Está aqui

Cultura

Pedro Pinho ganha prémio em Cannes

28 de Maio, 2017 - 10:17h

O realizador foi galardoado com o Prémio da Federação Internacional de Críticos de Cinema pelo filme "A Fábrica de Nada", que aborda uma experiência de autogestão coletiva de uma fábrica. Pedro Pinho deixou críticas aos apoios ao cinema em Portugal.

Salvador e Luísa Sobral na homenagem da Assembleia da República. Foto de Mário Cruz/Lusa.

Salvador Sobral apela ao reforço de investimento na Cultura

19 de Maio, 2017 - 17:03h

Convidado para um almoço pelo Ministro da Cultura após a homenagem da Assembleia da República, Salvador Sobral aproveitou para considerar que o governo devia “dar uma fatia um bocadito maior do Orçamento à Cultura, que tem sido esquecida”.

"Fátima", filme de João Canijo

“Fátima” e o cinema do real

19 de Maio, 2017 - 14:59h

O filme não pretende tecer qualquer conclusão sobre a fé, a tradição das peregrinações a Fátima ou a necessidade do transcendente. Procura, sim, observar e retratar a realidade de quem as faz. Por Bárbara Veiga

"O mais importante é entender que a presidência do instituto do cinema é um cargo político e não um cargo técnico ou burocrático”, afirma João Salaviza - Foto m4tik/Flickr

ICA: Demissões surpresa, nomeações rápidas, tudo por explicar

18 de Maio, 2017 - 21:47h

Em declarações ao esquerda.net, João Salaviza comenta a celeridade da nomeação da nova direção: "fico impressionado com o contraste entre a capacidade de em dois dias mudar a direção do instituto, comparando com atrasos de cinco meses na abertura dos concursos.”

Imagem do filme "Kiro Russo", de Kiko Russo, o grande vencedor desta edição do IndieLisboa.

Conhece os vencedores do IndieLisboa

14 de Maio, 2017 - 12:38h

O boliviano Kiro Russo foi o grande vencedor da edição deste ano do festival internacional de cinema independente. No palco nacional, a estreia de Miguel Clara Vasconcelos nas longas metragens saiu premiada.

Foto m4tik/Flickr

Realizadores e produtores temem "novo ano zero no Cinema"

6 de Maio, 2017 - 12:40h

"O sucessivo adiamento da abertura dos concursos arrisca tornar-se num novo ano zero para o cinema português (como foi o terrível ano de 2012), com consequências catastróficas para todo o setor", dizem as Associações numa carta ao primeiro-ministro.

Crianças numa sala de aula com uma barra preta sobre os olhos, exceto uma, fotografia a preto e branco.

Saiba tudo sobre o IndieLisboa 2017

3 de Maio, 2017 - 09:00h

O esquerda.net faz uma antevisão do IndieLisboa com uma entrevista a Mafalda Melo. O festival irá decorrer de 3 a 14 de maio. Por Joana Campos.

Em direto no Facebook: Mário Moutinho conversa com João Semedo

28 de Abril, 2017 - 16:00h

A conversa entre o ator e o candidato do Bloco à Câmara do Porto é no domingo às 16h. Entre sexta e domingo, a página de Facebook do esquerda.net vai transmitir em direto alguns eventos do festival de cinema Desobedoc.

Funicular da Graça destruirá o alambor da muralha fernandina em Lisboa

26 de Abril, 2017 - 14:59h

Numa investigação do Público, confirma-se que o projeto para o funicular da Graça de Manuel Salgado destrói o alambor da muralha fernandina em Lisboa, algo para que o Bloco alertou na Assembleia Municipal em Outubro de 2016.

Cartaz do IndieLisboa 2017

O “Indie” regressa a Lisboa de 3 a 14 de maio

25 de Abril, 2017 - 18:19h

O IndieLisboa regressa às salas lisboetas e este ano traz uma secção chamada “Alt-cinema” dedicada à reflexão a atualidade política no mundo, com o fortalecimento de vários movimentos nacionalistas e populistas.

Revolução portuguesa inspirou músicas brasileiras de resistência

25 de Abril, 2017 - 13:11h

Em abril de 1974, enquanto a revolução ocorria em Portugal, o Brasil vivia o décimo ano da sua ditadura militar, que duraria até 1985.

Em que pensava Lenine?

23 de Abril, 2017 - 16:09h

Em que pensava Vladimir Lenine na longa viagem para a Estação Finlândia em Petrogrado, em 1917? Artigo de Tariq Ali.

José Soeiro, João Semedo, Catarina Martins e Alexandre Alves Costa na apresentação do Desobedoc 2017

Quarta edição do Desobedoc começa dia 28 de abril, no Porto

19 de Abril, 2017 - 17:11h

Pelo segundo ano no Cinema Batalha, o Desobedoc 2017 apresentará quarenta filmes, dos quais treze portugueses, que abordarão quatro temas: Direito à Cidade; tributo a Ken Loach; 100 anos da Revolução Russa; Trabalho e precariedade.

