Está aqui

Sociedade

"É preciso desenvolver a ação revindicativa", defende a central sindical

1º de Maio: Dia de festa e luta comemorado em todo o país

30 de Abril, 2017 - 21:55h

As comemorações do 1º de Maio da CGTP vão ter lugar em 40 localidades do país englobando várias iniciativas de caráter festivo e de protesto na defesa da “valorização do trabalho e dos trabalhadores”.

Emigrantes lesados do BES: Mais de cem pessoas juntou-se em Paris para lutar pela devolução das “economias de vidas inteiras de trabalho e de sacrifício”, 29 de abril de 2017

Emigrantes lesados do BES podem intensificar a luta

30 de Abril, 2017 - 18:14h

Mais de cem pessoas participaram na manifestação dos Emigrantes lesados pelo BES, neste sábado em Paris, e está marcado novo protesto para 27 de maio. Emigrantes criticam atuação do Novo Banco, que consideram “vergonhosa”.

Portugal só aprovou 54% dos pedidos de asilo que recebeu

Portugal é dos países da UE que rejeita mais pedidos de asilo

30 de Abril, 2017 - 17:12h

Segundo o Eurostat, Portugal rejeita quase metade dos pedidos de asilo. Na União Europeia, só a Polónia e a Croácia aceitaram menos pedidos, relativamente.

Mulheres de Abril: Testemunho de Maria Vitória Vaz Pato

30 de Abril, 2017 - 14:49h

A não violência a exemplo de Luther King estimulou-me a comprometer-me na luta contra o fascismo. Quando conheci o Luther King português (Nuno Teotónio Pereira), acompanhei-o num trabalho político de divulgação de textos formadores de uma consciência política, como os do jornal Direito à Informação. Por Maria Vitória Vaz Pato.

Marcha Mundial do Clima em Lisboa- Foto esquerda.net

“Salvar o Clima, parar o capitalismo”

29 de Abril, 2017 - 17:00h

Nas manifestações realizadas em Portugal, integradas na Marcha Mundial do Clima, reivindicou-se também “Não ao furo, sim ao futuro”, pelo fim de todos os contratos para a exploração de hidrocarbonetos.

Manifestação de emigrantes lesados do BES em fevereiro passado – os emigrantes lesados do BES voltam a manifestar-se neste sábado, 29 de abril, em Paris, no Parvis des Droits de l’Homme no Trocadéro

Emigrantes lesados do BES manifestam-se em Paris

29 de Abril, 2017 - 09:59h

Em Paris, os Emigrantes lesados do BES manifestam-se neste sábado. Núcleo Europa do Bloco de Esquerda solidariza-se e participa na ação.

Os tripulantes de cabine do grupo SATA vão parar a 1 e 2 de maio, porque segundo o sindicato não estão a ser cumpridos vários pontos do AE e alguns protocolos assinados – Foto de avião da SATA de Patrick Cardinal/flickr

Greve na SATA a 1 e 2 de maio

28 de Abril, 2017 - 22:15h

Os tripulantes de cabine da transportadora Azores Airlines e SATA Air Açores estarão em greve a 1 e 2 de maio, porque a companhia não está a cumprir o Acordo de Empresa (AE). O grupo SATA aconselha passageiros com voos nos dias da greve a alterar a viagem.

Trabalhadores da Unicer defendem integração de precários

28 de Abril, 2017 - 18:09h

O plenário de trabalhadores realizado esta quinta-feira exigiu a inclusão dos trabalhadores precários nos quadros da empresa.

Ex-líderes do combate à droga da PJ apanhados na rede do tráfico

28 de Abril, 2017 - 14:06h

Um ex-coordenador e um inspetor chefe da Judiciária eram conhecidos pelo grande número de apreensões feitas. Agora respondem por crimes de tráfico, corrupção e associação criminosa.

Mulheres de Abril: Testemunho de Maria da Conceição Moita

27 de Abril, 2017 - 16:19h

A minha radicalização política foi acontecendo, não se deu de um momento para o outro. Era uma exigência política e uma exigência cristã. E foi uma dinâmica que aconteceu no meio dos cristãos. Não foi um processo isolado. Por Maria da Conceição Moita.

Os promotores da manifestação querem assegurar que "a universidade não dá mais um passo no sentido da privatização"

Coimbra: Manifestação contra passagem a regime fundacional da Universidade

26 de Abril, 2017 - 22:40h

Várias orgnizações de estudantes, professores e trabalhadores manifestam-se esta quinta-feira às 17.30 horas, em Coimbra, contra a passagem da Universidade a fundação  para que a sua gestão democrática não seja posta em causa.

Greve na Transtejo e Soflusa: administração admite degradação da frota

26 de Abril, 2017 - 11:04h

A presidente do grupo que junta as duas empresas, Marina Lopes Ferreira, admitiu hoje à TSF que os barcos estão degradados e que os utentes estão a ser prejudicados.

