições: o Ponto de Viragem em Angola

24 de Julho, 2017 - 13:30h

Estamos a um mês das eleições. Depois de 38 anos com José Eduardo dos Santos a ocupar o cargo de presidente-ditador de Angola, este é naturalmente um momento histórico. Por Rafael Marques de Morais, Maka Angola.

Timor: Fretilin surge à frente nas “eleições mais tranquilas de sempre”

24 de Julho, 2017 - 11:14h

Cerca de mil votos de diferença permitiram à Fretilin de Mari Alkatiri ultrapassar o CNRT de Xanana Gusmão nas legislativas timorenses deste sábado.

Brasil: Declarações de Lula abrem guerra à esquerda

23 de Julho, 2017 - 21:35h

Ex-presidente acusa PSOL de “frescura” e diz que, quando ganhar uma cidade, partido irá compreender as dificuldades de governar. PSOL retruca que “utópico é acreditar que com o PMDB é possível mudar alguma coisa”. Por Luis Leiria, do Rio de Janeiro.

Isabel dos Santos com o seu marido Sindika Dokolo. Fonte: Maka Angola.

Sindika Dokolo condenado a 12 meses de prisão em Kinshasa

23 de Julho, 2017 - 11:57h

O marido de Isabel dos Santos foi condenado por falsificação de documentos e uso de documentos falsificados para adquirir propriedades no Congo. 

Para Gómez, o Chavismo Crítico tem por missão “defender os logros e as conquistas da Revolução Bolivariana da Venezuela e da Constituição de 1999, lutando pelo restabelecimento da ordem constitucional enfraquecida”. 

Chavismo Crítico rejeita a Constituinte de Maduro e o Estado paralelo do MUD

23 de Julho, 2017 - 10:52h

Diversos sectores da esquerda venezuelana críticos de Maduro organizaram um documento único onde denunciam a escalada para uma guerra civil de Maduro e, a fragmentação do Estado operado pela oposição de direita. 

Sean Spicer, ex-porta-voz da Casa Branca, por Michael Reynolds, EPA/Lusa

Porta-voz de Donald Trump demite-se

21 de Julho, 2017 - 23:09h

A demissão surge após Trump nomear Anthony Scaramucci como “diretor de comunicações” da Casa Branca. 

Ex-dirigentes da TAP terão participado em branqueamento de capitais para a Sonangol

21 de Julho, 2017 - 19:16h

Além dos ex-dirigentes da TAP, também três advogados que terão funcionado como intermediários foram acusados pelo Ministério Público. 

Donald Trump. Foto de Gage Skidmore.

Trumpcare morreu, por agora

20 de Julho, 2017 - 15:34h

As tentativas do Partido Republicano para "revogar e substituir" o Obamacare falharam. No entanto, o relativamente fraco apoio pelo status quo mantém aberta a janela política para uma iniciativa de Trump. 

Canábis já está à venda nas farmácias do Uruguai

19 de Julho, 2017 - 21:54h

Arrancou esta quarta-feira a última fase de legalização da canábis no Uruguai. Por cerca de 5.70 euros, os consumidores registados já podem comprar canábis na farmácia. Cada embalagem contém 5 gramas.

A campanha pela despenalização do aborto apela a uma mobilização europeia e de ação comum, a realizar no dia 28 de setembro, que é o Dia Internacional pelo Direito ao Aborto Legal e Seguro.

Petição reclama o direito ao aborto em todos os países europeus

18 de Julho, 2017 - 09:56h

Movimentos feministas, pelos Direitos Humanos e organizações de esquerda lançam campanha internacional “Aborto, as mulheres decidem!” e petição dirigida a todos os governos europeus e instituições da UE. Apelam ainda a uma ação comum, em toda a Europa, no dia 28 de setembro.

Os passageiros expulsos alegam que a Vueling os colocou numa “lista geral de perigo”. Foto de @annapalou

Vueling expulsa passageiros em protesto contra deportação de imigrante

17 de Julho, 2017 - 18:40h

O voo partia de Barcelona rumo a Dakar e incluía um imigrante senegalês em processo de deportação. 11 passageiros foram expulsos pela companhia.

“Com 95% dos votos escrutinados, participaram 7.186.170 venezuelanos” na consulta popular organizada para que os cidadãos se pronunciassem sobre as alterações à Constituição. Foto de  Asamblea Nacional‏/ Twitter

Venezuela: consulta popular e ensaio do governo mobilizaram milhões de eleitores

17 de Julho, 2017 - 13:02h

Neste domingo, o referendo convocado pela Assembleia Nacional, no qual participaram mais de 7 milhões de eleitores, ficou manchado pela morte a tiro de uma mulher de 61 anos. No mesmo dia, o Governo ensaiou a votação para a Assembleia Constituinte.

