Está aqui

Ambiente

Praia da Amoreira, Aljezur. Foto de Tiago J. G. Fernandes/Flickr.

Petróleo: Galp não vai fazer furo em Aljezur este ano

19 de Maio, 2017 - 11:06h

Galp não vai fazer o furo, cujo prazo termina no final de maio. Pediu prolongamento, mas governo não aceitou. No entanto, a Galp diz que não desistiu e insiste em querer fazer o furo, contra a vontade da população.

Imagem da praia Este da ilha Henderson, por Tara Proud.

18 toneladas de plástico detectadas numa ilha inabitada

17 de Maio, 2017 - 11:25h

A ilha Henderson foi designada Património da Humanidade pela UNESCO em 1988. É também, oficialmente, “o local mais poluído do mundo”. 

Exército: explosão em Almaraz afetará 800 mil portugueses em 40 horas

16 de Maio, 2017 - 16:27h

Um estudo do exército português sobre as consequências de uma explosão na central nuclear de Almaraz calcula que nas primeiras 40 horas a nuvem radioativa vá afetar 800 mil pessoas nos distritos a norte do país.

 "A dimensão deste problema é de tal forma grande que está a fazer surgir protestos dos agricultores, dos pastores que estão a ver a suas terras ensopadas em águas residuais", afirma o deputado. Foto Centro Notícias

Carregal do Sal e Santa Comba Dão vivem situação ambiental “muito grave”

16 de Maio, 2017 - 15:19h

Pedro Soares afirmou que “há uma situação ambiental muito grave” nos concelhos de Carregal do Sal e Santa Comba Dão porque há dezenas de ETAR's que “estão a drenar efluentes domésticos e industriais para as linhas de água”.

Portugal é o país com a maior parte da extensão da linha. No total a REN (Redes Energéticas Nacionais) prevê a instalação de 143 km em solo nacional

Alta Tensão: “Enquanto não houver lei regulamentada não deve haver avanço da linha”

15 de Maio, 2017 - 12:10h

Numa conferência em Barcelos, sobre a linha de muito alta tensão, o deputado Pedro Soares e a eurodeputada galega Lídia Senra defenderam uma aliança entre portugueses e espanhóis para travar avanço do traçado da linha de muito alta tensão em ambos países.

Ribeira dos Milagres, que desagua no Rio Lis. Foto de Paulo Cunha/Lusa.

Concentração pela despoluição do Rio Lis marcada a 22 de maio

14 de Maio, 2017 - 18:10h

Ambientalistas marcam protesto depois de análises recentes feitas à água do rio que atravessa a cidade de Leiria terem revelado que a poluição provocada por descargas ilegais das suiniculturas da região se continuam a agravar.

Vacas a serem transportadas vivas

Petição contra o transporte marítimo de animais reúne mais de 2.500 assinaturas

13 de Maio, 2017 - 16:20h

As viagens marítimas de vacas e ovelhas vivas têm frequentemente uma duração superior à definida por lei, chegando os animais ao seu destino em grande sofrimento.

Plataforma petrolífera, foto de Philippa McKinlay/Flickr.

Proibição de exploração petrolífera chumbada no parlamento

12 de Maio, 2017 - 11:31h

A iniciativa conjunta de Bloco e PAN foi chumbada com os votos contra de PCP, PS, PSD e CDS. O movimento Climáximo critica os partidos que "insistem na ideia de que é possível e até desejável vir a haver exploração de hidrocarbonetos em Portugal."

O acidente ficou a dever-se ao afundamento de um túnel. Foto Shaun Tandon/ Flickr

EUA: Decretado estado de emergência devido a acidente nuclear

10 de Maio, 2017 - 16:52h

Um armazém de resíduos nucleares em Hanford, no estado de Washington, nos EUA, entrou nesta terça-feira em estado de emergência após o colapso de um túnel que contém material radioativo.

Para Pedro Soares, o Presidente da Câmara tem uma atitude de "perfeita negligência".

Barcelos: Perigos da exploração de caulinos “ignorados” pelo município

9 de Maio, 2017 - 21:57h

Pedro Soares disse que o Presidente do município de Barcelos tem uma atitude “negligente” por não tomar nenhuma decisão sobre os perigos iminentes resultantes das crateras abertas para a exploração de caulinos nas freguesias de Vila Seca e Milhazes.

Fissura na plataforma Larsen C, por NASA/John Sonntag Handout, Lusa

Icebergue em processo de colapso iminente na Antártida

5 de Maio, 2017 - 20:44h

Este icebergue  tem o tamanho aproximado do Algarve, mas cumpre uma função essencial de coesão de toda a plataforma Larsen C. A sua fragmentação provocará um aumento de 10 centímetros no nível dos oceanos.

