Está aqui

Ambiente

António Louro, vice-presidente da Câmara de Mação, foto do site mediotejo.net

Vice-Presidente da Câmara de Mação confirma denúncias do Bloco

24 de Agosto, 2017 - 09:25h

António Louro, vice-presidente da Câmara de Mação, afirma: “Se tivéssemos conseguido a aprovação destas candidaturas (à limpeza das florestas), os desenvolvimentos destes incêndios poderiam ter sido diferentes”.

Estado continua a dificultar acesso à informação ambiental

23 de Agosto, 2017 - 12:12h

A lei existe há um ano mas os organismos públicos continuam a tentar “protelar ou impedir o acesso a dados e informações sobre ambiente”, denuncia a associação Zero.

Parecer da CCDRN chumba gasoduto no Alto Douro Vinhateiro

23 de Agosto, 2017 - 11:14h

O plano da REN para construir um gasoduto na região classificada como Património Mundial da UNESCO encontrou a oposição da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Norte.

Bruxelas abre inquérito à compra da Monsanto pela Bayer

22 de Agosto, 2017 - 19:15h

A comissária europeia da Concorrência respondeu aos peticionários que se opõem ao negócio e diz que a Comissão vai investigar mais a fundo os potenciais danos à concorrência que possam levar ao aumento dos preços, redução da qualidade, menos escolha e menos inovação.

Bloco denuncia chumbo de projetos de prevenção de incêndios

22 de Agosto, 2017 - 11:27h

O governo alegou a falta de verbas para chumbar centenas de candidaturas ao Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 para a proteção da floresta. Trata-se do mesmo programa que prevê apoios de milhões de euros para a plantação de eucalipto.

Segundo a Quercus, “na lista dos 72 municípios que não estão a cumprir a legislação estão alguns que este Verão ficaram bem conhecidos pelas piores razões como Alijó, Fundão, Vila de Rei, Castanheira de Pêra e Pedrógão Grande”. Foto retirada de bombeiros.pt.

Mais de um quarto dos municípios não tem um plano municipal contra incêndios

21 de Agosto, 2017 - 17:38h

Quercus sublinha que é “muito preocupante” que 26% dos municípios, entre os quais Alijó, Fundão, Vila de Rei, Castanheira de Pêra e Pedrógão Grande, não cumpram as suas obrigações no âmbito da Legislação de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Esta segunda-feira há eclipse solar

21 de Agosto, 2017 - 15:44h

Nos Estados Unidos, milhões de pessoas de 14 estados, de uma costa a outra, aguardam o eclipse solar total, um fenómeno que não acontece desde 1918. Em Portugal, o eclipse é parcial, com a sombra da lua a cobrir entre 16% a 33% do sol.

Ponto de recolha de óleos usados. Foto Emissora das Beiras.

Todos os anos são despejadas nos esgotos 35 mil toneladas de óleos alimentares usados

21 de Agosto, 2017 - 14:20h

Esta situação cria problemas nas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) e prejudica os ecossistemas ribeirinhos, alerta a associação ambientalista Zero. Se estes óleos fossem aproveitados para biodiesel, criava-se um volume de negócios de 28 milhões de euros.

 

Rio Tejo: “Precisamos de salvá-lo urgentemente”

19 de Agosto, 2017 - 16:30h

A coordenadora do grupo de trabalho da água na Associação Zero diz que é preciso salvar o Tejo. Em entrevista à Notícias Magazine, a ambientalista Carla Graça denuncia que, “em duas décadas, o rio perdeu 25 por cento da sua água”, e alerta que é preciso levantar a voz a Espanha.

Governo chumbou projetos para “operações consideradas essenciais para prevenção e aumento da resistência da floresta aos incêndios” - Foto Miguel Edreira Castro/Flickr

Governo reprova projetos de prevenção contra incêndios florestais

18 de Agosto, 2017 - 11:15h

Por falta de dotação orçamental, o Governo chumbou projetos para “operações consideradas essenciais para prevenção e aumento da resistência da floresta aos incêndios”. Bloco de Esquerda questiona Governo.

Portugal: Agravam-se efeitos da seca

17 de Agosto, 2017 - 19:36h

Dezoito das 60 albufeiras monitorizadas pelo Sistema Nacional de Informação dos Recursos Hídricos entraram em agosto com menos de 40% da capacidade de armazenamento. O caso mais grave é o da bacia do Sado, com 10 das albufeiras com menos de 23,4% da sua capacidade.

Sismo de magnitude 4,3 no distrito de Lisboa

17 de Agosto, 2017 - 13:46h

Sismo foi registado às 7h44 desta quinta-feira, com epicentro em Sobral de Monte Agraço. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, não há informação de "danos pessoais ou materiais" do sismo que “foi sentido a uma distância de 150 quilómetros em relação ao epicentro”.

Incêndios: Governo declara “estado de calamidade pública”

17 de Agosto, 2017 - 13:11h

Num comunicado emitido esta quinta-feira, o executivo anuncia que decidiu avançar com a declaração de “estado de calamidade pública” face “à previsão do agravamento, nos próximos dias, em particular no fim-de-semana, do risco de incêndio muito elevado e máximo”. 

