Está aqui

“Portugal tem de intervir para proteger a vida de Luaty Beirão”

Na véspera do Conselho Europeu, Catarina Martins levou à reunião com o primeiro-ministro em funções “assuntos humanitários urgentes” como a situação dos refugiados na Europa e a necessidade de proteger a vida do ativista angolano Luaty Beirão.
Foto Paulete Matos

Catarina Martins afirmou ter transmitido a Passos Coelho a “grande preocupação” do Bloco com a situação do cidadão luso-angolano Luaty Beirão. “Este cidadão tem de ser protegido. Estão em causa direitos humanos, a liberdade de expressão e a vida de Luaty Beirão, que está em greve de fome porque está preso sem que se perceba porquê”, juntamente com outros jovens, declarou Catarina Martins aos jornalistas, acrescentando que “o único crime parece ser mesmo a liberdade de expressão”.

“O Estado português tem a obrigação de intervir junto do Estado angolano para proteger os direitos humanos e para proteger a vida de Luaty Beirão”, prosseguiu a porta-voz do Bloco. De Passos Coelho ouviu que a situação do ativista “está a ser acompanhada a nível diplomático e não se comprometeu com mais”. “Espero que Portugal seja capaz de ter uma voz mais forte em defesa da liberdade de expressão e dos direitos humanos”, concluiu.

O outro tema do encontro com Passos Coelho foi o dos refugiados, um dos pontos em debate na reunião dos chefes de governo da União Europeia esta quinta-feira. Para Catarina Martins, “se a Europa não resolve o problema que tem em mãos, ele só irá agravar-se”.

“Temos a obrigação de acolher, pela Convenção de genebra, as pessoas que fogem da guerra e têm direito a asilo. A UE tem de ter mecanismos para as receber e não mecanismos para ter as pessoas já dentro do seu território e mesmo assim acossadas e perseguidas”, prosseguiu Catarina, defendendo uma resposta humanitária rápida. Outra prioridade da UE, para a porta-voz do Bloco, deve ser a de “alterar as suas regras para que não possa acontecer o que está a acontecer neste momento e que nos envergonha a todos”.
 
Questionada pelos jornalistas sobre os contactos para uma solução de governo por parte dos partidos de esquerda, Catarina Martins afirmou que esses contactos continuam. “No Bloco de Esquerda estamos todos muito convictos na necessidade de uma nova solução de governo que responda as pessoas”, afirmou a porta-voz do Bloco, recordando as condições que colocou no debate televisivo da pré-campanha com António Costa.

Termos relacionados Política, Repressão em Angola
Comentários (2)