Está aqui

Internacional

Theresa May vê aprovada moção de confiança

12 de Dezembro, 2018 - 21:01h

A Câmara dos Comuns aprovou esta quarta-feira, com 200 votos a favor e 117 contra, a moção de confiança à líder conservadora e primeira-ministra, Theresa May. Em atualização.

Theresa May à saída da sua residência oficial nesta quarta-feira, 12 de dezembro – Foto de Andy Rayn/Epa/Lusa

Theresa May pode sobreviver à moção de censura

12 de Dezembro, 2018 - 16:31h

Câmara de Comuns debate nesta quarta-feira moção de confiança à primeira-ministra britânica. Segundo os dados mais recentes, Theresa May deverá manter confiança, obtendo mais de metade dos votos dos deputados conservadores.

Marisa Matias, Guilherme Boulos, Xabier Benito do Podemos e Younous Omarjee da France Insoumise

No Parlamento Europeu, Boulos denunciou perseguições aos movimentos sociais no Brasil

12 de Dezembro, 2018 - 08:26h

Guilherme Boulos, que estará no próximo sábado em Lisboa e no Porto, falou no PE das ameaças à democracia no Brasil. O candidato presidencial do PSOL esteve com Marisa Matias e com deputados do Podemos e da France Insoumise.

Mary Lou McDonald, líder do Sinn Fein e deputada no parlamento da República da Irlanda

Sinn Fein propõe referendo à unificação da Irlanda, se falhar acordo sobre o Brexit

11 de Dezembro, 2018 - 21:29h

Mary Lou McDonald disse ao primeiro-ministro irlandês que o Governo deve preparar-se para um referendo sobre a unificação da Irlanda, para garantir que as pessoas do Norte tenham os seus direitos protegidos.

Acusado no massacre de Carandiru será responsável pelas prisões de São Paulo

11 de Dezembro, 2018 - 16:09h

João Doria, governador de São Paulo, escolheu para secretário da Administração Penitenciária o ex-coronel da polícia militar Nivaldo Restivo. Este foi acusado de permitir o espancamento de sobreviventes do massacre perpetrado pelas forças policiais na cadeia do Carandiru.

Coletes Amarelos: Macron volta a recuar e anuncia aumento do Salário Mínimo em 100€

10 de Dezembro, 2018 - 21:20h

Presidente francês quebra silêncio de 21 dias para anunciar aumento de 100 euros no Salário Mínimo e redução dos impostos nos salários e nas pensões. Medidas representam derrota do plano liberal de Macron.

May adia voto sobre Brexit

10 de Dezembro, 2018 - 16:58h

A primeira-ministra admite que perderia a votação por uma “margem significativa”. A reintrodução de uma fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte é um dos pontos mais críticos. Corbyn fala em desespero do governo.

Vendas de armas: EUA campeões, Rússia é o segundo maior vendedor

10 de Dezembro, 2018 - 14:22h

Segundo o relatório do Instituto Sipri, publicado esta segunda-feira, a Grã-Bretanha deixou de ser o segundo país que mais armas vende. A Rússia ocupa agora este lugar. Os autores do relatório sublinham que não há dados sobre a China.

Corrupção na Odebrecht: construtora brasileira no centro da política peruana

10 de Dezembro, 2018 - 00:43h

Este domingo foi dia de referendo no Peru. Anunciado como um referendo anti-corrupção surge na sequência das acusações que atingem 5 ex-presidentes do país.

Dois sem-terra assassinados no Brasil

9 de Dezembro, 2018 - 23:56h

Na noite de sábado um grupo de homens encapuçados invadiram o acampamento D. José Maria Pires em Alhambra e assassinaram dois dos seus coordenadores.

Migrações: pacto da ONU causa crise governamental na Bélgica

9 de Dezembro, 2018 - 19:22h

A coligação de governo belga rompeu-se devido à oposição dos nacionalistas flamengos ao pacto sobre migrações da ONU. A cimeira intergovernamental sobre migrações começa segunda-feira, dia 10 de dezembro, em Marraquexe.

Quatro cenários para o pós-votação do Brexit

9 de Dezembro, 2018 - 18:15h

O acordo final de saída do Reino Unido da União Europeia é votado esta terça-feira na Câmara dos Comuns. Será chumbado ou aprovado? E o que acontece a seguir? Louise Thompson explica tudo neste artigo.

