Está aqui

“Panama papers”: Bernie Sanders alertou em 2011 para paraísos fiscais no Panamá

Num vídeo que o Esquerda.net reproduz neste artigo, o candidato à nomeação democrata para a corrida presidencial refere a existência de paraísos fiscais abusivos e ilegais no Panamá, lembrando que o país “é líder mundial quando se trata de permitir que americanos ricos e grandes corporações fujam dos impostos”.

A 12 de outubro de 2011, Bernie Sanders pediu a palavra no Senado para denunciar o pacto de livre comércio entre os Estados Unidos e o Panamá.

"A produção económica do Panamá é de apenas US $ 26,7 mil milhões por ano, ou cerca de dois décimos de um por cento da economia dos EUA", afirmou Sanders, sublinhando que “ninguém pode legitimamente afirmar que a aprovação deste acordo de livre comércio vai aumentar significativamente os empregos americanos".

"O Panamá é líder mundial quando se trata de permitir que americanos ricos e grandes corporações fujam dos impostos, escondendo o seu dinheiro em paraísos fiscais 'offshore'. O acordo de livre comércio com o Panamá vai piorar bastante essa situação. Todos os anos, as pessoas mais ricas deste país e as maiores corporações não pagam cerca de US $ 100 mil milhões em impostos, recorrendo a paraísos fiscais abusivos e ilegais no Panamá e noutros países", acrescentou.

Já a então secretária de Estado, Hillary Clinton, congratulou a aprovação do acordo, sublinhando que "estas iniciativas merecem o apoio histórico e generalizado que tiveram no Congresso”.

Bernie Sanders speaks in the Senate in 2011 about the Panama Trade Deal.

Termos relacionados Panama Papers, Internacional
(...)