Está aqui

Cultura

Estruturas apresentam críticas ao novo modelo de apoios às artes

22 de Julho, 2017 - 12:12h

"Não há revisão do modelo de apoio às artes sem repor as verbas de 2009 [25 milhões de euros]", afirma Vítor Pinto Ângelo do Teatro Extremo. O governo não assume reposição de verbas.

Museu de Artes Decorativas quer funcionários sem pagar salário

19 de Julho, 2017 - 17:00h

O Museu da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, atualmente sustentado por um protocolo de apoio entre a Santa Casa da Misericórdia e a Câmara Municipal de Lisboa, lançou um programa de voluntariado para funções com horário completo e obrigação de comparência. 

Ministro da Cultura com Joe Berardo na assinatura do novo contrato de parceria público privado para o Museu Berardo, em dezembro de 2016. Foto de Mário Cruz, Lusa.

Bancos lançam penhora sobre coleção Berardo

12 de Julho, 2017 - 09:58h

Em dezembro de 2016, o Governo decidiu renovar o contrato de parceria público privado com Joe Berardo sem garantias de proteção da coleção face aos negócios do comendador.

“Assistimos a uma captura do património cultural pelo imobiliário”

7 de Julho, 2017 - 21:31h

No Colóquio de Políticas Públicas do Património Cultural, organizado pelo Bloco esta sexta-feira na Assembleia da República, a preocupação com a degradação das políticas públicas foi transversal a todos os oradores.

A Revolução na Finlândia

3 de Julho, 2017 - 16:42h

A esquecida Revolução Finlandesa talvez tenha mais lições para nós hoje do que os acontecimentos de 1917 na Rússia. Por Eric Blanc.

"A fábrica de nada". Fonte: Terratreme.pt

"A fábrica de nada" vence prémio CineVision do Festival de Cinema de Munique

2 de Julho, 2017 - 20:53h

Com três horas de duração e a participação de atores e não atores, “A fábrica de nada” apresenta a vida de operários que tentam segurar os postos de trabalho recorrendo a formas de autogestão de forma a evitar o encerramento da fábrica.

100 anos da Revolução de Outubro em debate este fim de semana

30 de Junho, 2017 - 13:47h

Começa esta sexta-feira o ciclo de debates organizado pela Cooperativa Culturas do Trabalho e Socialismo no espaço MOB, em Lisboa.

Foto sugu/Flickr

 Novo diretor do ICA quer "reforçar o papel da SECA”

30 de Junho, 2017 - 10:36h

Em entrevista à Agência Lusa, Luís Chaby Vaz falou em "pequenas reformas" e na potencial entrada em Portugal de novos "financiadores", nomeadamente "operadores de canais por cabo".

De Fevereiro a Outubro

29 de Junho, 2017 - 16:52h

Para muita gente, Fevereiro foi a revolução boa e Outubro a extremista. Mas os eventos na Rússia foram bastante mais complexos do que isso. Por Lars T. Lih.

"Avenida do Príncipe Perfeito", novo romance de Filomena Marona Beja.

"Avenida do Príncipe Perfeito", novo romance de Filomena Marona Beja

22 de Junho, 2017 - 12:47h

O nono romance da autora, que chega esta quinta-feira às livrarias, explora o Portugal dos anos 80 e o envolvimento de alguns portugueses no tráfico de armas dos Estados Unidos da América para a guerra entre o Irão e o Iraque.

George Steiner na New Yorker, edição Relógio d'Água.

Os últimos dias da humanidade?

19 de Junho, 2017 - 14:54h

“1984” esteve para se chamar “O Último Homem da Europa”, mas Orwell preferiu por no título uma data sem significado. O livro tornou-se assim um sucesso, narrando precisamente a banalização do poder sob a novilíngua, a sua voz do senso comum. Artigo de Francisco Louçã publicado no blogue Tudo Menos Economia.

As mulheres de 1917

17 de Junho, 2017 - 12:56h

As mulheres não foram apenas a “centelha” da Revolução Russa, mas a força motriz que a impulsionou. Por Megan Trudell.

Albert Cossery (1913-2008)

Albert Cossery: Um revolucionário sem espartilhos

15 de Junho, 2017 - 10:55h

O escritor egípcio deixou-nos uma obra suscetível de despertar paixões desabridas que abrem caminho para a criação de uma série de mitos em torno da sua vida e da interpretação do seu pensamento político e social. Por Pedro Ferreira.

Lenine, 18 de março de 1919 – Foto wikipedia

Por que é que a Revolução Russa importa?

