Está aqui

Pedrógão: RTP entregou donativos a candidato do PSD

Dos 14 milhões que se calcula terem sido doados pelos portugueses a diferentes fundos, apenas 3 milhões são geridos pelo Estado no fundo REVITA. A RTP entregou os seus donativos ao provedor da Santa Casa de Pedrógão Grande, candidato do PSD à Câmara.
Gonçalo Reis, Presidente do Conselho de Administração da RTP. Foto de Miguel A. Lopes/Lusa.
Gonçalo Reis, Presidente do Conselho de Administração da RTP. Foto de Miguel A. Lopes/Lusa.

A tragédia de Pedrógão mobilizou esforços solidários em todo o país. Vários fundos - na sua maioria privados -, foram criados por diferentes entidades de forma a fazer chegar o dinheiro às vítimas dos incêndios.

O Estado criou o fundo REVITA para tentar coordenar os diferentes fundos mas, dos 14 milhões que se considera terem sido doados pelos portugueses, administra diretamente apenas 3 milhões de euros provenientes do Millenium BCP, Santander Totta, Caixa Agrícola, Governo de Timor-Leste e Fundação Agha Khan. 

A maior parte do dinheiro doado ficou direta ou indiretamente sob a alçada da União das Misericórdias Portuguesas. 5,3 milhões de euros reunidos no concerto Juntos Por Todos (colocados numa conta do Montepio Geral), mais um fundo de 1 milhão de euros da Fundação Gulbenkian e, ainda, 2,65 milhões provenientes da Caixa Geral de Depósitos. 

Não houve ainda qualquer explicação para o facto de o banco público não ter entregue a sua doação diretamente ao REVITA, optando pela União das Misericórdias. 

Por seu lado, a Associação Portuguesa de Seguradores gere diretamente um fundo próprio de 2,5 milhões de euros. E a Cáritas portuguesa gere 1,7 milhões de fundos próprios, doações nas paróquias e ainda 200 mil euros provenientes do Novo Banco. 

Por fim, a Câmara Municipal de Pedrógão recebeu do BPI e do La Caixa um total de 1,14 milhões de euros, enquanto que a Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão recebeu 135 mil euros da linha solidária da RTP. 

Em comunicado, a RTP não apresenta qualquer justificação para esta escolha, afirmando apenas que “a RTP foi informada pela Santa Casa de Pedrógão Grande que o dinheiro serviu para recuperar casas de primeira habitação, nas freguesias de Vila Facaia e Graça”. 

O provedor da Santa Casa de Pedrógão - João Marques -, é o candidato do PSD nas eleições autárquicas e, segundo noticiou o jornal Expresso a 26 de junho, foi quem induziu Passos Coelho “em erro” sobre os alegados suicídios em Pedrógão Grande. “Fui eu que dei ao dr. Passos Coelho uma informação errada. Julguei que a informação era fidedigna, e afinal não era. Felizmente não se confirma nenhum suicídio, ao contrário do que eu disse ao dr. Passos Coelho”. 

O atual Presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis, é ex-deputado do PSD. Foi nomeado por Miguel Poiares Maduro - ex-Ministro Adjunto com a tutela da comunicação social do governo PSD/CDS - e está à frente da estação pública desde abril de 2015. 

Termos relacionados Sociedade

Comentários

A grande familia PSD/CDS que assola a nossa televisao estatal,esta mais que na hora de ser renovada!!falta de rigor nas noticias para alem de pactuar com as trafulhices...esta e mais uma !!Sera que o Governo nao faria mais ainda por Portugal se substituisse este gentio ,por pessoas idoneas,apartidarias e jornalistas,directores de programacao,vocacionados para a informacao e animacao do nosso exlibris da informacao nacional??esta a tornar se urgente,pois todos os dias somos assaltados ,ou por vigarices ou por falta de isencao no que vomitam esses pseudo profissionais.....

