Está aqui

Internacional

Trabalhadores da Amazon em Itália fazem greve na “Black Friday”

23 de Novembro, 2017 - 15:11h

Mais de 500 trabalhadores do centro de distribuição da multinacional do comércio online em Piacenza paralisam esta sexta-feira, após o fracasso das negociações com a administração.

Chile: passaram à 2ª volta os dois candidatos favoritos: o ex-presidente Sebastián Piñera (direita liberal-conservadora) e o senador Alejandro Guillier (centro-esquerda)

Presidenciais no Chile: Tudo em aberto para a 2ª volta

22 de Novembro, 2017 - 15:22h

Na 1ª volta das eleições presidenciais no Chile passaram à 2ª volta o ex-presidente Sebastián Piñera (direita liberal-conservadora) e o senador Alejandro Guillier (centro-esquerda). A 2ª volta terá lugar no próximo dia 17 de dezembro. Por Jorge Martins

Zimbabué: Mugabe renuncia à presidência para evitar impeachment

21 de Novembro, 2017 - 17:11h

Ao fim de 37 anos no poder, Robert Mugabe abandona, esta terça-feira, a presidência do país para evitar ser destituído pelos deputados do partido que fundou, o Zanu-PF.

Gerry Adams vai deixar a liderança do Sinn Féin em 2018

21 de Novembro, 2017 - 13:13h

O líder histórico dos republicanos irlandeses anunciou também na conferência do partido a sua intenção de não se candidatar às próximas eleições.

Turquia: Ancara proíbe eventos LGBTI para "proteger segurança pública"

19 de Novembro, 2017 - 17:21h

O gabinete do governador de Ancara proibiu todos os eventos dos grupos de defesa dos direitos de lésbicas, homossexuais, bissexuais e intersexuais, alegando que estas iniciativas colocam em perigo a "saúde e moralidade" ao inflamar "sensibilidades sociais".

Alemanha (ainda) sem governo: Merkel no seu labirinto

18 de Novembro, 2017 - 15:12h

Passados quase dois meses sobre as eleições de 24 de setembro, que Merkel venceu, mas onde perdeu bastantes votos, a chanceler continua sem conseguir formar um novo governo. Por Jorge Martins.

 

As guerras não oficiais entre Arábia Saudita e o Irão: em busca da hegemonia regional

17 de Novembro, 2017 - 21:54h

O jornalista da Al Jazeera, Creed Newton, descreve e procura explicações neste artigo para os jogos de influência e guerra na Síria, Iraque, Líbano e Iémen. Tradução do Esquerda.net. 

Brexit: Irlanda exige a Londres garantias por escrito sobre a fronteira aberta

17 de Novembro, 2017 - 17:20h

O primeiro-ministro irlandês avisou o governo britânico que irá bloquear as negociações do Brexit, caso a fronteira aberta com a Irlanda do Norte não esteja formalmente garantida no processo. Tusk exigiu progressos nas negociações nas próximas três semanas.

Quebec anuncia lei da legalização da canábis

17 de Novembro, 2017 - 14:16h

O Canadá anunciou que a legalização da canábis para uso recreativo será uma realidade em todo o país em julho de 2018, com autonomia para as províncias escolherem o seu modelo. O Quebec vai ter monopólio público da venda, mas não legaliza o autocultivo.

Catalunha: Uma outra economia é possível, num país novo?

17 de Novembro, 2017 - 12:14h

A VI Feira de Economia Solidária da Catalunha trouxe ao debate as respostas deste sector no cenário de independência catalã.  Artigo de Bárbara Marques Ferreira e Rogério Roque Amaro.

COP 23: Merkel não desiste do carvão e causa preocupação

17 de Novembro, 2017 - 10:43h

A chanceler confirmou que a Alemanha está atrasada no objetivo de reduzir em 40% as emissões de CO2 até 2020 e quer manter as centrais a carvão para além de 2030. Artigo de Pedro Soares, em Bona.

Partidos catalães fecham listas, concentrações assinalam um mês de prisões políticas

16 de Novembro, 2017 - 21:49h

Com os partidos independentistas a concorrerem em listas separadas, a surpresa foi a indicação do presidente da Assembleia Nacional Catalã, na prisão há um mês, como nº2 da lista de Puigdemont.

Migrantes no campo de detenção de Treeq Alsika, depois de serem resgatados de armazéns controlados por redes de tráfico humano. Fonte: CNN.com

Leilões de escravos são filmados na Líbia

16 de Novembro, 2017 - 08:47h

A CNN obteve imagens de leilões de escravos na Líbia, onde refugiados e migrantes são leiloados como mercadoria por valores entre os 400 e os 800 dólares. 

Zimbabué: Golpe militar detém Mugabe e assume controlo político

Zimbabué: Golpe militar detém Mugabe e assume controlo político

15 de Novembro, 2017 - 18:46h

Militares ocuparam a televisão pública, na madrugada desta quarta-feira, e anunciaram que estava em curso uma “transição [de poder] sem sangue”. Mugabe e a sua família “foram detidos e estão a salvo”, e o vice-presidente Mnangagwa, recém-demitido, voltou da África do Sul para conduzir os destinos do país.

