Está aqui

Reino Unido vai ter eleições antecipadas a 8 de junho

A primeira-ministra conservadora Theresa May convocou, esta terça-feira, de surpresas eleições legislativas antecipadas para 8 de junho. Partido Trabalhista já manifestou apoio à proposta.
“Estamos ansiosos para mostrar como o Partido Trabalhista vai defender o povo da Grã-Bretanha”, disse o líder trabalhista Jeremy Corbyn.

“Decidi convocar legislativas antecipadas para 8 de junho”, disse Theresa May numa declaração surpresa na sua residência oficial, em Downing Street, Londres, três semanas após o lançamento do processo de saída da União Europeia (Brexit).

Na sua declaração, a primeira-ministra acusou a oposição de “jogos políticos” que minam o país nas negociações do 'Brexit'. May disse ainda que desde o referendo de junho, que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia, "o país está a unir-se, mas Westminster não" e atribuiu a essas divisões no parlamento a decisão de convocar eleições antecipadas, algo que tinha recusado fazer desde que tomou posse, em julho.

"A divisão em Westminster põe em risco a nossa capacidade de fazer um sucesso do 'Brexit'", disse.

As próximas eleições gerais no Reino Unido deveriam realizar-se apenas em 2020, mas podem ser antecipadas se dois terços dos deputados na Câmara dos Comuns votarem a favor.

O Partido Trabalhista, principal partido da oposição, já disse que apoiaria a proposta de antecipar as eleições.

Numa nota publicada na rede social facebook, Jeremy Corbyn congratula-se “com a decisão da primeira-ministra de dar ao povo britânico a oportunidade de poder votar num governo que coloque em primeiro lugar os interesses da maioria”.

Segundo o líder dos trabalhistas, o seu partido vai trabalhar para “oferecer ao país uma alternativa eficaz a um governo que não conseguiu reconstruir a economia, deixou cair os padrões de vida e fez cortes prejudicais nas nossas escolas e no SNS”

“Estamos ansiosos para mostrar como o Partido Trabalhista vai defender o povo da Grã-Bretanha”, concluiu.

Termos relacionados Internacional

Adicionar novo comentário