14 de Junho, 2017 - 22:19h

Há 100 anos, a insurreição bolchevique dirigida por Lénine derrubou séculos de feudalismo na Rússia. Mas o que é que isto significa para o mundo de hoje? Por China Miéville

Produção de "Julius Caesar", de Shakespeare. Fonte: Public Theater, Nova Iorque.

Assassínio encenado de Trump em 'Júlio César' de Shakespeare resulta em abandono dos mecenas

13 de Junho, 2017 - 09:54h

A Delta Air Lines e o Bank of America abandonaram o festival depois de ataques dos media conservadores e do fllho de Donald Trump. A companhia recusa as acusações e diz que "aqueles que procuram defender a democracia por meios não democráticos pagam um preço terrível".

História clínica do assassino de Leon Trotsky, por Leonardo Padura

10 de Junho, 2017 - 13:04h

Leonardo Padura escreveu esta história publicada recentemente na Revista ‘ñ’, da Argentina. O texto original foi publicado pelo site Sin Permiso, que já publicou vários artigos deste autor cubano, alguns sobre o seu livro mais famoso: O homem que gostava de cães.

Manuel Alegre vence Prémio Camões

8 de Junho, 2017 - 22:02h

O escritor e poeta recebeu com "serenidade e alegria" a decisão do júri do Prémio Camões, reunido esta quinta-feira no Rio de Janeiro.

Edifício da Agência Lusa - Foto de Inácio Rosa/Lusa (arquivo)

Governo aprova orçamento da Lusa impondo novos cortes de pessoal

6 de Junho, 2017 - 21:39h

Questionado pelo deputado Jorge Campos na Assembleia da República, o Ministro da Cultura recusou-se a justificar este novo corte que contraria o orçamento de estado.  

Mosteiro dos Jerónimos. Foto de Filipe Barreto/Flicr

Mosteiro dos Jerónimos investigado por festas e pagamentos de empresas

6 de Junho, 2017 - 19:44h

Auditoria à Direcção Geral do Património Cultural (DGCP) descobre irregularidades na gestão de Isabel Almeida, ex-diretora dos Jerónimos. Uma associação sem fins lucrativos foi usada para realizar festas de aniversário e empresas pagaram eventos acima da tabela. O caso foi entregue ao Ministério Público.

Convento de Cristo, em Tomar. Fonte: DGPC.

Estragos no Convento de Cristo: Bloco quer explicações do Ministro da Cultura

4 de Junho, 2017 - 09:37h

A Direção Geral do Património Cultura reagiu ainda esta sexta-feira, anunciando a abertura de um inquérito. Contudo, os documentos terão de ser entregues à Assembleia da República, por força do requerimento do deputado Jorge Campos. 

Logo do redeangola.info

Rede Angola fecha após três anos de jornalismo independente

2 de Junho, 2017 - 10:57h

Para os leitores e leitoras acostumados a abrir o site www.redeangola.info e saber ali notícias de Angola feitas com toda a independência agora clicam numa carta que não podia ser mais triste para o jornalismo em língua portuguesa. O Rede Angola fechou.

Pedro Pinho ganha prémio em Cannes

28 de Maio, 2017 - 10:17h

O realizador foi galardoado com o Prémio da Federação Internacional de Críticos de Cinema pelo filme "A Fábrica de Nada", que aborda uma experiência de autogestão coletiva de uma fábrica. Pedro Pinho deixou críticas aos apoios ao cinema em Portugal.

Salvador e Luísa Sobral na homenagem da Assembleia da República. Foto de Mário Cruz/Lusa.

Salvador Sobral apela ao reforço de investimento na Cultura

19 de Maio, 2017 - 17:03h

Convidado para um almoço pelo Ministro da Cultura após a homenagem da Assembleia da República, Salvador Sobral aproveitou para considerar que o governo devia “dar uma fatia um bocadito maior do Orçamento à Cultura, que tem sido esquecida”.

"Fátima", filme de João Canijo

“Fátima” e o cinema do real

19 de Maio, 2017 - 14:59h

O filme não pretende tecer qualquer conclusão sobre a fé, a tradição das peregrinações a Fátima ou a necessidade do transcendente. Procura, sim, observar e retratar a realidade de quem as faz. Por Bárbara Veiga

"O mais importante é entender que a presidência do instituto do cinema é um cargo político e não um cargo técnico ou burocrático”, afirma João Salaviza - Foto m4tik/Flickr

ICA: Demissões surpresa, nomeações rápidas, tudo por explicar

18 de Maio, 2017 - 21:47h

Em declarações ao esquerda.net, João Salaviza comenta a celeridade da nomeação da nova direção: "fico impressionado com o contraste entre a capacidade de em dois dias mudar a direção do instituto, comparando com atrasos de cinco meses na abertura dos concursos.”

Páginas