Um Mandato para a Liderança de Esquerda nos EUA

9 de Dezembro, 2018 - 17:26h

Uma das lições a tirar da revolução neoliberal dos anos 1970 é que o estudo e preparação de alternativas políticas e económicas é essencial no momento da chegada ao poder. Artigo de Kate Aronoff, em The Nation.

Presidente catalão junta-se a jejum solidário com presos em greve de fome

9 de Dezembro, 2018 - 14:42h

Quim Torra participa durante 48 horas no jejum em solidariedade com quatro dos dirigentes independentistas presos, que iniciaram uma greve de fome em protesto contra o bloqueio ao acesso à justiça europeia.

China avisa Canadá para as “graves consequências” da detenção da diretora da Huawei

9 de Dezembro, 2018 - 12:26h

Meng Wanzhou, diretora financeira e filha do fundador da gigante tecnológica chinesa Huawei, está detida a pedido dos EUA por suspeita de violar as sanções ao Irão.

Bolsonaro assume ter fugido ao fisco em operação suspeita

9 de Dezembro, 2018 - 00:36h

Um ex-assessor do filho do Bolsonaro transferiu milhares de euros para a mulher do presidente eleito do Brasil. Jair Bolsonaro diz que foi o pagamento de um empréstimo e assume que não o declarou ao fisco.

Andaluzia: análise de um tsunami político

8 de Dezembro, 2018 - 21:57h

As eleições autonómicas realizadas na Andaluzia no passado dia 2 foram marcadas por uma verdadeira “onda” de extrema-direita, que produziu um verdadeiro “tsunami político”. Artigo de Jorge Martins.

Coletes amarelos regressam aos protestos em França

8 de Dezembro, 2018 - 11:53h

A capital francesa volta a ser o centro dos protestos, mas há bloqueios de estradas em todo o país. Manifestantes não estão satisfeitos com o recuo do governo e exigem medidas fortes contra as desigualdades.

Negociações para formar governo na Andaluzia estão para durar

7 de Dezembro, 2018 - 21:37h

A dificuldade de encontrar maiorias que excluam a extrema-direita tem marcado as negociações entre os partidos andaluzes. PSOE, PP e Ciudadanos reclamam para si o lugar da presidência.

Polícia catalã carrega contra manifestantes antifascistas

7 de Dezembro, 2018 - 15:44h

Em Girona e Terrassa na Catalunha, os Mossos d'Esquadra reprimiram violentamente manifestações, ferindo a deputada Maria Sirvent do partido CUP. Os manifestantes protestavam contra ato do partido de extrema-direita Vox em comemoração dos 40 anos da Constituição espanhola.

A China dissidente – parte 2

6 de Dezembro, 2018 - 23:23h

Campos de reeducação massiva para a minoria uigur, prisão de ativistas laborais e de jovens inspirados pelo legado político de Mao. Xi Jinping introduziu mudanças na forma de lidar com a dissidência. Esta é a segunda parte do retrato sobre a China dissidente.

Em 2020, transportes públicos no Luxemburgo serão gratuitos

6 de Dezembro, 2018 - 12:05h

O governo de coligação, que reúne o Partido Democrata, Partido Socialista dos Trabalhadores e Verdes luxemburgueses, quer que o Luxemburgo se transforme no primeiro país do mundo com transportes públicos gratuitos. A medida vai ser testada em meados de 2019.

COP24: o nosso planeta não é uma mercadoria

6 de Dezembro, 2018 - 10:25h

A conferência das Nações Unidas sobre o clima está a decorrer na Polónia. Neste artigo, Marisa Matias, Jens Holm, Søren Søndergaard, Xabier Benito e Younous Omarjee alertam que a arquitetura europeia permite que lobistas imponham as suas preferências antiambientais.

Migrantes: associações denunciam violência policial em Calais

5 de Dezembro, 2018 - 18:11h

Quatro associações de ajuda aos migrantes publicaram esta quarta-feira um relatório em que denunciam atos contínuos de violência policial praticados contra os migrantes que tentam entrar em Inglaterra.

Manifestações contra a extrema-direita na Andaluzia

5 de Dezembro, 2018 - 16:07h

Na sequência do resultado eleitoral do partido de extrema-direita Vox nas eleições regionais da Andaluzia, foram convocadas várias manifestações de repúdio. Partidos de direita ponderam coligação com o Vox e patrões da comunicação social aconselham as redações a não utilizar a palavra extrema-direita.

Páginas