Está aqui

Pedrógão: RTP entregou donativos a candidato do PSD

Dos 14 milhões que se calcula terem sido doados pelos portugueses a diferentes fundos, apenas 3 milhões são geridos pelo Estado no fundo REVITA. A RTP entregou os seus donativos ao provedor da Santa Casa de Pedrógão Grande, candidato do PSD à Câmara.
Gonçalo Reis, Presidente do Conselho de Administração da RTP. Foto de Miguel A. Lopes/Lusa.
Gonçalo Reis, Presidente do Conselho de Administração da RTP. Foto de Miguel A. Lopes/Lusa.

A tragédia de Pedrógão mobilizou esforços solidários em todo o país. Vários fundos - na sua maioria privados -, foram criados por diferentes entidades de forma a fazer chegar o dinheiro às vítimas dos incêndios.

O Estado criou o fundo REVITA para tentar coordenar os diferentes fundos mas, dos 14 milhões que se considera terem sido doados pelos portugueses, administra diretamente apenas 3 milhões de euros provenientes do Millenium BCP, Santander Totta, Caixa Agrícola, Governo de Timor-Leste e Fundação Agha Khan. 

A maior parte do dinheiro doado ficou direta ou indiretamente sob a alçada da União das Misericórdias Portuguesas. 5,3 milhões de euros reunidos no concerto Juntos Por Todos (colocados numa conta do Montepio Geral), mais um fundo de 1 milhão de euros da Fundação Gulbenkian e, ainda, 2,65 milhões provenientes da Caixa Geral de Depósitos. 

Não houve ainda qualquer explicação para o facto de o banco público não ter entregue a sua doação diretamente ao REVITA, optando pela União das Misericórdias. 

Por seu lado, a Associação Portuguesa de Seguradores gere diretamente um fundo próprio de 2,5 milhões de euros. E a Cáritas portuguesa gere 1,7 milhões de fundos próprios, doações nas paróquias e ainda 200 mil euros provenientes do Novo Banco. 

Por fim, a Câmara Municipal de Pedrógão recebeu do BPI e do La Caixa um total de 1,14 milhões de euros, enquanto que a Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão recebeu 135 mil euros da linha solidária da RTP. 

Em comunicado, a RTP não apresenta qualquer justificação para esta escolha, afirmando apenas que “a RTP foi informada pela Santa Casa de Pedrógão Grande que o dinheiro serviu para recuperar casas de primeira habitação, nas freguesias de Vila Facaia e Graça”. 

O provedor da Santa Casa de Pedrógão - João Marques -, é o candidato do PSD nas eleições autárquicas e, segundo noticiou o jornal Expresso a 26 de junho, foi quem induziu Passos Coelho “em erro” sobre os alegados suicídios em Pedrógão Grande. “Fui eu que dei ao dr. Passos Coelho uma informação errada. Julguei que a informação era fidedigna, e afinal não era. Felizmente não se confirma nenhum suicídio, ao contrário do que eu disse ao dr. Passos Coelho”. 

O atual Presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis, é ex-deputado do PSD. Foi nomeado por Miguel Poiares Maduro - ex-Ministro Adjunto com a tutela da comunicação social do governo PSD/CDS - e está à frente da estação pública desde abril de 2015. 

Termos relacionados Sociedade
Comentários (14)