Isabel dos Santos, filha de José Eduardo dos Santos, foi hoje exonerada de presidente do conselho de administração da Sonangol pelo no Presidente da República de Angola, João Lourenço

Angola: Presidente exonera Isabel dos Santos

15 de Novembro, 2017 - 15:01h

João Lourenço exonerou a filha de José Eduardo dos Santos de presidente do conselho de administração da Sonangol. O Presidente retirou também a gestão de canais da TV pública a uma empresa de outros dois filhos do ex-presidente. Receita fiscal da Sonangol caiu 30%.

Metade da riqueza mundial já está nas mãos de 1% da população

15 de Novembro, 2017 - 14:22h

Os mais ricos do mundo detinham 42.5% da riqueza mundial no pico da crise financeira de 2008. Em 2017 já concentram 50.1%, indica o relatório anual do Credit Suisse.

Grupo de jovens Rohingya no Bangladesh – Foto de Aurélie Marrier d'Unienville/Oxfam

ONU: Militares birmaneses cometeram violações coletivas de mulheres rohingya

13 de Novembro, 2017 - 17:13h

Pramilla Patten, representante especial do secretário-geral da ONU, denunciou que as forças armadas de Myanmar cometeram esses crimes “sistematicamente”, os quais foram um fator essencial para a fuga massiva para o Bangladesh.

Destruição provocada pelo sismo na cidade de Sarpol-e-Zahab, Curdistão Iraniano – Foto de Abedin Taherkenareh/Epa/Lusa

Terramoto mata centenas de pessoas no Irão e no Iraque

13 de Novembro, 2017 - 12:10h

O sismo, com a magnitude de 7,3 na escala de Richter, teve o epicentro em Souleimaniyeh, no Curdistão iraquiano. As áreas da fronteira entre o Irão e o Iraque são as mais atingidas, nomeadamente a cidade de Sarpol-e-Zahab, na província de Kermanshah, no Curdistão Iraniano.

Independentistas catalães vão a eleições com listas próprias

12 de Novembro, 2017 - 18:19h

Afastada a possibilidade de uma convergência eleitoral entre todos os partidos independentistas, a ERC, o PDeCAT e a CUP apostam em listas próprias para as eleições de 21 de dezembro.

750 mil manifestam-se em Barcelona pela libertação dos presos políticos

11 de Novembro, 2017 - 19:11h

A manifestação convocada pela Assembleia Nacional Catalã e o Òmnium Cultural foi encabeçada por familiares dos governantes e ativistas presos por organizarem o referendo de 1 de outubro.

400 trabalhadores das missões diplomáticas mantêm 44 horas semanais

10 de Novembro, 2017 - 10:55h

Em causa cozinheiros, jardineiros, empregados de limpeza e motoristas, que trabalham nas embaixadas portuguesas. Quase um terço do universo dos funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros. O STCDE denunciou também 111 casos de precariedade, alguns "há meses ou anos, mas outros com mais de 20 ou 30 anos". 

Jornal franquista "España", de 20 de janeiro de 1939, anunciando uma ofensiva vitoriosa contra a Catalunha.

O “jornalismo de guerra” contra a Catalunha

9 de Novembro, 2017 - 18:28h

Num debate organizado esta quarta-feira na Casa da Imprensa sobre os media e a "questão catalã", o jornalista Enric Marin considerou que a forma como os media espanholistas abordam a Catalunha só tem paralelo com o "jornalismo de guerra" franquista dos anos 1930, algo que isolou os media espanhóis do resto do mundo. 

Esquerda obtém vitórias históricas nas eleições nos EUA

9 de Novembro, 2017 - 13:49h

Esta semana realizaram-se eleições para cargos municipais e estaduais em vários estados norte-americanos. Algumas das derrotas dos Republicanos ficaram a dever-se às candidaturas do movimento Our Revolution, formado por apoiantes de Bernie Sanders.

Naomi Klein está em Barcelona para lançar o seu último livro e participará num ato público de apoio a Ada Colau - Foto de Andreu Dalmau/Epa/Lusa

Naomi Klein em Barcelona: “Prender um governo eleito democraticamente não é aceitável”

9 de Novembro, 2017 - 11:39h

Naomi Klein afirmou ser defensora do direito dos povos à autodeterminação, “um princípio que, eu que sou do Quebec, defendo se contar com o apoio necessário”. A escritora e ativista esteve em Barcelona para apresentar o seu último livro “Dizer Não Não Basta”.

Greve na Catalunha marcada por cortes de estradas e ferrovias

8 de Novembro, 2017 - 14:53h

A greve convocada pela central sindical independentista afetou sobretudo a mobilidade de pessoas e mercadorias, com piquetes e manifestações pela liberdade dos presos políticos catalães.

Páginas