Está aqui

Sociedade

Benavente: Populares prendem touro a poste e ateiam fogo aos seus cornos

25 de Junho, 2017 - 00:25h

Milhares de pessoas responderam ao apelo da associação ANIMAL para impedir o espetáculo de “Touros de Fogo” no âmbito da Festa da Amizade, que conta com o apoio da Câmara de Benavente e da GNR. Apesar de proibida, a iniciativa concretizou-se.

Ambientalistas lançam campanha "Autarquias Livres de Petróleo e Gás"

24 de Junho, 2017 - 15:19h

A campanha junta vários movimentos e organizações nacionais e locais e visa disponibilizar informação sobre a posição das candidaturas autárquicas quanto à exploração de hidrocarbonetos em Portugal.

Greve dos trabalhadores da segurança poderá causar atrasos nos aeroportos este fim de semana

23 de Junho, 2017 - 23:29h

Trabalhadores da Prosegur e Securitas exigem respeito pela “contratação coletiva”, “melhores condições de trabalho” e “uma carreira com dignidade”. Sindicato garante que "tudo fará" para que a segurança nos aeroportos nacionais não fique comprometida.

PREVPAP: Governo recua na barreira de 3 anos de serviço para admissão de precários

23 de Junho, 2017 - 18:00h

O governo admite recuar na limitação comprometendo-se “a apresentar aos sindicatos «uma solução» que permita integrar no Estado os trabalhadores precários que têm menos de três anos de serviço."

Zuraida Soares no Parlamento dos Açores. Foto esquerda.net.

Açores: Bloco foi o único partido a votar a favor do fim do abate de animais

23 de Junho, 2017 - 17:15h

O Bloco de Esquerda dos Açores, pretende garantir a proibição do abate de animais de companhia a partir do próximo ano. A proposta foi rejeitada por PS, PSD e PPM, com a abstenção do CDS e do PCP.

As administrações do Estado vão ser mais paritárias até ao final do ano

23 de Junho, 2017 - 13:08h

A nova lei hoje aprovada no parlamento - com os votos contra do PCP e 7 deputados do CDS, e abstenção do PSD - aplica um limiar mínimo de 40% para mulheres na administração direta e indireta do Estado e nas instituições de ensino superior públicas.

SIRESP, foto de Nuno André Ferreira, Lusa (arquivo).

SIRESP: uma PPP que custou cinco vezes mais do que seria necessário

23 de Junho, 2017 - 12:00h

Com uma fatura inicial em 2005 de 580 milhões, adjudicada e renegociada depois para 485 milhões em 2006, um estudo do grupo de trabalho criado nos anos noventa pelo governo de António Guterres indicava um orçamento de 100 a 150 milhões.

Mais de 41% dos trabalhadores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera são precários

22 de Junho, 2017 - 20:21h

Uma trabalhadora precária do Instituto Português do Mar e da Atmosfera publicou um testemunho no site dos Precários do Estado sobre a precariedade que se vive no instituto.

Foto de Paulete Matos

Trabalhadores do IEFP impacientes

22 de Junho, 2017 - 11:18h

2500 trabalhadores do Instituto de Emprego e Formação Profissional estão à espera de uma autorização do Ministério das Finanças para progredirem nas carreiras. Comissão de Trabalhadores IEFP avisa que os trabalhadores "estão impacientes".

Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu que Manuel Vicente, vice-presidente de Angola, vai a julgamento em Portugal, na sequência da “Operação Fizz”, acusado de corrupção e branqueamento de capitais

Vice-Presidente de Angola vai a julgamento em Portugal

21 de Junho, 2017 - 20:50h

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu que Manuel Vicente, vice-presidente de Angola, e o procurador Orlando Figueira vão a julgamento, acusados de corrupção e branqueamento de capitais.

Concurso à especialidade exclui médicos das carreiras

21 de Junho, 2017 - 11:10h

O coletivo MIN (Médicos Indiferenciados Não) publicou um comunicado na página de facebook a revelar os números do concurso às especialidades médicas num processo “caduco” com o objetivo de “criar médicos sem especialidade”.

Incêndio de Pedrógão Grande já consumiu mais de 30 mil hectares

20 de Junho, 2017 - 19:16h

Governo quer ver esclarecidas circunstâncias por apurar no incêndio. Deputado bloquista Pedro Soares sublinha necessidade de “fazer legislação sobre ordenamento da floresta”.

PREVPAP: Governo pretende aceitar apenas precários com um mínimo de três anos de serviço

20 de Junho, 2017 - 18:16h

Nestas condições, os Precários Inflexíveis avisam que “o PREVPAP desvia-se do critério da laboralidade como princípio da Portaria 150/2017 e deixa de fora milhares de pessoas".