Protestos em El Salvador contra exploração mineira de metais, por Oscar Rivera, EPA/Lusa

El Salvador proíbe exploração mineira de metais

3 de Maio, 2017 - 11:03h

El Salvador é o primeiro país a adotar uma proibição total de exploração mineira por razões ambientais. 90% das fontes de água estão contaminadas e apenas 1% da floresta permanece intocada.

Proteção ambiental sob ataque nos primeiros 100 dias de Trump

2 de Maio, 2017 - 17:29h

Boa parte das medidas assinadas nos primeiros cem dias de mandato pelo presidente norte-americano serviram para proteger as empresas de combustíveis fósseis.

Em Portugal, a marcha decorrerá neste sábado a partir das 15 horas em Lisboa (com início no Terreiro do Paço), no Porto (Avenida dos Aliados) e em Aljezur (junto à Câmara Municipal)

Marcha Mundial do Clima passa por Portugal este sábado

28 de Abril, 2017 - 15:31h

A marcha junta mais de 25 países. Às 15h, Lisboa, Porto e Aljezur vão exigir o fim dos contratos de prospeção de petróleo.

Gulbenkian: Personalidades pedem desinvestimento nos combustíveis fósseis

28 de Abril, 2017 - 12:04h

Personalidades do mundo da cultura e da política lançam o desafio à nova presidente da Fundação para que “trabalhe numa estratégia de saída dos seus ativos relacionados com combustíveis fósseis”.

Almaraz: Bloco acusa governo de aceitar “precedente gravíssimo”

27 de Abril, 2017 - 21:29h

O deputado bloquista Pedro Soares vai chamar o Ministro do Ambiente a dar explicações ao parlamento sobre o parecer favorável à construção do armazém que vai permitir a Espanha prolongar a vida da central nuclear.

Debate "Radiação nuclear não respeita fronteiras ", 4 de maio no Parlamento Europeu

27 de Abril, 2017 - 14:40h

A iniciativa conjunta de Marisa Matias e Xavier Benito (Podemos) reunirá vários ativistas sociais de diferentes países europeus para discutir os conflitos e riscos transfronteiriços que representam as centrais nucleares.

Para o Bloco Açores, a construção da incineradora “terá consequências negativas na saúde pública e no ambiente”

Açores: Bloco critica ajudicação da construção de incineradora

27 de Abril, 2017 - 09:57h

Bloco de Esquerda Açores contesta a decisão da adjudicação da construção da incineradora de São Miguel e afirma que esta lembra o poder absoluto dos Capitães Donatários.

Cientistas lançam apelo para acabar com contratos de prospeção de petróleo

22 de Abril, 2017 - 16:37h

A carta aberta lançada por cientistas de várias áreas manifesta-se contra a extração de combustíveis fósseis em Portugal.

Foto de Jon Roberts/ Flickr

Dois mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável, revela a OMS

13 de Abril, 2017 - 11:39h

A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que existem quase dois mil milhões de pessoas que ainda utilizam água contaminada o que provoca 500 mil mortes por ano.

Bloco denuncia "crime ambiental" apoiado pela Câmara de Lisboa

11 de Abril, 2017 - 20:45h

Em visita ao Bairro da Boavista, Ricardo Robles considerou as obras de alargamento do recinto do campo de rugby um "crime ambiental". Presidente da Associação de Moradores, Gilda Caldeira, e Catarina Martins convergem na crítica ao executivo camarário do PS.

Novos incidentes em Almaraz preocupam ambientalistas

10 de Abril, 2017 - 15:20h

A central nuclear de Almaraz teve esta segunda-feira uma nova paragem não programada. Uma das unidades sofreu um incidente no sistema elétrico no sábado.

Fessenheim

França anuncia encerramento de central nuclear

9 de Abril, 2017 - 21:16h

Um decreto publicado este domingo prevê encerrar a central nuclear de Fessenheim, a mais antiga do país. A data está dependente da modernização de outra central, prevista para 2019.

Irrigação agrícola intimamente ligada a esgotamento de águas subterrâneas

3 de Abril, 2017 - 11:45h

A NASA sintetiza neste vídeo os resultados de um estudo entre culturas agrícolas intensivas e o esgotamento de fontes de água subterrâneas. 

Petróleo: Canceladas concessões a sul do Algarve

30 de Março, 2017 - 23:37h

O mapa de licenças e concessões publicado pela Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis foi atualizado esta quinta-feira, desaparecendo as áreas de exploração do consórcio Repsol/Partex a sul da costa algarvia.

Páginas