Polícia britânica mata jovem com arma eléctrica

19 de agosto 2011 - 10:41

A utilização de uma arma Taser pela polícia britânica causou a morte de um jovem de 27 anos no bairro de Barrow, en Cumbria, no norte Inglaterra. As forças de segurança terão recebido uma chamada que alertava para a existência de distúrbios no local.

PARTILHAR
Segundo a Amnistia Internacional, de 2001 a 2007, morreram 290 pessoas depois de atingidas por agentes policiais armados com pistolas eléctricas.

Segundo noticia o Guardian, o jovem, pai de duas crianças de quatro e dois anos, faleceu no hospital na noite de quarta-feira após ter sido vítima de quatro disparos, por parte das forças policiais britânicas, de uma arma Taser.

Durante a detenção do jovem suspeito de causar estragos no apartamento onde residia, os sete agentes envolvidos na operação terão igualmente utilizado gás pimenta.

Utilização de armas Taser tem sido objecto de acesa polémica

Segundo a Amnistia Internacional, de 2001 a 2007, morreram 290 pessoas depois de atingidas por agentes policiais armados com pistolas eléctricas. A ONU já recomendou ao Estado português que abdique das pistolas recentemente adquiridas.

Em Portugal, este equipamento é fornecido ao governo português por António Amaro, da empresa Milícia, que, segundo a Visão, esteve envolvida no recrutamento de ex-militares e ex-polícias portugueses para o Iraque. António Amaro é também o representante em Portugal da Blackwater, a maior empresa de mercenários contratada pelo Pentágono.

Recentemente, chegou ao conhecimento público, através de um vídeo divulgado pelo jornal Público,  a agressão, com recurso a uma arma Taser, a um recluso por parte de elementos do Grupo de Intervenção de Segurança Prisional (GISP) na cadeia de Paços de Ferreira em Setembro de 2010.

Este procedimento deu origem à abertura de dois processos de inquérito por parte do Serviço de Auditoria e Inspecção da DGSP e da Inspecção Geral dos Serviços de Justiça e motivou a apresentação, por parte do Bloco de Esquerda, de um requerimento a solicitar a realização de uma audição com o Senhor Ministro da Justiça, para discutir a utilização de armas Taser e a situação na prisão de Paços de Ferreira, que foi aprovado por unanimidade.

Termos relacionados: Internacional