Está aqui

Internacional

A destruição dos hospitais agrava o sofrimento das populações. Foto da ONU

Síria: Sete hospitais deixaram de funcionar devido a bombardeamentos

30 de Abril, 2017 - 23:29h

Bombardeamentos no noroeste da Síria levaram a que sete hospitais tenham deixado de funcionar aumentando os riscos e o sofrimento das populações.

Cerca de 40 milhões fizeram greve. Foto Mídia Ninja

Brasil: greve geral fez História

30 de Abril, 2017 - 20:00h

Centrais sindicais contabilizam uma participação de 40 milhões de trabalhadores na maior paralisação nacional da história do país. Houve manifestações em 254 cidades de 26 estados e do Distrito Federal. Por Luis Leiria.

O Bloco Democrático decidiu juntar-se à coligação CASA-CE

Angola: Bloco Democrático junta-se à CASA-CE

30 de Abril, 2017 - 17:44h

O Bloco Democrático “reafirma a necessidade de um pacto político geral pela Mudança do regime e pela preservação das forças democráticas e progressivas” e decide integrar a coligação CASA-CE.

Fora Temer, Greve Geral no Brasil – Foto Erick Dau/The Intercept Brasil

Brasil: Greve nacional impulsionada por dinâmica global de corrupção e impunidade da elite

30 de Abril, 2017 - 13:10h

É a maior greve ocorrida no Brasil nas últimas duas décadas. Os protestos foram em sua maior parte pacíficos, mas algumas violências pontuais aconteceram. Por Glenn Greenwald

Partido Comunista da Venezuela diz que “não se submeterá às normas do CNE” e pede solidariedade contra a ameaça de ilegalização

Venezuela: Partido Comunista pede solidariedade contra ameaça de ilegalização

29 de Abril, 2017 - 14:39h

O PC da Venezuela afirma que “não se submeterá” às normas “estabelecidas pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE)” para a renovação da sua inscrição como organização política nacional e pede solidariedade contra a ameaça de ilegalização.

“Mas alguém tem dúvidas de que não vou votar na Frente Nacional?”

28 de Abril, 2017 - 17:33h

Jean-Luc Mélenchon quebrou o silêncio com um vídeo dirigido aos seus apoiantes. Diz que irá votar na segunda volta e explica por que se recusa a apelar ao voto, reconhecendo que “não é preciso ser um génio para adivinhar o que vou fazer”.

Unidos Podemos apresenta moção de censura a Rajoy

28 de Abril, 2017 - 16:41h

A iniciativa surge na sequência dos recentes escândalos de corrupção envolvendo altas figuras do Partido Popular. Trata-se da terceira moção de censura desde 1978.

Além da greve, haverá manifestações em todo o país. Foto de Rovena Rosa, Agência Brasil

Greve geral paralisa Brasil nesta sexta-feira

27 de Abril, 2017 - 17:47h

Movimento opõe-se às contrarreformas de Temer e poderá ser o mais amplo da história do país. Objetivo é defender o direito de aposentadoria e princípios básicos da lei laboral. Por Luis Leiria.

“Repudio todos os casos de violência no país; rejeito-os. Sou uma mulher de paz”, declarou Luisa Ortega Díaz em conferência de imprensa

Venezuela: “A política não deve levar-nos à guerra”, declara a Procuradora Geral

26 de Abril, 2017 - 21:03h

Em conferência de imprensa, a Procuradora Geral da República da Venezuela, Luisa Ortega Díaz, repudiou a violência, detalhou o número de vítimas nos confrontos no país, apelou ao diálogo e afirmou: “a paz não se decreta, constrói-se”.

Erdogan lança nova purga na Turquia

26 de Abril, 2017 - 16:12h

Mais de mil polícias foram detidos esta quarta-feira e há mandados de detenção para outros dois mil, que o regime turco acusa de conspiração para o derrube do governo. Bruxelas pode suspender negociações da adesão turca à UE.

Sondagem da Ipsos sobre o comportamento do eleitorado entre a primeira e a segunda volta das Presidenciais em França.

Maioria dos eleitores de Melénchon votará em Macron

26 de Abril, 2017 - 09:00h

Uma sondagem da Ipsos revela que, ao contrário do que grande parte do aparelho mediático quis fazer crer, não existe quase nenhuma transmissão de votos de Mélenchon para Marine Le Pen. Acresce que, entre 2012 e 2017, um dos maiores contribuidores para o reforço da Frente Nacional foi o Partido Socialista francês.

