Petição condena preconceito dirigido às mulheres brasileiras

28 de setembro 2011 - 15:42

Num programa de animação emitido pela RTP, a única personagem mulher é uma brasileira retratada como prostituta. Várias ONG's e centenas de cidadãos já assinaram a petição na internet e lembram que "as mulheres brasileiras são constantemente vítimas de diversos tipos de violência em Portugal".

PARTILHAR
Manifesto condena a forma como os media portugueses têm "construído e reproduzido o estigma de hipersexualidade das mulheres brasileiras"

O manifesto assume dirigir-se à "a comunicação social portuguesa e a forma como, insistentemente, tem construído e reproduzido o estigma de hipersexualidade das mulheres brasileiras". O caso concreto que juntou um grupo de 140 pessoas em torno desta iniciativa é o programa de animação "Café Central" da RTP e em concreto da personagem "Gina". "A personagem é retratada como prostituta e maníaca sexual, alvo dos personagens masculinos do programa. Trata-se de um desrespeito às mulheres brasileiras", diz o manifesto que também é subscrito pela Coordenação Portuguesa da Marcha Mundial de Mulheres, UMAR, Casa do Brasil, entre outras associações.



A petição exige às autoridades competentes "que se faça cumprir a “CEDAW – Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres”, da qual tanto Portugal, como o Brasil, são signatários" e destaca que a situação é agravada "por se tratar de uma emissora pública, a qual em hipótese alguma deveria difundir valores que ferem o direito das mulheres e da dignidade humana".



O manifesto dá outros exemplos de cobertura mediática que reforça um preconceito, como a reportagem do Diário de Notícias na Slutwalk Lisboa ou a da revista Focus sobre as mulheres brasileiras, ou ainda as publicidades do ginásio Holmes Place e da agência de viagens Abreu. "Seja qual for o meio de comunicação utilizado, é constante a representação estereotipada da mulher brasileira como objeto sexual, o que acaba por interferir na forma como as imigrantes brasileiras são percebidas e tratadas dentro da sociedade portuguesa", diz o Manifesto.

Termos relacionados: Sociedade