A reunião é já nesta quinta-feira dia 28 de Maio às 18 horas, na sede da Associação José Afonso (Rua de S. Bento, 170, frente à Assembleia da República) em Lisboa. Estão convidados a participar todos os subscritores da declaração “Solidários com a Grécia” e todos quantos tenham interesse em contribuírem com a sua opinião, a sua vontade e disponibilidade para esta causa de solidariedade.
A convocatória da reunião recorda que “o resultado do processo de renegociação da dívida e dos compromissos da Grécia com as instituições europeias e com o FMI terá sempre profundas consequências para Portugal e para toda a União Europeia” e que ”ser solidário com o povo grego é também defender Portugal, a democracia e a justiça social na União Europeia”.
“Sabemos que esta solidariedade é exigente e vai contra o discurso dominante que apresenta a Grécia como uma má companhia de que Portugal e os portugueses se devem distanciar, em vez da necessária junção de forças para enfrentar o poder dos credores e para mudar de rumo na Europa”.
Sabemos que esta solidariedade é exigente e vai contra o discurso dominante que apresenta a Grécia como uma má companhia
E conclui: “Precisamos de mais ideias, mais forças e mais vontades para que a solidariedade ao povo grego, inscrita no combate cidadão por alternativas à austeridade, ganhe mais visibilidade e mais eficácia”.
Assinam a convocatória o Grupo de Trabalho promotor, composto pelas organizações: Associação José Afonso, ATTAC Portugal, CDA – Congresso Democrático das Alternativas, CIDAC, IAC – Iniciativa para uma Auditoria Cidadã à Dívida.