Está aqui

Sociedade

Vários milhares em manifestação pela valorização do trabalho e dos trabalhadores

18 de Novembro, 2017 - 19:38h

Cerca de 60 mil trabalhadores participaram na manifestação da CGTP. João Torres, dirigente da intersindical, garantiu que a luta vai continuar. O deputado bloquista José Soeiro defendeu que é preciso destroikar a legislação laboral e frisou que “a mobilização social e sindical faz a diferença”.

Governo e sindicatos de professores assinam “declaração de compromisso”

18 de Novembro, 2017 - 14:06h

Após dez horas de negociações, professores e Governo não chegam a acordo, mas assumem compromisso. Bloco propõe “contabilização integral do tempo de serviço para efeitos de reposicionamento na carreira”, que “tem de produzir efeitos ainda nesta legislatura”.

Incêndios: Governo prorroga período crítico até 23 de novembro

17 de Novembro, 2017 - 22:41h

Numa nota publicada no site do Governo, é assinalado que, após nova avaliação das condições meteorológicas, o período crítico de incêndio foi prorrogado, tendo em conta “a provável ausência de precipitação significativa”.

Sala de aula

Professores de português no estrangeiro queixam-se de dupla discriminação

17 de Novembro, 2017 - 16:42h

Além de confrontados com a recusa inicial do governo em descongelar as carreiras, aos docentes do Ensino de Português no Estrangeiro estão também a ser negados outros direitos, com o pretexto de terem horários e condições “diferentes”.

Câmara do Porto corta a água a dezenas de famílias em Aldoar

16 de Novembro, 2017 - 23:37h

Cerca de 40 famílias do bairro portuense de Aldoar viram a água ser cortada pela empresa municipal. “O que está a acontecer é desumano”, disse o deputado bloquista José Soeiro durante uma visita ao bairro.

Foto de Paulete Matos.

Seis polícias constituídos arguidos na investigação sobre abuso de força que matou mulher

16 de Novembro, 2017 - 15:12h

Seis dos sete agentes da PSP envolvidos na morte de uma mulher inocente na madrugada de quarta-feira no Bairro da Encarnação foram constituídos arguidos. Jorge Falcato questiona: "quando é que os polícias se convencem que não existe pena de morte em Portugal?"

Câmara do Porto renova contrato com empresa em incumprimento há três anos

16 de Novembro, 2017 - 11:11h

Rui Moreira levou esta terça-feira ao executivo camarário uma proposta de renovação do contrato de prestação de serviços para o fornecimento de refeições às escolas do município do Porto com a Eurest, num valor superior a 6 milhões de euros, empresa que não cumpriu o Caderno de Encargos dos últimos três anos.

Altice perde metade do seu valor em bolsa

15 de Novembro, 2017 - 22:13h

Depois da apresentação dos resultados negativos do terceiro trimestre, a Altice sofreu esta terça-feira um trambolhão na bolsa de Amesterdão. A empresa vale neste momento cerca de metade do que valia e anunciou já um programa de venda de ativos.

As primeiras notícias sobre a ocorrência, publicadas pela edição online do Correio da Manhã e citadas pela agência Lusa pelas 11h, não referem qualquer tentativa de atropelamento.

Cinco polícias disparam e matam mulher

15 de Novembro, 2017 - 20:00h

Uma mulher morreu esta madrugada depois de cinco polícias dispararem sobre um carro que, alegadamente, não parou quando ordenado. A PSP alega que o carro tentou atropelar os polícias, o que os terá "obrigado" a "recorrer a armas de fogo". 

Ex-Colégio Almeida Garrett: O Porto não precisa de mais um hotel de luxo

15 de Novembro, 2017 - 17:40h

Universidade do Porto vendeu as instalações do ex-Colégio Almeida Garrett, situadas em pleno centro do Porto, à Real Douro, imobiliária dedicada à atividade turística. Bloco defende que este negócio “não serve o interesse da cidade, dos seus estudantes e habitantes”.

Foto de Paulete Matos.

Milhares de professores em greve juntaram-se ao protesto em Lisboa

15 de Novembro, 2017 - 15:49h

Em dia de greve nacional, que contou com uma adesão de 90%, milhares de professores concentraram-se junto do parlamento, aprovando resolução que declara “firme determinação” na recuperação dos 9 anos de serviço com as carreiras congeladas. Catarina Martins e Joana Mortágua juntaram-se ao protesto, em solidariedade.

Foto de Manuel Araújo/ LUSA.

Professores: adesão elevada a uma greve considerada “decisiva”

15 de Novembro, 2017 - 11:32h

Na manhã desta quarta-feira, o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, disse que a greve dos professores “vai ser decisiva” para o plano negocial. De norte a sul do país há escolas fechadas e a adesão à greve é elevada. Bloco quer inscrever a contagem total do tempo de serviço já neste orçamento, anunciou a deputada Joana Mortágua.

“Acabar com a Impunidade, Ciganofobia Mata” é o tema da nova agenda do SOS Racismo

14 de Novembro, 2017 - 23:31h

É já neste sábado, dia 18 de novembro, a partir das 21h30, que o SOS Racismo vai lançar a sua Agenda anual para 2018. O evento é em Lisboa, no espaço MOB, com a participação de Piménio Ferreira e Mamadou Ba.