“A decisão de entrar na guerra teve como objetivo ganhar dinheiro”, diz Maria José Oliveira

“A História não deve ficar encerrada num universo estatístico”

16 de Abril, 2017 - 14:09h

Em entrevista ao Esquerda.net, a jornalista Maria José Oliveira afirma que o livro intitulado “Prisioneiros Portugueses da Primeira Guerra Mundial” visar dar uma identidade a todos os militares que foram presos no conflito para ultrapassar a frieza dos números. Por Pedro Ferreira.

Mosteiro de Alcobaça, por Paulo Cunha, Lusa

15 museus fechados no segundo dia de greve nacional

16 de Abril, 2017 - 11:47h

80% dos trabalhadores aderiram ao segundo dia da greve nacional de museus e monumentos lançada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas. 

Alberto Carneiro no Parque de Escultura de Almourol, por Paulo Cunha - Lusa

Morreu o escultor Alberto Carneiro

16 de Abril, 2017 - 09:35h

O corpo seguirá hoje para o Tanatório de Matosinhos onde se realizará o velório amanhã, segunda-feira, entre as 9 e as 16 horas, seguindo-se a cremação. 

Lynnee Breedlove durante a leitura de textos no mob - espaço associativo, em Lisboa.

Lynnee Breedlove: "Antes a morte que usar vestidos!"

15 de Abril, 2017 - 16:01h

Conversa do esquerda.net com o artista queer e trans Lynnee Breedlove, sobre a situação política nos Estados Unidos, consequências da presidência de Trump para as liberdades individuais de minorias e como as resistências se estão a organizar. Por Joana Campos.

Primeiro dia de greve nos museus e monumentos com 70% de adesão

15 de Abril, 2017 - 11:59h

O primeiro dia da greve nacional dos museus e monumentos conseguiu 70% de adesão, com vários museus por todo o país totalmente encerrados. 

Fotografia retirada do facebook de Mário Contumélias.

Morreu o jornalista e escritor Mário Contumélias

15 de Abril, 2017 - 08:55h

A missa de corpo presente decorre hoje, na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, às 12h45. O funeral partirá às 13h para o cemitério do Alto de S. João, em Lisboa, onde será feita a cremação às 14h.

Para Bukowski, a liberdade foi também um "vício". Foto de BeatConf29 liberdade é uma marca presente em toda a sua obra. Foto de BeatConf29

Charles Bukowski: Um amante incorrigível da liberdade

12 de Abril, 2017 - 23:13h

O livro Factotum, de Charles Bukowski foi pela primeira vez editado em Portugal eliminado assim uma lacuna existente no panorama editorial do país em relação a um dos escritores mais relevantes do século XX.

Investigação dos “Panamá Papers” ganha Prémio Pulitzer

11 de Abril, 2017 - 15:31h

Os prémios de excelência do jornalismo norte-americano, que este ano comemoram o centenário, também distinguiram reportagens  sobre a campanha de Trump e o poder de Putin.

Tim Berners-Lee

Eu inventei a web. Aqui estão três coisas a mudar para a salvarmos

10 de Abril, 2017 - 17:54h

Neste artigo, Tim Berners-Lee alerta para a perda de controlo dos dados pessoais que acabam por se virar contra os utilizadores através de campanhas personalizadas de desinformação.

Fonte: Free Software Foundation

Parlamento aprova a utilização livre de obras digitais

10 de Abril, 2017 - 16:08h

A proposta de lei que altera o Código de Direitos de Autor partiu do Bloco de Esquerda e foi aprovada com o apoio do PCP, PEV e PS, votos contra do PSD e CDS.

 A apresentação será conduzida por José António Pinto, "Chalana", este sábado na UNICEPE - Cooperativa de Estudantes Livreiros do Porto, pelas 15h.

Lançamento do livro "As classes populares", este sábado no Porto

7 de Abril, 2017 - 14:43h

O livro "As Classes Populares", de João Teixeira Lopes, Francisco Louçã e Lígia Ferreira, editado pela Bertrand Editora, é apresentado por Chalana este sábado na UNICEP (Porto), pelas 15h.

Obra de Pauliana Valente no Novo Banco Photo 2016 - por Inácio Rosa, Lusa

Obras de arte do Novo Banco devem ser entregues ao Estado, diz o Bloco

6 de Abril, 2017 - 17:04h

Para evitar um segundo "caso Miró", o Bloco apresentou um projeto onde defende a "transferência de titularidade para o Estado" das coleções de arte do ex-BES.
 

Páginas