Está aqui

Ambiente

Glifosato, conhecido pelo nome comercial de Roundup, continua a poder ser utilizado em atividades agrícolas em Portugal.

Califórnia declara Glifosato como cancerígeno

28 de Junho, 2017 - 22:09h

O Estado norte americano vai incluir o herbicida da Monsanto na lista de produtos que provocam cancro. Na Europa, uma Iniciativa Legislativa de Cidadãos para o banir já ultrapassou um milhão de assinaturas e será entregue no início de julho. Em Portugal, continua a poder ser utilizado em atividades agrícolas.

Incêndio ameaça parque natural de Doñana

25 de Junho, 2017 - 23:20h

Pelo menos 1800 pessoas foram evacuadas por causa do incêndio junto ao parque que integra a reserva de biosfera da Unesco e acolhe o centro de reprodução do lince ibérico.

Foto Miguel Edreira Castro/Flickr

Parlamento chumbou controlo de eucaliptos em janeiro deste ano

23 de Junho, 2017 - 15:22h

O projeto de resolução 609/XIII, de iniciativa do Bloco de Esquerda, previa a exclusão dos eucaliptos de fundos europeus, e foi chumbado com os votos contra do PSD e CDS, e abstenção do PS, PCP e PEV.

Eucaliptal.

Governo lançou programa de 9 milhões para eucaliptos uma semana antes dos incêndios

23 de Junho, 2017 - 14:34h

Pedro Soares, deputado do Bloco, denuncia e exige o cancelamento do concurso que promove a plantação de eucaliptos em Pedrógão Grande, um programa "contraditório" com os diplomas em análise no parlamento que pretendem o controlo dos eucaliptos.

Foto Contando Estrelas.

Incêndios provocaram excesso de partículas suspensas na região Centro

23 de Junho, 2017 - 11:29h

Entre sábado e terça-feira, a região Centro esteve exposta a níveis perigosos de partículas suspensas. A associação ZERO alerta para a ausência de divulgação de informação que é obrigatória nestas situações. 

Bloco quer ir mais além na Reforma Florestal

21 de Junho, 2017 - 17:59h

Para o Bloco de Esquerda há que ir mais além do que “travar apenas a expansão do eucalipto”, diz Pedro Soares em declarações ao Jornal de Negócios, criticando a proposta do Governo que considera "insuficiente".

Central termoelétrica de Sines – Foto de Paulo Valdivieso/flickr

74% da população exposta a calor mortífero em 2100

19 de Junho, 2017 - 18:00h

O estudo publicado pela revista científica Nature Climate Change, alerta que "74% da população mundial estará exposta a ondas de calor mortíferas em 2100, se as emissões de gases com efeito de estufa continuarem a subir nas atuais taxas".

Movimento Basta de Crimes Ambientais.

Torres Novas: Poluição da Fabrióleo tem de acabar

17 de Junho, 2017 - 10:15h

A poluição provocada pela Fabrióleo aumentou novamente em junho. O movimento Basta de Crimes Ambientais condena a ausência de medidas imediatas contra a empresa e organiza um debate público este sábado, no Jardim das Rosas de Torres Novas.

Plataforma Transgénicos Fora quer que haja em Portugal o rótulo "Sem OGM" até ao fim de 2017

Brasil aprova cana transgénica, plataforma quer rótulo “Sem OGM”

11 de Junho, 2017 - 17:44h

Na passada quinta-feira, o Brasil aprovou o uso comercial de cana-de-açúcar geneticamente modificada. A Plataforma Transgénicos Fora quer que até ao fim do ano passe a haver em Portugal um rótulo “sem OGM”.

"Encerrar Almaraz e todas as demais" - faixa da manifestação realizada em Madrid - Foto esquerda.net

“Encerrar Almaraz”, gritou-se em Madrid

10 de Junho, 2017 - 19:48h

Milhares de pessoas participaram na manifestação ibérica pelo encerramento de Almaraz, que decorreu neste sábado em Madrid. Catarina Martins salientou que “tanto em Portugal como em Espanha” as pessoas estão a mobilizar-se contra o perigo nuclear.

Sobreiro abatido ilegalmente - Foto Quercus

Destruição de floresta mediterrânica em Tomar

10 de Junho, 2017 - 16:11h

A Quercus denunciou o abate de sobreiros e azinheiras sem a devida autorização, em Porto de Cavaleiros, concelho de Tomar. Bloco de Esquerda questiona o governo.

Mineiros da ENU. Foto de Hugo Teixeira.

Moradores da Urgeiriça reclamam descontaminação de urânio

7 de Junho, 2017 - 14:57h

A Empresa Nacional de Urânio (ENU) operou na Urgeiriça desde 1977 e 2001, a data do seu encerramento. Agora, os moradores da localidade exigem a descontaminação de cerca de 40 habitações e a avaliação radiológica de outras 50.