Bolseiros de Investigação protestam contra precariedade na Ciência

14 de Novembro, 2017 - 17:45h

Dezenas de investigadores científicos concentraram-se em frente ao Parlamento para exigir o fim da precariedade na ciência e o cumprimento das promessas feitas pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior.

Greve dos professores será a “maior da década”, garante Fenprof

14 de Novembro, 2017 - 15:26h

Professores de todo o país cumprem um dia de greve esta quarta-feira contra “apagão” de 9 anos na contabilização do tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira. Para as 11 horas está marcada uma concentração em frente à Assembleia da República.

Jovens até aos 18 anos vão ter acesso gratuito a bombas de insulina

14 de Novembro, 2017 - 12:42h

Proposta do Bloco de Esquerda será implementada pelo Ministério da Saúde ainda este ano, beneficiando crianças até aos 10 anos. No próximo ano, medida será alargada até aos 14 anos. Em 2019, o acesso gratuito às bombas de insulina estende-se até aos 18 anos.

Trabalhadores da PT/MEO entregam 8 mil assinaturas contra despedimento coletivo

13 de Novembro, 2017 - 21:40h

Sob o mote “Petição contra o despedimento coletivo (a prazo)…à portuguesa”, trabalhadores do grupo PT/MEO entregaram, esta segunda-feira, mais de 8 mil assinaturas na Assembleia da República.

Trabalhadores dos call centers da PT-MEO com Arménio Carlos, na concentração desta segunda-feira, 13 de novembro – Foto de Manuel Araújo

Greve dos trabalhadores dos call centers da PT-MEO

13 de Novembro, 2017 - 17:01h

Trabalhadores da ManpowerGroup Solutions ao serviço da PT-MEO estão em greve nesta segunda-feira e concentraram-se junto ao edifício da PT no Porto. Lutam pela integração nos quadros da PT-Meo e pela valorização dos salários.

A cadeia alimentar agroindustrial ocupa mais de 75 por cento dos recursos usados na agricultura, mas só alimenta o equivalente a 30 por cento da população mundial

O que nos escondem sobre a nossa alimentação

13 de Novembro, 2017 - 15:20h

Mais de 70 por cento da população mundial depende da rede camponesa para toda ou grande parte da sua alimentação, apesar desta rede só dispor de menos de 25% dos recursos usados na agricultura. Por Silvia Ribeiro

O Ministério Público lançou a investigação à Tecnoforma em 2013 por suspeitas de favorecimento ilícito, mas ignorou os indícios de fraude detetados pelo OLAF. Foto de André Kosters, agência Lusa.

Tecnoforma: Ministério Público ignorou fraudes detetadas por Bruxelas

13 de Novembro, 2017 - 14:12h

O relatório do Organismo Europeu de Luta Antifraude, comprova que “foram cometidas graves irregularidades, ou mesmo fraudes, na gestão dos fundos europeus” quando Pedro Passos Coelho trabalhava na empresa. Bruxelas quer reaver os 6,7 milhões de euros aplicados de forma irregular. O relatório foi ignorado pelo Ministério Público.

Trabalhadores e trabalhadoras param em luta pela integração nos quadros da PT-Meo e pela valorização dos salários

Greve de trabalhadores do call center da PT-Meo nesta segunda-feira

13 de Novembro, 2017 - 00:23h

Nesta segunda-feira, 13 de novembro, trabalhadores e trabalhadoras dos callcenter e backoffice da PT-Meo, subcontratados à ManpowerGroup Solutions, paralisarão, em luta pela integração nos quadros da PT-Meo e pela valorização dos salários.

“A Cannadouro veio para ficar”

12 de Novembro, 2017 - 18:07h

No fim de semana de 18 e 19 de novembro, a Alfândega do Porto acolhe a primeira Feira Internacional de Cânhamo em Portugal. O esquerda.net entrevistou um dos organizadores deste evento sobre uma atividade que ainda dá os primeiros passos no nosso país.

A uberização do trabalho não é inevitável

12 de Novembro, 2017 - 16:46h

Não será hora de trilhar o caminho para pôr fim às relações de subordinação próprias do contrato de trabalho, reforçando os direitos sociais? Artigo de Danièle Linhart no Le Monde Diplomatique.

EUA: Menina de 12 anos processa governo para legalizar canábis medicinal

11 de Novembro, 2017 - 21:52h

O Procurador Geral dos EUA, Jeff Sessions, é o alvo do processo judicial. Entre os queixosos, está uma menina do Texas obrigada a mudar-se para o Colorado, onde tem acesso legal à canábis que pôs fim às suas crises de epilepsia.

Concentração exigiu fim do transporte de gado para o Médio Oriente

11 de Novembro, 2017 - 19:51h

Cerca de cem pessoas protestaram em frente ao Ministério da Agricultura para denunciar a crueldade do transporte de animais vivos por via marítima, principalmente destinado ao mercado israelita.

Páginas