Primavera Global marchou em Lisboa

12 de maio 2012 - 19:45

Manifestação reuniu mais de mil pessoas e integrou-se na jornada internacional que teve o seu polo principal no Estado espanhol e contou com protestos em cerca de 250 cidades em todo o mundo.

"Passos sai daqui e leva o FMI", gritou-se. Fotografia de Paulete Matos

Mais de mil pessoas desfilaram do Rossio ao Marquês de Pombal, no protesto da Primavera Global, integrando-se na jornada internacional que teve o seu polo principal no Estado espanhol, onde houve manifestações em mais de 80 cidades. No total, estavam convocadas iniciativas em cerca de 250 cidades pelo mundo.

Em Lisboa, a maioria dos manifestantes eram jovens que empunhavam cartazes e gritavam palavras de ordem como "Espanha, Grécia, Irlanda e Portugal a nossa luta é internacional" ou "Passos sai daqui e leva o FMI".

A marcha durou cerca de duas horas e decorreu sem incidentes. Os participantes permaneceram depois no Parque Eduardo VII, participando em debates sobre saúde, desemprego e segurança social, entre outros temas da atualidade.

"Sê a mudança que queres ver no mundo", "A lutar vencemos, a precariedade não é solução" e "A Passos do abismo", eram algumas das inscrições inscritas em pancartas e faixas, lançando o tema do protesto contra a precariedade e as medidas de austeridade.

A iniciativa, organizada pelo movimento "Primavera Global", realiza-se em protesto contra a crise e as medidas de austeridade.

A Primavera Global PT é composta por cidadãos, ativistas, coletivos, movimentos sociais que, em conjunto, de forma pacífica, na sua diversidade e autonomia, querem encontrar soluções e construir novos modelos de organização à escala humana, mais sustentáveis e mais democráticos.

O 12M de 2012 surge um ano após o 12 de Março de 2011, data histórica para a indignação em Portugal, “em que se organizou uma das maiores manifestações da história recente. O 12 de Março de 2011 foi o rastilho de mobilização cidadã que incendiou várias cidades da Europa, sobretudo após o 15 de Maio em Espanha, seguindo também o impulso vindo das revoltas no mundo árabe. O ano de 2011 ficou, depois, marcado pelo dia de protesto mundial de 15 de Outubro. Do Japão ao Brasil, dos EUA à Europa, o chamado movimento d@s Indignad@s saiu à rua, manifestou-se, exigiu ser ouvido. O ano ficou também assinalado pela ocupação de Wall Street, em pleno coração do sistema financeiro global, dando origem ao movimento Occupy”, recordam os organizadores.