VERGONHA !!! Eu logo vi, esta malta da direita falida tem por hábito meter no bolso dos amigos o dinheiro que não lhe pertence, aliás, estas campanhas são uma autentica farsa, pois o dinheiro angariado à custa de otários nunca chega, nem chegará aos destinatários. Enfim ... mas como a RTP é uma filial descarada e vergonhosa do PSD, logo, mais palavras para quê?

Há tanto para "bater" na direita, que dá tiros nos pés diariamente, que não consigo descortinar qual a necessidade desta notícia deliberadamente mal intencionada. Afinal qual é o significado de cento e tal mil euros em comparação com 14 milhões de euros ? Mais estranho ainda é a quantidade de comentários a concordar com a falácia e a baterem ainda mais no ceguinho. Não é assim que ganhamos credibilidade respeito!

É lamentável que estes Senhores do PSD se sirvam das tragédias para fazerem diariamente campanha politica em Seu proveito. Com o número dos óbitos especularam. Agora querem saber onde paira o dinheiro quando sabem que está na posse de um dos seus acólitos concorrentes à autarquia. É preciso não ter escrúpulos.

Essas "gordas" são pouco sérias, insinuam algo que não me parece que esteja na própria noticia...
Infelizmente, nenhum campo politico mostra seriedade!

Esta notícia é falsa. A RTP entregou ao Provedor da Santa Casa de Pedrógão Grande 135 mil euros, cujo destino, segundo o que se lê acima, está amplamente justificado!!!
Não atirem areia para os olhos do povo, fazendo dele estúpido!!! Basta ler o que está escrito:
"Por fim, a Câmara Municipal de Pedrógão recebeu do BPI e do La Caixa um total de 1,14 milhões de euros, enquanto que a Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão recebeu 135 mil euros da linha solidária da RTP.

Em comunicado, a RTP não apresenta qualquer justificação para esta escolha, afirmando apenas que “a RTP foi informada pela Santa Casa de Pedrógão Grande que o dinheiro serviu para recuperar casas de primeira habitação, nas freguesias de Vila Facaia e Graça”."

Também vale pouco fazer leituras erradas deste artigo. O comunicado da RTP não explica porque razão decidiram entregar o dinheiro a quem entregaram, numa altura em que já se sabia publicamente quem era o provedor da santa casa de pedrógão, e também não explicam porque decidiram não entregar ao REVITA. É a isso que a notícia faz referência. A justificação da RTP sobre as casas alegadamente a serem recuperadas nem sequer garante que a informação que têm é fidedigna. A RTP sim é que está a lançar areia para os olhos das pessoas.

Como sempre os Politicos e a Politica a frente .
Pergunto eu !!!! Pk dinheiro do povo e de gente de bem entregue a politicos ? Pk entregar dinheiro a um cadidato a presidencia da camara ?
Onde estao as facturas da reparaçao das ditas casas ?
Onde esta a transparencia das contas ?
Pk nao foi criada uma comissao isenta vistoriada por populares e ministerio publico.?.
Tudo isto para dizer k os infelizes k perderao tudo vao ser mais uma vez penalizados e os chulos do costume com os bolsos cheios .
Santa casa com os cofres cheios
Caritas com os cofres cheios
Grandes almoços
Empreiteiros de favores mais ricos etc etc etc .
E por ultimo uns ex governantes k mais nao fizeram k foi tirar ao mais pobre e ainda veem fazer campanha valendo-se da desgraça .