40% dos refugiados abandona Portugal

26 de Abril, 2017 - 09:58h

José Manuel Pureza questiona o modelo de acolhimento e apresentou um projeto de resolução para um relatório de avaliação da política implementada. 

“Festejar o 25 de abril é saber o que falta fazer"

25 de Abril, 2017 - 20:09h

Para a coordenadora do Bloco de Esquerda, “quem vive na pobreza, quem se sente discriminado ou é vítima de violência, quem sente a precariedade na sua vida, quem sente a falta da sua casa não vive em liberdade.”

Mulheres de Abril: Testemunho de Maria Custódia Chibante

25 de Abril, 2017 - 16:26h

A fúria do chefe da Brigada Silva Carvalho era indescritível, pois além de me insultar e deixar a cara inchada, cuspiu-me três vezes para a cara. Foi este o meu último dia de prisão. Por Maria Custódia Chibante (mulher do Couço).

Dez filmes sobre a Revolução dos Cravos no Youtube

24 de Abril, 2017 - 22:08h

O Esquerda.net fez uma seleção de filmes no Youtube dedicados ao 25 de abril, que iclui uma ficção documental, documentários e entrevistas. Destaque para a série ficcionada “A Hora da Liberdade”, e para a última entrevista de Salgueiro Maia.

Aljezur, Lisboa e Porto aderem à Marcha Mundial do Clima

24 de Abril, 2017 - 16:46h

A marcha foi convocada nos EUA como “protesto contra as políticas anti clima” de Trump e “toda a destruição que elas implicam”, frisou João Camargo, do movimento Climáximo. As três marchas em Portugal, marcadas para 29 de abril, vão exigir o fim da prospeção de petróleo na costa portuguesa.

Miguel Portas (1958-2012) - Foto de Paulete Matos

Antes do tempo, Miguel

24 de Abril, 2017 - 00:22h

Cada vez me convenço mais que tiveste razão antes do tempo, Miguel. Por José Manuel Pureza.

Mulheres de Abril: Testemunho de Margarida Tengarrinha

23 de Abril, 2017 - 17:02h

Tinha acabado de fazer 17 anos quando participei na primeira manifestação política. Foi no dia 8 de Maio de 1945, o dia do armistício. Já existia entre nós a noção do que foi a guerra, do que foi o nazifascismo, da aliança do Salazar com o Mussolini e o Hitler. Para mim isso era muito claro. Que não existia, de maneira nenhuma, isenção da parte do Salazar. Por Margarida Tengarrinha.

Mais de 600 cidades uniram-se na Marcha pela Ciência

22 de Abril, 2017 - 19:02h

A defesa de uma ciência aberta, inclusiva e acessível a todos juntou milhares de pessoas em todo o mundo. Em Washington, foram muitos a denunciar que “a Ciência está sob ataque”.

Foto de Joana Louçã

Manifestação da Administração Local mobiliza milhares em Lisboa

21 de Abril, 2017 - 16:47h

A iniciativa tinha como objetivo exigir aumentos salariais, o descongelamento das carreiras, a regulamentação de suplementos e a regularização dos precários. 

Bloco apresenta projeto para reforçar Programa Nacional de Vacinação

21 de Abril, 2017 - 12:08h

O deputado Moisés Ferreira entende que, face à proliferação de crenças infundadas e anti-científicas que estão na origem dos surtos de doenças como o sarampo, importa reforçar o acompanhamento das famílias por parte dos centros de saúde.

Cofina recusa entregar mapa de pessoal a delegados sindicais

21 de Abril, 2017 - 10:34h

Sindicato de Jornalistas apresentou ontem uma queixa contra o grupo Cofina. Em março, o dono do Correio da Manhã, Record, Jornal de Negócios, revista Sábado e CmTV, lançou um despedimento coletivo mas recusa-se a entregar o mapa de pessoal aos delegados sindicais.

Alexandre Soares dos Santos com o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, fonte: Presidência da República

Marcelo condecora Soares dos Santos ignorando anos de fuga ao fisco

21 de Abril, 2017 - 09:24h

Alexandre Soares dos Santos transferiu a sede fiscal para a Holanda no início de 2012. Como resultado, apenas nesse ano pagou menos 349,2 milhões de IRC em pleno programa de austeridade e cortes nos serviços públicos. 

OMS: Vacinas evitaram pelo menos 10 milhões de mortes entre 2010 e 2015

20 de Abril, 2017 - 16:11h

Acresce ainda que, segundo sublinha a Organização Mundial da Saúde, “muitos milhões de vidas foram protegidas do sofrimento e incapacidade associados a doenças como pneumonia, a diarreia, tosse convulsa, sarampo e poliomielite”.

Páginas