Portugal não ratificou convenção sobre os riscos do uso de mercúrio

16 de Agosto, 2017 - 16:58h

Tratado que procura pôr fim ao problema da contaminação por mercúrio entrou em vigor nesta quarta-feira. Portugal é o único país da UE27 que não é signatário. Associação Zero apelou a que o Governo ratifique “rapidamente” a Convenção de Minamata.

Odeceixe: ambientalistas protestam neste sábado

11 de Agosto, 2017 - 23:35h

Movimentos ambientalistas apelam à participação na ação de arte aérea, que terá lugar na praia de Odeceixe, contra a ameaça de prospeção e exploração de petróleo e gás, e pelo fim das monoculturas de eucaliptos que alimentam os fogos florestais.

Lince-ibérico. Foto de Emiliano García-Page.

Zero denuncia atrasos no Plano de Conservação do Lince-Ibérico

8 de Agosto, 2017 - 11:36h

A associação Zero considera que, no Plano de Ação para a Conservação do Lince-Ibérico em Portugal (PACLIP), há atrasos preocupantes nas metas definidas até ao final de 2016. Aplicação de recursos financeiros é insuficiente para a conservação e reintrodução desta espécie, em vias de extinção.

 Encerramento da central nuclear de Garona é a oportunidade para encerrar Almaraz. Foto do Blog Araba Sin Garoña.

Encerramento da central nuclear de Garona é oportunidade para fechar Almaraz

4 de Agosto, 2017 - 18:28h

Associação Zero saúda a decisão do Governo espanhol de encerrar definitivamente a central nuclear de Garona, em Burgos. Para a Zero, o Governo português deve aproveitar a decisão para pressionar o encerramento da central nuclear de Almaraz.

Incêndios do primeiro semestre de 2017 aumentarem em seis vezes a área ardida em Portugal este ano. Foto de Octavio Passos/Lusa.

Área ardida é seis vezes superior à média dos últimos dez anos

4 de Agosto, 2017 - 15:05h

Em declarações ao esquerda.net, o deputado Pedro Soares afirma que estamos perante uma situação de enorme gravidade, critica a “aposta na monocultura do eucalipto” e exige "medidas que invertam o rumo das políticas públicas para a floresta”.

A Associação Zero lembra que o último período idêntico de seca vivido pelo país remonta ao ano de 2012

Associação Zero exige aplicação de medidas de combate à seca

3 de Agosto, 2017 - 15:20h

A associação ambientalista Zero exige que o Governo aplique as medidas para eficiência do uso da água, que não são avaliadas há quatro anos, e que as propostas da Comissão de Acompanhamento da Seca de 2012 sejam implementadas.

Esta quarta-feira esgotam-se os recursos naturais do Planeta disponíveis para este ano

2 de Agosto, 2017 - 10:02h

Segundo destaca a associação ambientalista ZERO, “Portugal é um contribuinte ativo para esta situação, uma vez que, se todos os países tivessem a mesma pegada ecológica que nós, seriam necessários 2,3 planetas”.

Foto de Paula Nunes, no facebook da ASMAA Algarve Surf & Marine Activities Association.

Petróleo: Galp quer fazer furo na costa alentejana em 2018

1 de Agosto, 2017 - 17:11h

O presidente da Galp Energia, Carlos Gomes da Silva anunciou que a petrolífera tem agendado furos exploratórios para extração de petróleo na costa alentejana para a primavera de 2018. Ambientalistas realizam ação a 12 de Agosto, na praia de Odeceixe.

Aldeia ameaçada por incêndio já começou a cortar eucaliptos

28 de Julho, 2017 - 16:16h

Os moradores da aldeia do xisto de Ferraria de São João, afetada pelo incêndio de Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos, avançaram com o plano de proteger a aldeia com reflorestação sem eucaliptos.

Ministério Público abre inquérito a descargas de crude nas praias de Peniche

26 de Julho, 2017 - 22:04h

O Ministério Público abriu um inquérito para investigar a descarga de hidrocarbonetos ocorrida há três semanas em duas praias de Peniche, que ficaram interditadas a todos os usos. 

Terminal de GNL em Sines.

Terminal de Sines é porta de entrada do gás de fracking dos EUA

23 de Julho, 2017 - 16:26h

Fraturação hidráulica (fracking) é uma técnica altamente controversa devido aos seus múltiplos impactos sísmicos e ambientais. 

"Neste momento, em cada concelho, vai-se poder decidir que áreas podem ter ou não eucalipto”. É um “trabalho que sai do parlamento e chega agora às autarquias”. Foto Esquerda.net.

“Ninguém pode plantar eucalipto sem ouvir primeiro as populações”

22 de Julho, 2017 - 14:09h

Em visita ao Parque das Serras do Porto, Catarina Martins falou sobre os primeiros passos de reforma florestal aprovada no parlamento, que submetem qualquer permuta de plantação de eucaliptos à introdução de Planos de Ordenamento Florestal por parte das autarquias.

Páginas