Com estes resultados, afirma a associação, “se todos os países tivessem a mesma pegada ecológica, seriam necessários 2, 3 planetas” para responder ao consumo. Foto Miguel Edreira Castro/Flickr.

Pegada Ecológica aumentou em Portugal

4 de Junho, 2017 - 13:05h

Segundo um estudo da ZERO, "com um aumento de 73%, somos o país com a 9.ª pegada mais elevada no Mediterrâneo e com a 6.ª mais baixa da União Europeia".

Donald Trump anuncia na Casa Branca que os EUA rasgam o acordo de Paris – Foto de Molly Riley/Epa/Lusa

Alterações climáticas: Trump rasga acordo de Paris

1 de Junho, 2017 - 22:37h

Ao rasgar o acordo de Paris, sob o pretenso pretexto de dar impulso à economia norte-americana, Donald Trump confirma que a sua eleição como Presidente dos EUA “é um perigo global”.

Almaraz: Espanha prolonga prazo para renovação de licença

1 de Junho, 2017 - 10:19h

O governo espanhol deu mais dois anos às empresas de energia para fazerem o pedido do prolongamento da vida da central nuclear. Bloco quer explicações do ministro do Ambiente.

Clima: Ameaça de Trump marca cimeira UE/China

31 de Maio, 2017 - 23:12h

A eventual desvinculação do acordo de Paris por parte dos Estados Unidos iria demorar anos a concretizar-se, diz Juncker. Cimeira UE/China quer afirmar liderança conjunta na defesa do acordo climático.

Glifosato: Cientista alerta Juncker para falhas das agências europeias

30 de Maio, 2017 - 17:50h

A avaliação europeia do risco para a saúde do uso de glifosato passou ao lado de oito casos de aumento de tumores após exposição ao herbicida, denuncia um dos cientistas mais reconhecidos no campo da saúde ambiental.

Manifestação "Cerrar Almaráz y todas las démas"

Cimeira Ibérica: Manifestantes exigem encerramento de Almaraz

29 de Maio, 2017 - 13:18h

Pedro Soares, deputado do Bloco de Esquerda, criticou a ausência de Almaraz na Cimeira Ibérica efrisou que “era bom que se preocupassem com a proteção civil em caso de acidente na central nuclear de Almaraz".

Foto Robert Seale/Maersk Drilling/Flickr

Contrapartidas públicas de exploração do petróleo somariam apenas 0,05% do PIB a 30 anos

29 de Maio, 2017 - 11:41h

Os cálculos de Ricardo Paes Mamede foram feitos para o contrato com a Galp/Eni para a Costa Alentejana, mas todos os restantes contratos têm condições semelhantes.

Debates sobre Almaraz em Abrantes, Braga, Évora, Vila Real, Elvas e Porto

25 de Maio, 2017 - 20:11h

Os debates serão realizados nos dias 26 de maio (Abrantes e Évora), 27 de maio (Braga), 28 de maio (Vila Real), Porto (2 de junho) e Elvas (4 de junho). Estão também abertas inscrições para transporte para a Manifestação Ibérica contra Almaraz, em Madrid, dia 10 de junho. 

Fechar Almaraz: manif ibérica em Madrid a 10 de junho

25 de Maio, 2017 - 12:21h

A manifestação ibérica é o próximo passo da luta do movimento antinuclear contra o prolongamento da vida das centrais nucleares espanholas. Estão abertas inscrições para a ida em autocarros desde vários pontos do país.

Projeto aprovado em referendo na Suíça prevê o abandono progressivo do nuclear e aposta nas energias renováveis – Foto de 29in.CH/flickr

Suíça aprova substituição do nuclear por energias renováveis

24 de Maio, 2017 - 16:55h

No passado domingo, 21 de maio de 2017, foi aprovado na Suíça em referendo, por 58,2%, o abandono progressivo do nuclear até 2050 e a sua substituição por energias renováveis.

Praia da Amoreira, Aljezur. Foto de Tiago J. G. Fernandes/Flickr.

Petróleo: Galp não vai fazer furo em Aljezur este ano

19 de Maio, 2017 - 11:06h

Galp não vai fazer o furo, cujo prazo termina no final de maio. Pediu prolongamento, mas governo não aceitou. No entanto, a Galp diz que não desistiu e insiste em querer fazer o furo, contra a vontade da população.

Imagem da praia Este da ilha Henderson, por Tara Proud.

18 toneladas de plástico detectadas numa ilha inabitada

17 de Maio, 2017 - 11:25h

A ilha Henderson foi designada Património da Humanidade pela UNESCO em 1988. É também, oficialmente, “o local mais poluído do mundo”. 

Exército: explosão em Almaraz afetará 800 mil portugueses em 40 horas

16 de Maio, 2017 - 16:27h

Um estudo do exército português sobre as consequências de uma explosão na central nuclear de Almaraz calcula que nas primeiras 40 horas a nuvem radioativa vá afetar 800 mil pessoas nos distritos a norte do país.

Páginas