Está aqui

Saúde: Parcerias Público Privadas são um “roubo aos portugueses”

Francisco Louçã afirmou este domingo estar em plena concordância com as declarações de António Arnaut, que se insurgiu contra a mercantilização da saúde. Segundo Louçã, esta tendência é “exatamente o contrário dos princípios solidários que o SNS instituiu".
Foto de Paulete Matos.

No final de uma visita à feira do queijo, em Oliveira do Hospital, Francisco Louçã congratulou as palavras de António Arnaut, que “foram tão sensatas e devem ser ouvidas pelo país inteiro”. (ler notícia Arnaut: Governo sujeita SNS “à desumanidade da sua visão neoliberal e mercantil")

Segundo o dirigente bloquista, o "pai" do SNS "tem toda a razão" ao fazer  estas críticas, na medida em que as parcerias público privadas "foram um roubo aos  portugueses", não só na saúde, mas também na rodovia.

"Na saúde foram um roubo aos portugueses porque agora estamos todos  a pagar, com aumento de impostos, com aumento das taxas moderadoras. Ou  seja, quanto mais as pessoas precisam da saúde porque estão doentes, mais  têm de pagar", adiantou Louçã.

Na sua opinião, "isso é exatamente o contrário dos princípios solidários  que o SNS instituiu", adiantado que é necessário uma "grande viragem: acabar com o roubo que destrói a economia  para proteger as pessoas que precisam, na saúde, nos impostos, na economia,   no controlo dos negócios da eletricidade e no controlo das parcerias público  privadas".

Louçã defende que, "para a defesa da saúde pública, é preciso  recuperar princípios de solidariedade, de seriedade para com quem sofre".

“Se a eletricidade for vendida às empresas  do Estado chinês" e "se no SNS, quem precisa de uma operação tem de pagar,   então a democracia está diminuída", reiterou Louçã, defendendo que é necessário acabar "com as imposições da 'troika', que querem  destruir a saúde" e transformá-la "num privilégio dos mais afortunados".

“Quando a Brisa pede mil milhões de euros pela  diminuição dos passageiros na A17” ou "quando a EDP impõe  quatro mil milhões de euros de rendas excessivas", isso é “um roubo”, defendeu. O mesmo se aplica "quando os doentes do SNS, depois de já terem pago os seus  impostos, têm que pagar por estarem doentes", sublinhou o deputado.  

"Portugal precisa de ser um país que tem  a seriedade de devolver às pessoas em democracia e em respeito", afirmou, rematando que “ precisamos de sair desta corrida para o abismo em que o governo de Passos  Coelho, rompendo as promessas eleitorais, tem vindo a arrastar o país”. 

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
Comentários (1)