Está aqui

Saúde está em risco devido à obsessão financeira do ministro

José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos, diz que cortes na saúde estão a colidir com o acesso dos doentes a cuidados médicos. “Isto é quase um crime de saúde pública”, acusa.
Paulo Macedo é um financeiro, afirma José Manuel Silva, “e é isso que está a inquinar e a estragar o SNS”. Foto de PAULO CORDEIRO/LUSA

Em entrevista ao Jornal de Notícias, o bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, afirma que a saúde dos portugueses está em risco por causa da obsessão financeira do ministro da Saúde, Paulo Macedo, e dos cortes impostos pela troika.

"Os cortes, para além do preconizado pela troika, não dão tempo a que o sistema se adapte, estão a colidir com o acesso dos doentes a cuidados médicos e com a capacidade de resposta das instituições. Há claramente uma redução da atividade clínica e um afastamento dos recursos dos doentes, que não estão a ser tratados como deviam.”

O bastonário dá um exemplo que considera paradigmático: “Duzentos e quarenta doentes de VIH a ser seguidos em Torres Novas foram transferidos para Santarém, com aquela ideia peregrina de que concentrar recursos traz poupança. Estes doentes, que traduzem milhares de consultas por ano, têm de fazer mais 90 quilómetros por consulta.” Ora, explica José Manuel Silva, muitos doentes têm direito a subsídio de transporte, “portanto o Estado vai acabar por pagar mais.” A medida é, por isso, absurda, “prejudica os doentes e traz riscos de saúde pública.” E acusa: “Isto é quase um crime de saúde pública.”

Médicos contratados à hora

O concurso para a contratação de clínicos à hora pelo preço mais baixo é, para o bastonário, "outra forma de pôr em risco a saúde dos portugueses de forma deliberada e por iniciativa do ministro da Saúde. Este concurso é absolutamente incompreensível e elimina toda a estrutura de carreiras médicas..."

O bastonário afirma que "estamos a formar médicos de qualidade e depois estamos a exportá-los quando fazem cá falta. Isto é criminoso", diz, sublinhando que “neste momento não há médicos suficientes porque o Ministério da Saúde está a empurrá-los para fora do país”, e completa: “Esta medida é profundamente prejudicial aos doentes.”

Paulo Macedo é um financeiro

Para o bastonário, "este ministro tem uma obsessão financeira. Se lhe disserem que, se cortar ali, poupa cinco milhões de euros, ele diz corta sem se importar com as consequências". Paulo Macedo é um financeiro, afirma José Manuel Silva, “e é isso que está a inquinar e a estragar o SNS”.

Termos relacionados Política
(...)