Relatório de Marisa Matias sobre BCE em debate e votação no Parlamento Europeu

16 de abril 2013 - 11:32

O Parlamento Europeu debate esta terça-feira, na sessão plenária, o Relatório do Parlamento Europeu que procede à avaliação da atividade do Banco Central Europeu, da autoria da eurodeputada Marisa Matias. Este relatório foi aprovado em janeiro pela Comissão de assuntos Económicos e Monetários, apenas com um voto de diferença, derrotando pela primeira vez a direita e conservadores na avaliação do papel do BCE.

PARTILHAR
O relatório, da autoria de Marisa Matias, avança com propostas de alteração, nomeadamente no sentido de colocar o crescimento e a criação de emprego no centro das prioridades da política monetária

A aprovação em Janeiro do relatório de Marisa Matias, pela Comissão de Assuntos Económicos  e Monetários, foi a primeira vez que no Parlamento Europeu se aprovou um relatório crítico ao mandato do BCE e ao papel deste no desenvolvimento da atual crise económica e financeira.

Este debate marca o fim de um longo processo. "Um ano de trabalho parlamentar para avaliar um ano de atividade do BCE; isto mostra bem a centralidade do BCE no atual contexto europeu, constituindo mesmo uma das principais linhas de divergência no posicionamento político europeu", afirmou Marisa Matias num breve comentário de análise ao trabalho realizado.

Foi um processo árduo de elaboração, negociação e discussão do relatório, acrescentou a eurodeputada do Bloco de Esquerda, recordando que "até Mário Draghi, o presidente do BCE, adiou várias vezes o debate em plenário mostrando-se indisponível para participar no mesmo". No entanto, terça-feira estará presente, tal como o comissário europeu para os Assuntos Económicos e Monetários e vice-presidente da Comissão Europeia, Olli Rehn.