Jerónimo Martins e EDP são as empresas portuguesas com maior disparidade salarial

20 de Junho, 2017 - 15:38h

Segundo a Deco, Pedro Soares dos Santos, da Jerónimo Martins, é o gestor que mais ganha face à média dos trabalhadores da empresa. O presidente executivo da EDP, António Mexia, que recebeu mais de dois milhões de euros, lidera, contudo, a tabela dos gestores mais bem pagos.

Trabalhadores da segurança aeroportuária em greve este fim de semana

20 de Junho, 2017 - 14:41h

Trabalhadores da segurança privada dos aeroportos, que agendaram uma paralisação de 48h para sábado e domingo, exigem melhores condições laborais e acusam a Associação de Empresas de Segurança, a Prosegur e a Securitas de atacaram os seus direitos.

Tragédia em Pedrógão Grande gera enorme vaga de solidariedade nacional

20 de Junho, 2017 - 09:12h

Desde que foi dada a conhecer a dimensão do incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande, e as consequências devastadoras do mesmo para as populações, têm-se multiplicado as iniciativas para ajudar as vítimas e os bombeiros que combatem o incêndio no terreno.

Peso da fatura de eletricidade no salário em Portugal é o dobro do que em Espanha

20 de Junho, 2017 - 00:15h

Segundo um relatório da consultora Selectra, que analisou os preços praticados em nove países, Portugal não só é o segundo país com o kWh mais caro, como também é o segundo país em que as despesas com eletricidade representam uma maior percentagem do salário médio mensal líquido.

Hermínio Loureiro. Fonte: Flickr do PSD.

Sete detidos na operação "Ajuste Secreto", incluindo Hermínio Loureiro

19 de Junho, 2017 - 21:44h

A operação, no âmbito da qual o ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis e ex-deputado do PSD foi detido, resulta de uma investigação que dura há um ano e envolveu 31 buscas, designadamente a cinco câmaras municipais e cinco clubes locais de futebol.

PREVPAP: Contratos Emprego Inserção "estão a ser excluídos"

19 de Junho, 2017 - 16:16h

Os Precários do Estado avisam que os trabalhadores em Contrato de Emprego Inserção não estão a ser incluídos no programa de regularização extraordinário (PREVPAP), e apelam a que estes trabalhadores entreguem o requerimento a pedir avaliação.

Discoteca Urban Beach.

Discoteca K-Urban Beach "reincide no racismo", alerta SOS Racismo

19 de Junho, 2017 - 12:41h

Em causa está “um padrão de seletividade racista que é regra no atendimento ao público da discoteca Urban Beach.”

Fogo florestal em Pampilhosa da Serra. Por Paulo Novais, Lusa.

Incêndio de Pedrógão Grande alastra a distritos vizinhos

19 de Junho, 2017 - 09:03h

O incêndio alastrou para o distrito de Castelo Branco através do concelho da Sertã e, ao de Coimbra, através de Pampilhosa da Serra. Neste momento a Proteção Civil indica 64 vítimas mortais e 135 feridos, dos quais 121 civis, 13 bombeiros e um militar da GNR. Está aberta uma linha de emergência para alojamento (144). (Informação atualizada pelas 22h15)

Braço de criança a ser vacinado

"O movimento antivacinas pensa que as pessoas são deuses, que estão acima das doenças"

18 de Junho, 2017 - 15:08h

Entrevista ao pediatra Mário Cordeiro sobre o recente surto de sarampo, a diminuição da taxa de vacinação dos jovens em Portugal, as suas consequências e por que razão o movimento antivacinas tem vindo a crescer. Por Joana Campos.

Incêndio mais mortífero em Portugal ainda não está controlado

18 de Junho, 2017 - 10:21h

62 vítimas mortais, 62 feridos, 5 aldeias evacuadas, IC8 cortado e quatro frentes permanecem ativas no incêndio que começou este sábado em Pedrógão Grande. PJ afasta origem criminosa. Governo decreta 3 dias de luto nacional. (notícia atualizada às 23h00)

 

“A sociedade tem de sair do armário”

17 de Junho, 2017 - 21:29h

Milhares de pessoas participaram na Marcha do Orgulho LGBT deste sábado em Lisboa. O esquerda.net recolheu depoimentos de manifestantes sobre as razões da adesão a esta marcha. Por Pedro Ferreira.

 

Emigrantes lesados do BES tiveram dia de luta em Paris

17 de Junho, 2017 - 19:44h

A associação que representa os emigrantes lesados que recusam as condições impostas pelo Novo Banco reuniu 300 pessoas e manifestou-se em Paris. O próximo protesto é no dia 11 de agosto em Lisboa.

Páginas