Lamentamos todas as mortes, sendo que alguns eram vizinhos e primos. Nada pode ser pior do que isso. Contudo, para nós, nos concelhos de Pedrógão Grande e Castanheira de Pêra foi devastador. TUDO se foi - trabalho, suor, sacrifícios... de décadas. Damos graças a Deus pelo facto dos últimos moradores da casa ardida - na tarde de 19 de Junho!!! - terem partido há meses; ele, à data, há menos de 8 meses. Estava lá tudo o que não tem volta. Ardeu tudo. Há escombros, cacos, vidros...
É inexplicável olhar para o que temos à vista: eletrodomésticos com o interior em "estalactites" e o exterior tipo "vela derretida" Foi o que restou - para levar para o lixo. Do resto - e sendo simples havia de tudo e completo! - nem vestígios. Só cacos, molas de sofás, fechaduras dos móveis... Restam as paredes - periclitantes. E agora? Passou a ser considerada 2ª habitação! Era o que dela fazíamos. Da comida, que estávamos a guardar na arca frigorífica para quando íamos, ficaram os restos - agora nauseabundos. Foto horrível!!! Temo-nos limitado a separar um entulho em montes diferentes, a ver se depois de se ter acudido às primeiras habitações, o que é humano e lógico, alguém vai olhar com seriedade para o nosso e outros casos. Temos esperança que todos se consciencializem sobre o verdadeiro objetivo dos donativos. Ah, na família sempre se trabalhou e poupou muito para adquirir os bens existentes. Nunca ninguém nos deu NADA, nem o pedimos. Os cidadãos têm o dever de se comportar como tal e foi o que sempre se fez. Desta vez, sim, esperamos que haja algum tipo de ressarcimento e parece-nos muito bem que seja colocada na parede (na nossa e nas dos outros!) uma informação clara sobre o valor atribuído, a data e de que entidade(s) proveio. Transparência também passa por isto.
De resto... tudo o que tem estado a acontecer... não ajuda quem precisa e abona muito pouco a favor do belo país que temos e da região, que tão monstruosa realidade por terra deixou, mas que se quer erguida. Com dignidade - e a justiça possível.

O Interior De Portugal Continua a Morrer e a Arder …do Norte ao Sul de Portugal

Por causa duma politica de praia, implantada em Portugal pelo “P.S.D, C.D.S, P.S”
Levar tudo para a Beira Mar, LITORAL???

Nos Últimos 40 Anos… Eles o “P.S.D - C.D.S e P.S” Levaram todas as Autoestradas, Industrias, Todos Os Melhores Postos De Trabalho, Hospitais, Escolas, Tribunais… Dinheiros para Bombeiros que deviam servir para lutar contra os Fogos; tudo para o Litoral. (Agora Até Mesmo Os Pequenos Balcões Da Nossa Caixa Geral De Depósitos (Cgd) Vão Levando Para O Litoral)???

Portugal de hoje, presentemente é o País mais centralista da Europa!

Mais de 70% do dinheiro QREN vindo da C.E.E para desenvolver o interior de Portugal, Norte, Centro e Sul, nunca chegou ou chegará a sair de LISBOA.

Lisboa come tudo, com o seu punhado de políticos corruptos, suas expos, suas fudações, seus museus, suas galerias de arte...e até exposições de fotos de CUS ( tudo pago com os nossos impostos).

Lisboa come mais de 70% do produto Nacional bruto.

Enquanto o interior de Portugal continua a morrer do NORTE ao SUL...Eles P.S.D - C.D.S e P.S somente se mostram interessados no interior, durante as eleições, para cá vir buscar os nossos votos e as nossas matérias primas.

BASTA....ISTO QUALQUER DIA VAI TER DE PARAR!
ACORDEM…GENTE DA LINDA ZONA CENTRO...
O PODER ESTÁ COM O POVO DE PORTUGAL???
A CURA COMEÇA SEMPRE PELO INTERIOR!

Nas próximas votamos sempre em INDEPENDENTES nas autarticas!

Tambem queremos poder votar para Independentes nas Eleições Legislativas!

Em Portugal dá-nos razão de pensar que todos os Partidos Politicos estão controlados por uma Seita Secreta.
Que faz desses Partidos todos, um só Partido…O Partido da Seita???
Tirado da Zona Centro...Desculpem, mas não estou a mentir …para isto existe dinheiro…aqui vai Exposição O "olho do cú"

http://parquedospoetas.blogspot.ca/2015/01/o-olho-do-cu-esta-no-porto-fu...

Desculpem ..Como disse mais acima...coisas estupidas como esta se gasta o nosso dinheiro..... http://parquedospoetas.blogspot.ca/2015/01/o-olho-do-cu-esta-no-porto-fu...

Adicionar novo comentário