Está aqui

Cultura

Sala Principal do Teatro Maria Matos.

Concessão do Teatro Maria Matos aprovada por PS e PSD

16 de Fevereiro, 2018 - 21:51h

A concessão do Teatro Maria Matos proposta pela vereador da cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, foi esta sexta-feira aprovada em reunião de câmara com os votos favoráveis do PS e PSD. Bloco de Esquerda votou contra. 

Bloco organiza jornada para refundar a RTP

16 de Fevereiro, 2018 - 09:50h

No dia 24 de fevereiro, o Bloco de Esquerda organiza a Jornada “Refundar a RTP com uma política de serviço público”, na Casa da Imprensa, em Lisboa. Entre várias reformas a implementar, propõem a reformulação do modelo de gestão da RTP, com o presidente a ser eleito pela Assembleia da República. 

Secretário de Estado e Ministro da Cultura. Foto de António Cotrim, Lusa (arquivo).

Bloco chama Ministro para explicar atraso do novo modelo de apoios às artes

14 de Fevereiro, 2018 - 15:36h

O Ministro da Cultura foi chamado ao parlamento para explicar o atraso na atribuição dos apoios plurianuais de apoios às artes, congelados desde janeiro de 2017 para uma reformulação do modelo da Direção Geral das Artes num processo "incompreensivelmente longo".

Catarina Vaz Pinto, Veradora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa. Foto de Inácio Rosa, Lusa.

Vereadora acusa Mark Deputter de acabar com Teatro Maria Matos

12 de Fevereiro, 2018 - 23:04h

“Quem acabou com o Teatro Maria Matos foi o Mark Deputter que decidiu demitir-se”, declarou a vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, sobre o ex-diretor do Teatro, em resposta às questões colocadas pelo Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Lisboa.

Os hippies soviéticos

Os hippies soviéticos

12 de Fevereiro, 2018 - 19:03h

Embora a rebelião cultural hippie fosse mais proeminente nas sociedades fordistas do ocidente capitalista, esta atravessou o Atlântico e ganhou forma própria na cada vez mais estagnada União Soviética de Leonid Brezhnev. Entrevista de Loren Balhorn a Terje Toomistu, publicada na revista Jacobin.

A linguagem inclusiva, esse "perigo público"

11 de Fevereiro, 2018 - 22:36h

No mesmo mundo onde o plural e o universal se conjugam no masculino, o poder político e económico também o fazem. Visibilizar mulheres e homens na linguagem responde ao questionamento desse desequilíbrio tão refinadamente naturalizado. Artigo de Sarah Babiker.

RAProduções de Memória: Apontar origens, influências e contradições (I)

10 de Fevereiro, 2018 - 21:30h

Quais os nomes e papéis da cultura hip-hop nos EUA que se destacaram e que caminhos percorreu o RAP no seu arranque? Artigo de Soraia Simões.

Associações querem que o governo retire apoio à Diretiva do Copyright

10 de Fevereiro, 2018 - 16:23h

Numa carta aberta, várias entidades alertam que a diretiva europeia proposta vai restringir os direitos fundamentais dos utilizadores da internet.

Há cem anos, o repúdio da dívida russa

10 de Fevereiro, 2018 - 10:28h

A 10 de fevereiro de 2018 celebra-se o centenário do repúdio das dívidas ilegítimas, proclamado pelos sovietes a 3 de fevereiro de 1918. Artigo de Eric Toussaint.

Reflexão sobre trabalho operário em cena no D. Maria II

Reflexão sobre trabalho operário em cena no D. Maria II

8 de Fevereiro, 2018 - 19:30h

No âmbito do ciclo “Portugal em vias de extinção”, o Teatro Dona Maria II, em Lisboa, estreia esta quinta-feira a peça “Eu uso termotebe e o meu pai também”, uma reflexão sobre o trabalho operário e a sua emancipação, até à atualidade.

Em 1955, Halldór Laxness ganhou o Prémio Nobel da Literatura.

Memórias: Halldór Laxness

8 de Fevereiro, 2018 - 10:03h

No dia 8 de fevereiro de 1998, morreu Halldór Laxness. Foi um escritor islandês. Tendo sido controverso pelas suas posturas radicais, foi uma figura dominante na literatura islandesa, ao longo do século XX. Por António José André.

Trabalhadores da EGEAC contra concessão do Maria Matos

8 de Fevereiro, 2018 - 09:35h

Quase 60 por cento dos trabalhadores da Empresa e Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) subscreveram um abaixo-assinado – entregue esta quarta-feira à vereadora da Cultura -, onde contestam a concessão do teatro Maria Matos a privados.