Escândalo de corrupção leva a demissão da porta-voz do PP em Madrid

24 de Abril, 2017 - 18:26h

A saída de Esperança Aguirre surge na sequência da detenção, por suspeitas de fraude, corrupção e branqueamento de capitais, daquela que já foi “uma pessoa da sua máxima confiança”, Ignacio González.

FMI exige mais austeridade à Grécia, novamente

24 de Abril, 2017 - 18:00h

Com as declarações de Poul Thomsen, o FMI assume as exigências de Schäuble relativamente à Grécia e abre a porta à participação do Fundo num terceiro empréstimo até julho.

Vice-presidente filipina dá exemplo português para acabar com guerra às drogas

24 de Abril, 2017 - 14:43h

A política repressiva seguida pelo presidente Duterte já matou milhares de pessoas. Leni Robredo opõe-se ao presidente e cita exemplo da descriminalização em Portugal.

Resultados das eleições francesas “mostram que há uma crise do sistema político”

24 de Abril, 2017 - 13:41h

Marisa Matias destacou a “profunda alteração do sistema partidário político francês com um trambolhão enorme do PS, mas também com um resultado não tão honroso assim por parte dos republicanos”.

Mélenchon: “Cada um e cada uma, em consciência, sabe qual é o seu dever”

23 de Abril, 2017 - 23:19h

Com 97% dos votos já contabilizados, e segundo os resultados parciais divulgados pelo ministério do Interior francês, Emmanuel Macron e Marine Le Pen passam à segunda volta das eleições presidenciais francesas. Notícia atualizada às 13h42 de 24.04.2017.

Arábia Saudita eleita para Comissão dos Direitos das Mulheres da ONU

23 de Abril, 2017 - 18:20h

A ONG UN Watch denunciou a escolha do “regime mais misógino do mundo” para o organismo das Nações Unidas que tem por objetivo promover a igualdade de género e os direitos das mulheres.

Canadá: Defensores da legalização da canábis criticam modelo proposto

23 de Abril, 2017 - 15:30h

A proposta de lei que vai levar o maior país do mundo a acabar com a proibição da canábis a partir de julho de 2018 tem suscitado aceso debate entre os defensores da legalização.

O ataque “incrivelmente limitado” de Donald Trump à Síria

23 de Abril, 2017 - 15:08h

O ataque contra a base aérea síria de Shayrat é na verdade o primeiro tiro da grande estratégia em marcha de Trump. Artigo de Gilbert Achcar.

Mais de 140 militares afegãos mortos em ataque talibã

22 de Abril, 2017 - 17:20h

Esta sexta-feira ocorreu o ataque mais mortífero para o exército do Afeganistão desde o início da guerra, na sequência de um assalto talibã a uma base militar.

Washington volta a ameaçar pôr em causa acordo nuclear com o Irão

21 de Abril, 2017 - 18:01h

Um dia depois de reconhecer que Teerão está a cumprir a sua parte no acordo assinado com a administração Obama, o chefe da diplomacia norte-americana acusou o Irão de criar “provocações alarmantes” para desestabilizar a região.

Alemanha poupou mais de 145 mil milhões com juros baixos através da crise

21 de Abril, 2017 - 15:13h

Em 2012, Eric Toussaint calculava que a crise tinha permitido à Alemanha poupar 63 mil milhões de euros em juros da dívida, um número conservador face aos cálculos do próprio Ministério das Finanças alemão. 

Torre Eiffel, por Etienne Laurent, EPA/Lusa

Ataque em Paris a dois dias das eleições presidenciais

21 de Abril, 2017 - 14:25h

Jean-Luc Mélenchon declarou a sua solidariedade para com o polícia morto e os feridos, e deixou uma mensagem de solidariedade e resistência contra o terror: “Nada de pânico! Não devemos interromper a democracia."

Ignácio González (à esquerda) com Mariano Rajoy (ao centro), por Sergio Barrenecha, EPA/Lusa

Ex-presidente da região de Madrid detido por suspeita de fraude e corrupção

21 de Abril, 2017 - 11:22h

O militante do Partido Popular terá utilizado contratos públicos para cobrar comissões ilegais numa rede de favorecimento da família, de empresários e do seu partido.

Marisa Matias e Pablo Iglesias reforçam campanha de Mélenchon

20 de Abril, 2017 - 19:32h

Com as eleições presidenciais em França já no próximo domingo, a campanha insubmissa de Jean-Luc Mélenchon fecha um dos últimos dias de campanha com a participação de  Marisa Matias e Pablo Iglesias, amanhã em Paris.

Páginas