Erdogan promete “cortar a cabeça aos traidores”

17 de Julho, 2017 - 09:42h

O primeiro aniversário do golpe militar falhado foi assinalado pelo presidente turco em Istambul. Num discurso marcado por referências religiosas, Erdogan voltou a defender a reintrodução da pena de morte.

Campanha do MPLA acusada de atropelos à lei eleitoral

15 de Julho, 2017 - 22:17h

O ativista angolano Luaty Beirão é um dos cinco subscritores da carta enviada ao Presidente da Comissão Nacional de Eleições de Angola a denunciar o favorecimento da campanha do MPLA.

García Molina é o secretário regional do Podemos de Castela-Mancha. Foto do Facebook de García Molina.

PSOE e Podemos chegam a acordo para Governo de Castela-Mancha

15 de Julho, 2017 - 18:57h

Os dirigentes do Podemos aceitaram a proposta do Partido Socialista Obrero Espanhol de Castela-Mancha para formar governo. O convite surge depois de terem conseguido aprovar o orçamento regional em conjunto. 

Bloqueio a Gaza provoca situação humanitária grave

Gaza: ONU alerta para “crise perpétua” desde o início do bloqueio

15 de Julho, 2017 - 17:26h

O bloqueio de Israel à Faixa de Gaza deu origem a uma prolongada crise humanitária, conclui o relatório “Gaza – 10 anos depois”, divulgado pelas Nações Unidas.

Em 2010 foi distinguido com o Nobel da Paz e na cerimónia de entrega do prémio, em Oslo, uma cadeira vazia representou Liu, já sob detenção. Foto de Alex Hofford EPA/Lusa

Morreu o dissidente chinês Liu Xiaobo

13 de Julho, 2017 - 17:57h

O mais conhecido preso político da China e Nobel da Paz de 2010 estava internado desde Junho, depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro no fígado em fase terminal. Liu Xiaobo e a sua família tinham pedido para que fosse tratado no estrangeiro, mas Pequim recusou.

Campo de Refugiados em Moria, Grécia, janeiro de 2017.

Crise de saúde mental nos campos de refugiados nas ilhas gregas

13 de Julho, 2017 - 13:41h

O acordo contra a imigração e refugiados celebrado entre a UE e a Turquia "teve um impacto devastador na saúde mental de milhares de mulheres, homens e crianças enclausurados nas ilhas gregas, desde março de 2016", denunciou a Human Rights Watch, esta quarta-feira.

O ex-presidente pode recorrer em liberdade e a pena só será aplicada se confirmada em segunda instância. Foto de Agência Brasil.

Brasil: Lula é condenado a 9 anos de prisão por corrupção

12 de Julho, 2017 - 20:03h

Decisão do juiz Sérgio Moro não inclui a prisão preventiva. O ex-presidente pode assim recorrer em liberdade e a pena só será aplicada se confirmada em segunda instância. (notícia atualizada às 10h30, 13.07.17)

Sérgio Zveiter é do mesmo partido de Temer mas fez relatório contra ele. Foto de Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Brasil: Temer a caminho de ser afastado?

11 de Julho, 2017 - 15:33h

Relator da comissão parlamentar que decide a admissão da denúncia contra o Presidente da República por corrupção considera haver “indícios suficientes de autoria e materialidade” para que se instaure o processo penal.

A devastação: Mossul finalmente libertada do Estado Islâmico

10 de Julho, 2017 - 21:35h

O grupo islâmico perdeu a cidade, mas ainda pode travar uma guerra de guerrilha nos desertos do Iraque e da Síria. Por Patrick Cockburn.

Cidade de Hebron eleita Património da Humanidade pela Unesco. Foto de Abed Al Hashlamoun EPA/LUSA

Israel corta financiamento à UNESCO

10 de Julho, 2017 - 12:05h

Comissão de Património Mundial da Unesco declarou a cidade velha de Hebron, na Cisjordânia ocupada, “zona protegida” enquanto “local de valor universal, excecional”.

1000 postais para que a China liberte o ativista Liu Xiaobo. Foto de Alex Hofford EPA/Lusa

1000 postais para que a China liberte o ativista Liu Xiaobo para tratamento paliativo

10 de Julho, 2017 - 10:01h

Liu Xiaobo, ativista e pacifista chinês e Prémio Nobel da Paz pediu às autoridades chineses que o deixem sair do pais onde está preso, para tratamento paliativo. Pequim argumenta que o ativista não pode viajar, porque está muito frágil fisicamente. 

Marcha pela Justiça em Istambul

Marcha pela Justiça enche Istambul e contesta Erdogan

9 de Julho, 2017 - 17:57h

A poucos dias do aniversário do golpe falhado na Turquia, a marcha promovida pelo maior partido da oposição denunciou a repressão que se seguiu e exigiu o fim do estado de emergência.

Páginas