Não deixar que Israel nos finte

6 de Fevereiro, 2018 - 15:15h

Serão tempos confusos, vertiginosos. Há muita informação em simultâneo, acompanhar o mundo é uma vertigem. A Internet acelera o processo, a cada dia há novidades, jornais que afirmam em nome de outros jornais, citações de citações. Por Ana Bárbara Pedrosa.

O Jovem Karl Marx, filme dirigido por Raoul Peck

Crítica: Jenny e Mary

6 de Fevereiro, 2018 - 12:08h

O filme “O jovem Karl Marx” humaniza Marx e Engels e mostra outras duas pessoas com um papel fundamental: Jenny von Westphalen e Mary Burns. Crítica de Lourdes Goméz e Carlos Sánchez Mato.

200 anos de Marx assinalados em conferência em Lisboa

2 de Fevereiro, 2018 - 13:41h

Nos dias 24 e 25 de março, o Bloco de Esquerda promove uma conferência internacional dedicada ao bicentenário do nascimento de Karl Marx no auditório da Faculdade de Medicina Dentária.

Memórias: Coretta Scott King

31 de Janeiro, 2018 - 17:49h

No dia 30 de janeiro de 2006, morreu Coretta Scott King. Foi uma escritora, cantora e ativista norte-americana. Defendendo a igualdade e a justiça, lutou pelos direitos dos negros e das mulheres. Defendendo a paz, foi contra a Guerra do Vietname e a invasão do Iraque. Por António José André.

Autoridade da Concorrência tem “sérias dúvidas” sobre compra da TVI pela Altice

31 de Janeiro, 2018 - 11:04h

O negócio pode criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado, diz o relatório da Autoridade da Concorrência acerca da operação de compra da Media Capital pela Meo.

Morreu Ângelo Teixeira

29 de Janeiro, 2018 - 15:44h

Ativista da esquerda insubmissa, foi durante anos uma presença inconfundível nas manifestações em Lisboa, pelos adereços que transportava e vestia sempre com mensagens de crítica mordaz aos poderes instalados.

Nicanor Parra (1914-2018)

Morreu o poeta chileno Nicanor Parra

24 de Janeiro, 2018 - 19:02h

O poeta chileno Nicanor Parra, criador da "anti-poesia" e vencedor do Prémio Cervantes em 2011, morreu esta terça-feira, aos 103 anos. Era o derradeiro sobrevivente do "trio de grandes poetas chilenos", que formava com Pablo Neruda e Vicente Huidobro.

Martin Luther King discursa para pedir o fim da guerra do Vietname no dia 1 de setembro de 1967, em Chicago

No último ano de vida, Martin Luther King passou a ser detestado pela elite liberal dos EUA

21 de Janeiro, 2018 - 14:24h

A Guerra do Vietname já preocupava King há alguns anos. À medida que o conflito se arrastava, King sentiu que não tinha escolha e precisava denunciar a guerra publicamente. A reação da elite liberal veio com toda a força. Por Zaid Jilani em The Intercept.

Memórias: Patrice Lumumba

17 de Janeiro, 2018 - 18:56h

No dia 17 de janeiro de 1961, morreu Patrice Lumumba. Foi um dirigente político congolês, que defendia a unidade e a luta dos povos africanos contra o colonialismo e o imperialismo. Por António José André.

Memórias: Dashiell Hammett

10 de Janeiro, 2018 - 17:17h

No dia 10 de janeiro de 1961, faleceu Dashiell Hammett. Hammett foi um escritor norte-americano, que introduziu o realismo na literatura policial. A "caça às bruxas", promovida por McCarthy, incluíu-o na Lista Negra que impedia artistas de trabalharem na indústria cinematográfica. Por António José André.

Políticas da Inimizade de Achille Mbembe, traduzido por Marta Lança, editado pela Antígona

Como curar o desejo de apartheid?

10 de Janeiro, 2018 - 12:23h

Nas democracias liberais, o “desejo de apartheid” e o “desejo de uma comunidade sem estrangeiro” parecem encontrar conforto moral no seu passado colonial e esclavagista. Por Mamadou Ba

As bibliotecas do futuro serão feitas de ADN

7 de Janeiro, 2018 - 14:49h

O futuro do armazenamento da informação pode parecer um assunto aborrecido, mas é crucial para quem se interessa pela maneira como as sociedades se lembram. Artigo de Jerome de Groot.

Páginas